Buscar

TRABALHO DESAFIO 2º SEMESTRE

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – UNIDERP 
Centro De Educação A Distância
Polo Barueri
Curso: Pedagogia
Disciplinas norteadoras: Didática, Língua Brasileira de Sinais, Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem, Redes Sociais e Comunicação e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.
 Nome Completo Do Acadêmico:
Andréa Aparecida Araujo dos Santos – RA:5221800457
Daniela do Valle Dias Ribeiro – RA:5327600943
Jaqueline Guedes dos Santos Soares – RA:5250315648
Jaqueline Silva de Assis – RA:5321573707
Samara Akemi Yoneya Frias – RA:5339635042
“TECNOLOGIA A FAVOR DA EDUCAÇÃO”
 Nome Do Tutor A Distância: João Valdivino Lima Ferreira
BARUERI /SÃO PAULO 
17/11/2017
Sumário
Introdução ----------------------------------------------------------------------1
Passo 1---------------------------------------------------------------------2
Passo 2 --------------------------------------------------------------------------3
Passo 3---------------------------------------------------------------------4
Considerações Finais-------------------------------------------------------------------------5
Referências Bibliográficas ----------------------------------------------------------------------6
Introdução
 Estamos vivendo em uma sociedade do aprender e do saber, onde tomar posse do conhecimento, faz com que o professor assuma um papel de destaque sendo um profissional crítico, criativo, reflexivo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo.
 O profissional da educação precisa se aperfeiçoar e se atualizar para ficar por dentro dessas novas alternativas para complementarem o ensino.
 Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno, mas, na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.
 Com a tecnologia inovada, passamos a ter alternativas interessantes para as dinâmicas pedagógicas do ensino nas escolas.
 Antigamente as salas de aula se resumiam apenas a alunos, professores, quadro negro, giz, mesas e cadeiras. Mas agora podemos contar com novas metodologias, graças aos elementos de multimídia que colaboram com a linguagem audiovisual e com a interatividade do aluno.
 A internet disponibiliza inúmeras possibilidades para que a didática se torne mais assimilativa para os educandos. Pois seus mecanismos contribuem para chamar a atenção do aluno de uma forma mais eficaz e isso contribui para a aprendizagem.
 Por outro lado, o computador não substitui o professor. A tecnologia apresenta recursos inovadores para auxiliar o processo de mudança na escola, possibilitando a busca e compreensão de novas ideias.
Passo 1:
 A informática é a ciência que estuda o tratamento da informação através do computador e sua função é organizar, processar e tornar mais seguras as suas informações. A tecnologia é criada para o avanço da humanidade.
 No texto " Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI" a autora nos explica de forma clara o que é tecnologia. No seguinte trecho ela expõe que " tudo que serve para auxiliar o ser humano em sua vida faz parte da tecnologia"(PIROZZI, 2013,p. 03).
 Nos últimos anos a tecnologia vem avançando trazendo facilidades e modernização para o nosso cotidiano.
 Apesar de muitos acreditarem que tecnologia e informática tem o mesmo significado, no seguinte trecho a autora nos explica porque ocorre essa mistura com significados diferentes.
 " O que acontece frequentem entre no ramo educacional é a confusão entre tecnologia e informática. O professor, em grande parte das vezes associa o uso da tecnologia com o atrelado ao mundo da informática e a questões digitais, esquecendo, ou melhor, não distinguindo que todo instrumento a serviço da melhoria da qualidade dos serviços e do aprimoramento da ação humana é considerada uma tecnologia." (PIROZZI, 2013,p.11)
Passo 2:
 Para que haja uma aprendizagem significativa o conhecimento não deve ser transmitido apenas pelo professor e pelo aluno. Juntos trabalham em sincronia.
 A aprendizagem significativa é aquela em que o aluno aprende e desenvolve o conhecimento e com a tecnologia facilita a assimilação a novos estímulos.
 "Nos dias atuais, os alunos não são mais passivos. Eles querem construir junto com os professores, tem iniciativas e, com o advento da internet, facilitou o modo de conhecer não - linear. Os alunos acostumados com a linguagem da internet por meio de hipertextos e hiperlinks, começam leituras que não terminam e seguem outros links que mais lhe agradam e que convergem em conhecer tudo mais rápido individualizando o processo educativo e informativo ” (PIROZZI, 2013, p.6)
 Assim a escola deve trabalhar com todos os dados, as informações e o conhecimento para que a aprendizagem significativa seja marcada no desenvolvimento e aplicada na sociedade.
 O único 'bom aprendizado' é aquele que vem para o avanço do desenvolvimento.
 Lev Vygotsky
Passo 3:
 Construir um ambiente produtivo em sala de aula muitas vezes pode se tornar um desafio a ser percorrido pelo professor.
 A didática e a metodologia fazem parte do papel nessa aprendizagem e na construção em que o próprio aluno despertará seu próprio conhecimento.
 O professor é aquele que desenvolve um ambiente motivador e tem uma função observadora, fazendo com que o aluno construa seu conhecimento e o enriqueça dentro e fora da sala de aula. 
 A importância de desenvolver e promover uma atividade significativa é preparar o aluno para uma sociedade com o modo de estabelecer a realidade em que vivemos. O professor se torna extremamente importante para a aprendizagem.
 Significativa no dia a dia do aluno para que ele não se torne apenas um simples expectador.
 A metodologia centrada no professor, em que ele transmite informações e os alunos absorvem passivamente, está ficando defasada, visto que no processo de mudança, o professor deixa de ser um transmissor de informação, e passa a ser um coconstrutor, instigando nos alunos o censo de coautoria do conhecimento, pois a informação está integralmente disponível, mas é preciso classificá-la, compilá-la
(PIROZZI, 2003).
Considerações Finais (passo 4): 
Resenha Crítica
 Com os avanços tecnológicos e com a chegada da internet, foi possível verificar muitas mudanças em nossa sociedade e no próprio processo de comunicação e aprendizagem nas escolas. O mundo tem se conectado com e-mails, celulares, chats e outros tipos de ferramentas que não faziam parte do cotidiano nos anos anteriores.
 O educador tem o compromisso de orientar seus alunos, para que em seu dia a dia possam ter oportunidades que permitam o desenvolvimento de capacidades relevantes ao convívio social, utilizando esses instrumentos tecnológicos, inclusive no ambiente escolar de forma legal e ética.
 As tecnologias além de ser um instrumento que facilita as atividades administrativas e financeiras, passaram a ser, no cotidiano escolar um instrumento indispensável na prática pedagógica.
 A partir dessa nova realidade, os novos leitores, poderão intervir e interagir no texto, poderá modificá-los e reescrevê-los, com os hipertextos disponíveis nas redes. Com as novas tecnologias, passam a interpretar de forma mais dinâmica, coletiva e participativa.
 Esses novos recursos tecnológicos nas escolas, exigiu dos educadores um repensar em sua prática educativa, inovando a forma de ensinar, aprender, produzir, comunicar e reconstruir o conhecimento. Isso é fundamental para a formação e qualificação desses educadores pois estarão mais conscientes e compromissadospara atuar e conviver na sociedade.
 Pela teoria crítica do conhecimento, é possível a introdução da tecnologia na sala de aula; apresentando os desafios para a elaboração de materiais didáticos no uso da prática educacional, com o uso do computador e da internet. Dessa forma busca-se a aproximação dos alunos às tendências atuais dessas novas tecnologias na educação.
 Os profissionais da educação devem compreender a necessidade de uma readequação, de uma atualização curricular que garanta a introdução dos conhecimentos científicos escolares com as mudanças e inovações tecnológicas. É importante ressaltar, contudo, que nenhuma máquina substituí o trabalho pedagógico docente, uma vez que as novas tecnologias são ferramentas didáticas que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. O trabalho do gestor e professor é fundamental e indispensável nos projetos de inovações tecnológicas, pois a qualidade educativa destes meios de ensino depende, exclusivamente, do uso da didática que realiza o docente e do contexto em que se desenvolve.
Referências Bibliográficas
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica. Brasília, 2010
Revista Pitágoras-INSS2178-8243, v.4, n.4.FINAN-Nova Andradina/ MS, dez/mar2013
SITES CONSULTADOS
http://www.fundacaolemann.org.br/wp // acesso em 05 de 2017
Contente/uploads/2015/06/pesquisa projeto de vida apresentação .pdf // acesso em 10/10/2017
https://youtu.be/rBGYLZILPvc // acesso em 05 /10/2017
em:http://portal.mec.gov.br/index.php? potin=com_content&view=article&id=244&Id =462>. Acesso em: 07/10/2017
Revista Tecnologias na Educação – Ano 6 - número 10 – julho 2014 -http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/>. Acesso em :22/10/2017
https://pt.scribd.com/.../Avaliacao-Essencia-Do-Processo-Educativo-Pirozzi-.Acesso em 10/11/2017

Continue navegando

Outros materiais