Buscar

deontologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Jéssica Marília Backes Junges
DEONTOLOGIA
1 – Encontre a solução para o caso que segue
Luciano, advogado na cidade de Santana do Livramento/RS, exerce a advocacia desde 2001, e agora (2015) ganhou uma bolsa de estudos para especialização a ser realizada na área do Direito Internacional, do governo da Espanha, através do CNPQ. Tal especialização terá duração de 14 meses. Ele está em dúvida quanto à manutenção do vínculo com a OAB durante o tempo que estará fora. 
a) Aponte as possibilidades, inclusive salientando as vantagens de cancelar o registro na OAB ou licenciar: 
O estatuto prevê o cancelamento da inscrição da OAB, quando o profissional sofrer penalidade de exclusão, passar a exercer função incompatível, falecer, ou perder qualquer um dos requisitos necessários para inscrição. Há exceção para a perda ou suspensão dos direitos políticos que não gera cancelamento da inscrição. O efeito do cancelamento é ex tunc e em casos de inexistência de inscrição, por exemplo, obtida por falsa prova seria ex nunc. Licencia-se do cargo o profissional que assim a requerer com motivo justificado, passar a exercer temporariamente atividade incompatível ou, sofrer doença mental curável. No segundo exemplo pode ser declarado de ofício ou pelo Conselho se o advogado tinha o dever não o suscitar e nesses casos ele o incorre em processo disciplinar.
b) Em lugar de Luciano qual seria a sua atitude?
Seria a licença do seu cargo, até o retorno da especialização.
2 - Acerca do exercício da advocacia, assinale a opção correta.
A ( ) O advogado que passar a sofrer de doença mental incurável deve licenciar-se por prazo indeterminado.
B ( ) O advogado que passar a exercer, em caráter definitivo, atividade incompatível com a advocacia terá sua inscrição suspensa até desincompatibilizar-se.
C ( ) Todos os membros dos Poderes Legislativo e Judiciário exercem atividade incompatível com a advocacia.
D (x) O advogado é responsável pelos atos que, no exercício profissional, praticar com dolo ou culpa, respondendo ilimitadamente pelos danos causados aos clientes em decorrência da ação ou omissão.
3 - João, administrador de empresas desempregado, e Júlio, mecânico, por não disporem dos recursos financeiros necessários à constituição de advogado, resolveram ingressar em juízo pessoalmente. João impetrou habeas corpus em favor de seu irmão Jânio, e Júlio ingressou com ação no juizado especial civil.
Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta.
A ( ) Para ingressar com ação no juizado especial civil sem constituir advogado, é necessário que se comprove formação universitária.
B (x) Tanto na impetração de habeas corpus quanto no juizado especial civil, em causas cujo valor seja inferior a vinte salários mínimos, é possível ingressar em juízo pessoalmente, prescindindo-se da constituição de advogado.
C ( ) Apenas na impetração de habeas corpus é possível ingressar em juízo pessoalmente, prescindindo-se da constituição de advogado.
D ( ) Em ambas as circunstâncias descritas, seria impossível ingressar em juízo sem constituir advogado.
4 - Célio, advogado regularmente inscrito na OAB/SC, tem escritório próprio de advocacia em Florianópolis, onde atua na área trabalhista e na do direito do consumidor. No ano de 2006, atuou excepcionalmente como advogado em quatro ações de indenização perante o TJDFT. Em 2007, ajuizou quinze ações em face da mesma empresa perante o TRT, em Brasília – DF, e, em 2008, atuou como advogado constituído em mais de dez causas.
Na situação hipotética apresentada, Célio, de acordo com o Regulamento Geral do Estatuto da OAB,
A (x) está obrigado, desde 2007, à inscrição suplementar na Seccional da OAB/DF.
B ( ) está dispensado de comunicar à OAB o exercício da advocacia perante o TRT.
C ( ) está impedido de requerer a inscrição suplementar na OAB/DF, dada a regular inscrição na OAB/SC.
D ( ) cometeu infração disciplinar por ter exercido, em 2006, a advocacia fora de seu domicílio de inscrição.
5 – O que é o Incidente de Inidoneidade moral?
Com relação a esse requisito, a OAB não vai desconfiar que o bacharel em Direito não possui idoneidade moral, porém qualquer pessoa da sociedade pode levantar a dúvida quanto `a idoneidade do futuro advogado, o que poderá ensejar a abertura por parte da OAB de um incidente de inidoneidade moral. Esse incidente vem a ser uma ação administrativa que corre dentro da OAB e onde, por razões de ordem constitucionais o futuro advogado poderá realizar a sua defesa e o contraditório.
6 – Advogado estrangeiro pode advogar no Brasil? Pode ser consultor de direito estrangeiro? Explique:
O assunto é disciplinado pelo Estatuto da Advocacia e regulado pelo Provimento 91, de 2000. Na consulta do Cesa, ficou entendido que “o advogado, tanto o público quanto o privado, no exercício de função primordial ao Estado Democrático de Direito, necessita ter seu exercício funcional vinculado ao inexorável princípio da legalidade, para que então possa pleitear as suas prerrogativas de direito e evitar que outrem as viole”. O advogado explica que o estrangeiro pode atuar no Brasil apenas como consultor no Direito de seu país. "O que não pode é compartilhar o cartão de visitas, o site ou o endereço com o escritório nacional, tirando a individualidade de cada um.”

Continue navegando