Buscar

deontologia xi

Prévia do material em texto

Nome: Jéssica Marilia Backes Junges
DEONTOLOGIA
1 - Acerca das infrações e sanções disciplinares, segundo o Estatuto da OAB, assinale a opção correta.
( ) A- A sanção disciplinar de suspensão não impede o exercício do mandato profissional, mas veda a participação nas eleições da OAB.
( ) B- O pedido de reabilitação de sanção disciplinar resultante da prática de crime independe da reabilitação criminal, visto que a instância administrativa independe da penal.
( X )C- A multa, variável entre o mínimo correspondente ao valor de uma anuidade e o máximo de seu décuplo, é aplicável cumulativamente com a censura ou suspensão, em caso de circunstâncias agravantes.
( ) D- A pretensão à punibilidade das infrações disciplinares prescreve em cinco anos, contados da data de ocorrência dos fatos.
2 – O artigo 34 e incisos do EOAB traz o rol de infrações disciplinares que os advogados podem cometer perante a OAB. Escolha 5 condutas consideras infrações, comentando-as, ainda encontre pelo menos dois julgados do Tribunal de ética e Disciplina – TED de qualquer das seccionais brasileiras (encontrarás no site da OAB dos Estados), sobre qualquer das infrações comentadas.
I – exercer a profissão, quando impedido de fazê-lo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício aos não inscritos, proibidos ou impedidos. O dispositivo visa resguardar a classe e a coletividade. O exercício indevido pode gerar sérios prejuízos às partes.
XI – abandonar a causa sem justo motivo, ou antes, de decorridos dez dias da comunicação da renúncia. A falta de prestação de contas por mais de um ano após a perda do prazo judicial pode caracterizar a conduta descrita no inciso XI do art. 34 do EAOAB e arts. 9º e 12 CED. Devolução dos bens, valores e documentos recebidos, pormenorizada prestação de contas.
XV – fazer, em nome do constituinte, sem autorização escrita deste, imputação a terceiro de fato definido como crime. A autorização mencionada refere-se à procuração. As procurações com poderes especiais deve descrever o fato em todas as suas circunstâncias.
XIX – receber valores, da parte contrária ou de terceiro, relacionados com o objeto do mandato, sem expressa autorização do constituinte. Deve ser precedido de autorização do cliente.
XXI – recusar-se, injustificadamente, a prestar contas ao cliente de quantias recebidas dele ou de terceiros por conta dele. Não é um favor. É uma obrigação do advogado.
3 - Felipe, advogado na cidade de Jaguarão, foi procurado por um colega advogado que respondera (contestação) em uma importante ação proposta por ele. Tal colega, chamado Mussolini, propôs um acordo sobre a referida ação, (desenrolar da demanda), de modo que ficasse bom (rentável) para os dois profissionais, mas sem que seus clientes viessem a saber. O que Felipe deverá dizer a este seu colega? Qual a melhor atitude a ser tomada? Há infração disciplinar neste caso? 
Felipe deve dizer ao colega que pelo Código de Ética e Disciplina da OAB é proibido tal ação, por serem consideradas contrárias à ética, ao respeito aos clientes. Existe a infração disciplinar nesses casos e se provada, o advogado sofrerá a imposição de uma sanção disciplinar. A sanção disciplinar é aplicada única e exclusivamente pela OAB, não pode pretender fazê-lo o juiz ou promotor, ou ainda o delegado. Porém, lembremos que a mesma conduta pode ser ao mesmo tempo um crime, ou seja, estar tipificada no código penal.
4 – Qual o prazo de prescrição do processo disciplinar? É possível falar de prescrição intercorrente? Explique:
Conforme Art. 43, § 1º EOAB, aplica-se a prescrição a todo processo disciplinar paralisado por mais de três anos, pendente de despacho ou julgamento, devendo ser arquivado de ofício, ou a requerimento da parte interessada, sem prejuízo de serem apuradas as responsabilidades pela paralisação. E ainda segundo § 2º do mesmo artigo, que trás as hipóteses de interrupção da prescrição, pela instauração de processo disciplinar ou pela notificação válida feita diretamente ao representado; pela decisão condenatória recorrível de qualquer órgão julgador da OAB.
5 – Quais as hipóteses, nas quais poderá ser aplicada sanção de suspensão ao advogado? Há alguma previsão de reincidência do advogado em infração? Explique:
A suspensão é aplicável nos casos de:
 I - infrações definidas nos incisos XVII a XXV do art. 34;
 II - reincidência em infração disciplinar.
 § 1º A suspensão acarreta ao infrator a interdição do exercício profissional, em todo o território nacional, pelo prazo de trinta dias a doze meses, de acordo com os critérios de individualização previstos neste capítulo.
O advogado que pratica uma infração disciplinar, punível com censura ou suspensão, e posteriormente comete outra, independentemente da forma de punição, lhe é aplicada a punição de suspensão. Assim, a reincidência na prática de qualquer infração disciplinar conduz a suspensão do advogado. Com a suspensão, o advogado encontra-se proibido de exercer sua atividade em todo o território nacional por um prazo que pode variar de trinta dias a doze meses, ou então, conforme o caso, permanecer nessa situação até que pratique determinada conduta, como, por exemplo, prestar contas ao cliente, submeter-se a novas provas de habilitação, entre outras. Mas a reincidência também pode acarretar a exclusão. Isto ocorre quando for aplicada a sanção de suspensão por três vezes ao advogado, sendo, na sequência, excluído. Conforme decisões do Conselho Federal da OAB há necessidade de um processo específico para que seja aplicada a sanção da exclusão, o qual só pode ser instaurado após o trânsito em julgado da terceira suspensão, assegurando o amplo direito de defesa ao advogado.

Continue navegando