Buscar

Muro de Pedra Bruta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Muro de Pedra Bruta – O Mais Versátil Entre os Muros de Pedra.
A maior característica estética do muro de pedra bruta é a existência de pequenos cacos de pedras entre as maiores. Existem também alguns pequenos vãos livres entre elas, isso da mais agilidade ao processo de construção e consequentemente um valor reduzido para o cliente.
A maneira como se apresente é mais natural do que outros mais trabalhados, as pedras do muro de pedra bruta, o granito, é assentada de forma irregular proporcionando robustez e segurança.
CONTENÇÃO DE TERRA COM MURO DE PEDRA BRUTA
Para contenção de terra em sua terraplanagem o muro de pedra bruta é indicado tanto para contenção de aterro ou para contenção de corte de terreno. A sua sustentação é mantida pelo próprio peso das pedras que em média é de 1 tonelada por m2, alem disso a maneira como são assentadas, o concreto em seu interior garantem a máxima segurança para qualquer tipo de projeto.
Em muitos casos, dependendo da altura e peso a ser sustentado, ainda realizamos a ancoragem do muro através de diversas formas. Veja abaixo um demonstrativo básico:
SISTEMA DE DRENAGEM
O dreno no muro de pedra bruta pode ser necessário dependendo do tipo de contenção e formato do terreno. Em outros casos o dreno pode ser usado atendendo o desejo do cliente para que evite que o muro transpire ou “chore” quando ocorrem chuvas de maior volume. Isso ajuda a evitar as manchas nas pedras causadas pela água. A seguir um infográfico do sistema de drenagem para o muro de pedra bruta:
FERRAGEM PARA O MURO DE PEDRA
Para uma perfeita sustentabilidade o muro de pedra utiliza a ferragem como apoio a contenção evitando o estiramento dos materiais e possíveis trincas em seu acabamento.
MURO DE ARRIMO
Outro subsidio de sustentação é a própria gravidade, costumeiramente chamado de muro de arrimo o muro de pedra bruta pode ou não apresentar essa característica. O arrimo nada mais é do que uma inclinação na fase livre do muro, ou seja, a que não vai ser aterrada, sendo que a parte aterrada se mantem sempre no prumo (sem inclinação).
A inclinação do muro permite que a base do muro que recebe o maior peso tenha também uma maior sustentação. Via de regra o muro termina em sua parte mais alta com aproximadamente 50 centímetros de largura,  porem dependendo da altura sua base pode ter bem mais que isso. Confira de modo visual no infográfico abaixo:
CUSTO X BENEFICIO DO MURO DE PEDRAS
Como o muro de pedra bruta apresenta uma boa qualidade visual e uma excelente qualidade técnica é o mais recomendado para a maioria dos serviços. Alie em seu calculo fatores como o baixo consumo de aço, a livre manutenção e a durabilidade eterna, que verá que esse muro se torna bem mais em conta do que outros muros como  bloco de concreto ou tijolos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais