Buscar

sociedades dos mortos (Horas Complementares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP
PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR
Nome: Mariane Oliveira Carneiro 					 RA: N26884-0
Data:25/03/2018			Professor (a): Patrícia 	Horas: 2 horas
Tema: “Sociedade dos poetas mortos “
RELATÓRIO:
 No Início do filme, o diretor da Academia discursa e dá ênfase aos principais que regem aquela instituição: tradição, honra, disciplina e excelência. Era uma época em que os filhos seguiam carreiras impostas pelos pais e as expressões artísticas não tinham espaço.
 Essa história muda quando conhecem o professor Keating, que ao longo do filme estimula os alunos a terem opinião própria. É o primeiro dia do ano letivo, o professor John Keating entra na sala de aula assobiando. Todos chegam a uma sala de troféus da escola, onde ao fundo podem ser vistas fotos de alunos, remontando ao início do século, fazendo-nos voltar-se para os rostos de todos aqueles garotos que frequentaram aquela tradicional instituição de ensino em outros tempos. O que aconteceu com eles? Para onde foram? O que fizeram de suas vidas? Suas vidas valeram a pena? Perguntas como essas são lançadas aos alunos. Muitos ainda sem saber o que estariam fazendo ali, afinal, não era para estarmos estudando literatura inglesa e norte-americana? Conseguiu o que queria. Deixou seus alunos em dúvida.
 Iniciou seu relacionamento com eles tentando demovê-los de sua passividade, provocando-os a uma reflexão sobre a vida. Afinal, será que estamos fazendo valer nossa experiência? “Carpe Diem”, ou seja, aproveitem suas vidas, passou a ser como uma regra de ouro a partir de então para alguns de seus alunos, afinal, vejam o exemplo daqueles que já estiveram por aqui(retratados nessas fotografias esmaecidas, amareladas) e pensem se vocês querem que o tempo passe e vocês venham a se tornar “comida de vermes” em seus caixões sem que nada do que tenham feito por aqui tenham repercutido (como, acreditem, muitos desses jovens das fotografias o fizeram, deixando passar a vida sem perceber a riqueza contida na mesma).
Apreciação pessoal: 
 A obra nos faz refletir também sobre o sistema de ensino atual que ainda apresenta muitas semelhanças com a escola tradicionalista do filme: os valores sociais, o método de ensino com fórmulas já prontas, o direcionamento do estudo voltado a formar os alunos para entrarem em faculdades de primeira linha.
 Fica a questão: será que um professor como Jonhn Keating encontraria portas abertas nas atuais escolas públicas ou particulares? Acho muito difícil. Enquanto educadores devemos ter consciência que a educação vai além de conteúdos padronizados e avaliações. Muito além de notas altas e baixas, da frequência em sala de aula ou outros fatores. Devemos antes de tudo ensinar o gosto pela busca do conhecimento que é inesgotável. 
______________________
Assinatura do professor

Continue navegando