Buscar

LISTA.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LISTA
1)
Começou em Londres, no ano de 1854, após uma epidemia de cólera. O médico John Snow elaborou um mapa com a localização dos doentes e dos poços de água. Com isso, nos anos 50 ocorreu a primeira tentativa de automatizar parte do processamento de dados espaciais.
Nos anos 60, ocorreram os primeiros Sistemas de Informação Geográfica no Canadá. Faziam parte de um programa governamental para criar inventário de recursos naturais.
Nos anos 70, foram desenvolvidos os softwares comerciais, a expressão Geographic Information System (Sistema de Informação Geográfica) e primeiros programas comerciais de CAD (projeto assistido por computador), que serviram de base para os sistemas de cartografia automatizada. Porém, devido aos custos e ao fato desses sistemas ainda utilizarem exclusivamente computadores de grande porte, somente grandes organizações tinham acesso à tecnologia.
Já nos anos 80, inicia-se um período de acelerado crescimento que dura até os dias de hoje. Os GIS se beneficiaram grandemente da massificação causada pelos avanços da microinformática e do estabelecimento de centros de estudos sobre o assunto. No Brasil, a introdução do geoprocessamento inicia-se a partir do esforço de divulgação e formação de pessoal feito pelo Prof. Jorge Xavier da Silva (UFRJ).
2)
 O Geoprocessamento utiliza técnicas matemáticas e computacionais para tratar informações geográficas (GIS), que influencia em diversas áreas, como por exemplo, a cartografia. 
3)
4)
 Os dados Vetoriais (GEO-Objeto) e Matriciais (GEO-Campo) fazem parte dos dados espaciais. Os Matriciais trabalham somente com imagens em pixels numerados enquanto os Vetoriais trabalham com imagens seguindo a estrutura abaixo:
Ponto. Ex: uma casa
Linha. Ex: um trajeto
Polígono. Ex: delimitação de uma área
Suas vantagens são:
 - Matricial: Pelo fato das estruturas matriciais serem relativamente simples, a plataforma computacional pode ser “low-tech”, ou seja, não deve necessariamente ser sofisticada.
- Vetorial: As células parecem ser mais realistas.
E suas desvantagens:
- Matricial: A forma das feições é obrigada a ter uma forma artificial de grade de células.
- Vetorial: Os formatos de dados vetoriais podem ser mais difíceis de manipular.
5)
Sim. Porque a ferramenta Kernel é utilizada para calcular uma magnitude por unidade de área a partir de recursos de ponto ou polígono usando uma função de kernel para caber uma superfície suavemente cônica para cada ponto ou polilinha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando