Buscar

A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO artigo pos edivania

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA
Edivanira Vidal Medeiros
A importância do psicopedagogo nas instituições de ensino.
Boa Vista – RR
 2018
FACULDADE EDUCACIONAL ARAUCÁRIA 
Edivanira Vidal Medeiros
A importância do psicopedagogo nas instituições de ensino.
Artigo de Conclusão de Curso, para fins de aprovação da Pós Graduação em Psicopedagogia na Faculdade Educacional Araucária
Boa Vista – RR
2018
A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Edivanira Vidal Medeiros1
RESUMO
Este artigo foi desenvolvido com o objetivo de enfatizar a importância do psicopedagogo no ambiente escolar, uma vez que o psicopedagogo assume um papel essencial no ambiente educacional, auxiliando no processo de ensino aprendizagem e contribuindo de forma preventiva para problemas escolares e de aprendizagem, analisando e enfatizando os pontos positivos que facilitam o desenvolvimento estudantil. Sendo um profissional indicado para assessorar a família, é também um facilitador e mediador entre o aluno e a escola, exercendo um papel fundamental que ira resultar nos objetivos educacionais, facilitando o processo de ensino aprendizagem, fortalecendo os laços entre escola e aluno, contribuindo para a instituição de ensino. 
PALAVRAS CHAVES: psicopedagogia, ensino aprendizagem, prevenção.
ABSTRACT
This article was developed with the purpose of emphasizing the importance of the psychopedagogue in the school environment, since the psychopedagogue plays an essential role in the educational environment, helping in the process of teaching learning and contributing preventively to school and learning problems, analyzing and emphasizing the positive aspects that facilitate student development. Being a professional adviser to advise the family, is also a facilitator and mediator between the student and the school, playing a fundamental role that will result in the educational objectives, facilitating the process of teaching learning, strengthening the bonds between school and student, contributing to the educational institution.
KEY WORDS: psychopedagogy, teaching learning, prevention.
_____________________________________________________________
 Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Roraima, Especialização em Gestão Escolar, orientação e supervisão pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Boa Vista - RR, Brasil. E-mail e_vanimedes@hotmail.com 
INTRODUÇÃO
Os estudos sobre "A importância do psicopedagogo nas instituições de ensino", vem crescendo a cada dia, com o objetivo de enfatizar a importância desse profissional no processo de ensino aprendizagem, e esclarecer o seu papel nas escolas. 
O processo de aprendizagem existe em nossas vidas desde a concepção do óvulo no ventre materno, e continua por toda a vida, a aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. É influenciada pelos estímulos do ambiente em que estamos inseridos. 
O desenvolvimento intelectual, segundo Jean Piaget envolve quatro períodos de desenvolvimento considerando os determinantes de natureza biológica. As fases de desenvolvimento da teoria segundo Piaget são, o período Sensório-motor (0 a 2 anos), período Pré-operatório (2 a 7 anos), período das Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos), período das Operações formais (11 ou 12 anos em diante).
A escola é o ambiente em que damos sequência ao processo de ensino aprendizagem, e o psicopedagogo deve esta presente nessa fase escolar, auxiliando na resolução de problemas que possam interferir nesse processo. Busco com isso, enfatizar a importância do psicopedagogo, que através de um estudo bibliográfico esclareceremos alguns conceitos relevantes ao entendimento desse artigo, pois um ambiente escolar bem esquematizado profissionalmente tende a proporcionar uma melhor educação.
Objetivando assim, esclarecer a atuação do psicopedagogo, sua área de atuação, seu papel e suas funções. Justifica-se este artigo apresentando conceitos sobre a importância do psicopedagogo nas instituições de ensino. Pretende se especificamente com esse artigo aprofundar o conhecimento quanto à função do psicopedagogo e as suas dimensões.
O QUE É PSICOPEDAGOGIA?
	
A HISTÓRIA DA PSICOPEDAGOGIA
O PSICOPEDAGOGO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
O objetivo do psicopedagogo é trabalhar de forma preventiva, terapêutica e institucional, promovendo o vínculo aluno escola, assim como a parte social como um todo. Como forma preventiva, busca auxiliar o profissional de educação que atuam na escola, identificando situações que dificultam a aprendizagem.
De forma terapêutica, o psicopedagogo trata os problemas 
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO
O psicopedagogo no ambiente escolar tem um papel essencial na resolução de problemas, e atua como forma de prevenção, minimizando as baixas nos rendimentos escolares, e tem um papel social de agregar valores ao conhecimento cognitivo, inserindo os alunos no cotidiano escolar, envolvendo os na construção do conhecimento estudantil, o psicopedagogo também diagnostica situações de conflitos que podem interferir na aprendizagem, trabalhando também de forma preventiva.
O PSICOPEDAGOGO E OS CONFLITOS EDUCACIONAIS
O conflito pode ocorrer no contexto de relacionamentos entre duas ou mais pessoas, grupos ou organizações, isso porque as pessoas tem diferentes interesses entendimentos, segundo Berg (2012), a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa choque entre duas coisas, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias.
Aplicando à realidade, conflito é um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis. (BERG, 2012) onde afirma ainda que: “O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional.”
Já para Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc. 
	“O conflito é inevitável, o administrador precisa conhecer a respeito de suas possíveis soluções ou resoluções. A solução de um conflito passa quase sempre pelo exame das condições que o provocaram” (CHIAVENATO, 2004, p. 416)
Sabe se que não existe um método correto para lidar com os conflitos educacionais, ou com os problemas de ensino aprendizagem que possam surgir no meio escolar, para lidar com essas situações pode se analisar os envolvidos, as dificuldades os meios e os melhores métodos para que seja eficaz a atuação do psicopedagogo. Assim, cabe ao profissional analisar os fatos e escolher a melhor forma para resolver o problema.
MATERIAS E MÉTODOS
Este estudo foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico, terá uma abordagem qualitativa, e irá se caracterizar como descritiva. Segundo Mattos (2004), a pesquisa descritiva tem como características observar, registrar, analisar, descrever e correlacionar fatos ou fenômenos sem manipulá-los, procurando descobrir com precisão a frequência em que um fenômeno ocorre e sua relação com outros fatores.
Buscando o conhecimento sobre a atuação do psicopedagogo nas instituições de ensino, esse artigo foi desenvolvido de modo a alcançar os objetivos previamente definidos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nesse artigo foi possível esclarecer a importância do psicopedagogo nas instituições de ensino, uma vez que este profissional esta sendo cada vez mais atuante no âmbito escolar, a eficiência do papel psicopedagógico exige conhecimento e habilidade, sendo uma ferramenta aliada do crescimento e da mudança educacional.
Através do conteúdo apresentado foi possível ter acesso às diferentes áreas de atuação do psicopedagogo, alcançando os objetivos quando as instituições de ensino trabalham em conjunto com a família e os profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem.
O maior desafio então é saber escolher a melhor estratégia de resolução dos problemas educacionais que possam surgir no ambiente escolar, para cada dificuldade existe uma solução, levando em consideração tudo que for importante, escutando os envolvidos e buscando aumentar os efeitos construtivos e minimizar os destrutivos, promovendo o bem estar entre as pessoas e o desenvolvimento do aluno.
Este estudo visa contribuir para um melhor rendimento escolar nas instituições de ensino, uma vez que o psicopedagogo atua como facilitador do processo educacional. Faz se necessário estudos futuros para um melhor entendimento da importância do psicopedagogo, que visa contribuir para um melhor satisfação desse profissional nas instituições de ensino. Vemos que o papel do psicopedagogo é voltado para a mediação, sendo assim facilitador no meio escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
BERG, Ernesto Artur. Administração de conflitos: abordagens práticas para o dia a dia. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012
BOSSA, Nádia. A. A psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos na organização. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 415-427.
MASSADAR, C. T. Psicopedagogia na escola: Reflexões sobre intervenção institucional possível. Rio de Janeiro, SJT, 1993.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando