Buscar

Cite qual a principal função do feedback e explique como ocorre o controle das concentrações de dióxido de carbono no organismo.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Um dos conceitos mais importantes da fisiologia é o de feedback, termo em inglês que normalmente é traduzido como retroalimentação.  Cite qual a principal função desse mecanismo e explique como ocorre o controle das concentrações de dióxido de carbono no organismo.
O feedback negativo atua para reverter a mudança ocorrida, exemplo: quando a temperatura corporal diminui em virtude do frio, os receptores da pele mandam mensagens ao encéfalo informando sobre a diminuição da temperatura. O encéfalo, por sua vez, manda uma resposta aos músculos para se contraírem (tremor) e, com isso, gerar calor.
o feedback positivo atua de forma a amplificar uma determinada mudança corporal, exemplo: quando ocorre as contrações uterinas no momento do parto. A glândula hipófise secreta o hormônio ocitocina, o qual estimula as contrações do útero. Durante o parto, receptores presentes na musculatura do útero enviam informações ao cérebro para estimular a hipófise a produzir e liberar mais ocitocina e, dessa forma, aumentar as contrações uterinas.
Na regulação da concentração de dióxido de carbono, a alta concentração do gas no liquido extracelular aumentando a ventilação pulmonar. Isso, por sua vez, diminui a concentração de dióxido de carbono no liquido extracelular, pois os pulmões eliminam maiores quantidades de dióxido de carbono do organismo. Em outras palavras, a alta concentração de dióxido de carbono desencadeia eventos que diminuem a concentração até a normal, o que é negativo para o estimulo inicial. Inversamente, a queda na concentração de dióxido de carbono produz feedback para aumentar a concentração. Essa resposta também é negativa em relação ao estimulo inicial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais