Buscar

SHIATSU

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
SHIATSU
Conceito: Shiatsu é uma terapia oriental de reequilíbrio físico e energético. Atua através de pressões que são aplicadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano, efetuadas, fundamentalmente, pelos polegares, dedos e palmas, sem o uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo, corrigindo disfunções internas, promovendo e mantendo a saúde.
*
*
*
DESEQUILIBRIOS EMOCIONAIS
CONTRARIEDADE
PREOCUPAÇÃO
TRISTEZA
DECEPÇÃO
MÁGOA
ANSIEDADE
*
*
*
SHIATSU
SHI = dedo ATSU = pressão SHIATSU = Pressão com o dedo 
*
*
*
SHIATSU
Benefícios que o SHIATSU apresenta para o organismo: 
Renova as energias corporais;
Combate o estresse;
Controla a dor reflexa;
Melhora o estado geral;
Auxilia no diagnóstico das síndromes e patologias.
*
*
*
SHIATSU
O corpo fala: O "corpo" não é apenas o corpo físico. Ele armazena igualmente emoções e sentimentos, refletindo também nosso estado emocional. 
O SHIATSU, sendo uma terapia oriental, baseia-se nos princípios da medicina oriental na qual a saúde é uma questão de equilíbrio entre as diversas forças existentes no organismo humano. 
*
*
*
SHIATSU
Não se preocupa em eliminar a doença diretamente, mas em normalizar a energia vital do paciente, criando, assim, condições ao organismo para eliminar a enfermidade através dos seus próprios meios, sendo dado ênfase à saúde e não à doença. 
*
*
*
DISTÚRBIOS EMOCIONAIS
CONTRARIEDADE
PREOCUPAÇÃO
TRISTEZA
DECEPÇÃO
MÁGOA
ANSIEDADE
*
*
*
FLUIDOS
QUALIDADE DOS FLUIDOS - A ação dos seres pensantes sobre os fluidos tem conseqüências de uma importância direta e capital para os seres viventes. Desde o instante que esses fluidos são o veículo do pensamento, que o pensamento pode modificar-lhes as propriedades, é evidente que eles devem estar impregnados de qualidades boas ou más dos pensamentos que os colocam em vibração, modificados pela pureza ou impureza dos sentimentos. 
*
*
*
QUALIDADE DOS FLUIDOS
Os maus pensamentos corrompem os fluidos espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável. 
Os fluidos não têm denominações especiais; como os odores, são designados por suas propriedades, seus efeitos e seu tipo original.
*
*
*
QUALIDADE DOS FLUIDOS
 SOB O ASPECTO MORAL – Carregam a marca dos sentimentos do ódio, inveja, ciúme, orgulho, egoísmo, violência, hipocrisia, da bondade, benevolência, do amor, da caridade, da doçura, etc. 
SOB O ASPECTO FÍSICO - São excitantes, calmantes, penetrantes, vomitivos, irritantes, sudoríferos, narcóticos, tóxicos, reparadores, eliminadores, tornam-se força de transmissão e propulsão, etc. 
*
*
*
QUALIDADE DOS FLUIDOS
O quadro dos fluidos seria, pois, o de todas as paixões, das virtudes e dos vícios da humanidade e das propriedades da matéria correspondendo aos efeitos que eles produzem. Os efeitos da ação fluídica sobre as enfermidades são extremamente variados, segundo as circunstâncias; esta ação algumas vezes, é lenta e reclama um tratamento continuado como no magnetismo comum; de outras vezes, ela é rápida como uma corrente elétrica. 
*
*
*
QUALIDADE DOS FLUIDOS
Há pessoas dotadas de uma força tal que elas operam, sobre certos enfermos, curas instantâneas só pela imposição das mãos ou mesmo só por um ato da vontade. Entre dois pólos extremos desta faculdade há nuanças ao infinito. Todas as curas deste gênero são variedades do magnetismo e não diferem senão pelo poder e a rapidez da ação. O princípio é sempre o mesmo: é o fluido que desempenha o papel de agente terapêutico e cujos efeitos estão subordinados à sua qualidade e às circunstâncias especiais. 
*
*
*
QUALIDADE DOS FLUIDOS
A faculdade de curar por influência fluídica é muito comum, e pode se desenvolver pelo exercício; mas a de curar instantaneamente, pela imposição das mãos, é mais rara, e o seu apogeu pode ser considerado como excepcional. Entretanto, foram vistos em diversas épocas, e quase entre todos os povos, indivíduos que a possuíam em maior e em menor grau. 
*
*
*
QUALIDADE DOS FLUIDOS
Uma vez que estas espécies de cura repousam sobre um princípio natural, e que o poder de operá-las não é um privilégio, é que elas não saem da natureza e não têm de miraculosas senão a aparência. Os meios onde superabundam os maus indivíduos são, pois, impregnados de maus fluidos, que são absorvidos por todos os poros perispirituais, como se absorvem pelos poros do corpo os miasmas pestilentos. 
*
*
*
QUALIDADE DOS FLUIDOS
O meio é muito simples, porque depende da vontade do próprio homem, que carrega em si o preservativo necessário. Os fluidos se unem em razão da semelhança de sua natureza; os fluidos dessemelhantes se repelem; há incompatibilidade entre os bons e os maus fluidos, como entre o óleo e a água.
*
*
*
ENERGIA VITAL
A energia vital, designada de "KI" no oriente, é a energia básica da vida de todos os seres vivos, incluindo o homem. 
A energia KI flui pelo corpo humano de forma regular, formando canais que são designados de "meridianos" de energia que são a base da medicina oriental.
*
*
*
ENERGIA VITAL - KI
Sendo o livre fluxo de energia pelo nosso corpo essencial para a saúde física, intelectual e emocional, sempre que existem perturbações nesse fluxo, designadamente acumulação ou déficit de KI em determinadas zonas do corpo, criam-se condições que afetam o nosso estado de saúde, podendo originar o que conhecemos como "doenças". 
*
*
*
ENERGIA VITAL
Assim, os terapeutas atuam nos meridianos com vista ao reequilíbrio energético, designadamente nos chamados pontos de pressão, com a designação em japonês de "TSUBOS", que são pontos que condensam a energia KI e nos permitem localizar e atuar sobre a energia dos meridianos de uma forma mais intensa. 
*
*
*
ENERGIA VITAL - KI
Do ponto de vista científico, os TSUBOS são pontos que apresentam baixa resistência elétrica, ou seja, são bons condutores elétricos, podendo ser utilizados tanto para diagnóstico como para tratamento, refletindo o funcionamento interno do sistema corporal. 
*
*
*
OS CHAKRAS
*
*
*
CHAKRAS
CHAKRAS são centros de energia localizados no corpo astral de onde se estendem para o corpo físico. O termo chakra vem do sânscrito e significa "roda", devido à forma que estes apresentam. São semelhantes à flor de lótus, cujas hastes se enraízam na coluna vertebral. Sua finalidade é catalisar energias vitais que são conduzidas para todo o organismo através do sistema nervoso e dos meridianos. 
*
*
*
CHAKRAS
O desenvolvimento pode ocorrer por partes. Exemplo: em um cantor que tenha desenvolvido suas cordas vocais o chakra laríngeo tem tamanho e velocidade giratória maior que os outros; se além de boa voz, ele tiver os sentimentos aguçados, o chakra cardíaco também estará em equivalência com o laríngeo. Qualquer disfunção nos chakras afeta as glândulas e órgãos correspondentes. 
*
*
*
CHAKRAS
Este distúrbio ocorre pela alteração na rotação do chakra em desequilíbrio, que passa a girar no sentido anti-horário; além de não captar energia para aquela região, a corrente energética flui para fora do corpo, pelo próprio chakra. Desse modo, interfere no metabolismo dos órgãos relacionados a eles. Assim, para equilibrarmos determinado chakra usamos a cor correspondente a ele, fazendo com que glândulas e órgãos voltem ao estado original de saúde. 
*
*
*
CHAKRAS
O movimento do chakra, quando equilibrado, dá-se no sentido horário e quanto mais evoluída for uma pessoa, mais rápido é este movimento e maior o chakra.
Existem inúmeros chakras no corpo, inclusive nas solas dos pés e nas palmas das mãos, mas os principais são os sete do exercício: básico, umbilical, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário. 
*
*
*
CHAKRA BÁSICO
Localiza-se na base da coluna. Representa
nossa principal ligação com a bioenergia da Terra e nos prende a ela. É o centro da energia física e dos instintos de sobrevivência. Sua cor é o vermelho. Suas glândulas correspondentes são as glândulas supra-renais. Ele atua na coluna vertebral e nos rins. 
*
*
*
CHAKRA UMBILICAL 
Situa-se dois dedos abaixo do umbigo. É o centro da procriação, da iniciativa e da criatividade em geral. Sua cor é o laranja. Ele corresponde às gônadas. Atua em todos os órgãos do sistema reprodutor e no baço. 
*
*
*
CHAKRA ESPLÊNICO
Localiza-se abaixo do peito esquerdo. É a nossa "estação de força", onde é feita a distribuição da energia vibracional que entra e sai. É o centro das emoções. A sua cor é o amarelo. Sua glândula correspondente é o pâncreas. Ele atua no estômago, fígado, vesícula biliar e sistema nervoso. 
*
*
*
CHAKRA CARDÍACO
Fica na área do coração. É o centro do amor incondicional e o ponto médio entre os chakras inferiores (físicos) e os superiores (espirituais). É o centro dos sentimentos. Suas cores são o verde e o rosa. Sua glândula correspondente é o timo. Ele atua no coração e no sistema circulatório. 
*
*
*
CHAKRA LARÍNGEO
Está localizado na área da garganta. É o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo. Sua cor é o azul claro. Sua glândula correspondente é a tireóide. Ele atua no aparelho respiratório, nos pulmões e no canal alimentar. 
*
*
*
CHAKRA FRONTAL
Também chamado de "terceiro olho", encontra-se logo acima das sobrancelhas, entre elas, dentro da cavidade craniana. É o centro da visão intuitiva e do conhecimento psíquico. Sua cor é o índigo. Sua glândula correspondente é a pituitária. Ele atua no cérebro inferior, olhos, nariz e sistema nervoso. 
*
*
*
CHAKRA CORONÁRIO
Situado no alto e no centro da cabeça é conhecido também como chakra da coroa. É nossa principal ligação com o cosmos. Também representa o ponto de recepção da energia espiritual. Suas cores são o violeta e o branco. Sua glândula correspondente é a pineal. Atua no cérebro superior.
*
*
*
OS CHAKRAS OBSERVADOS PELOS VIDENTES
*
*
*
ENTRADA E SAÍDA DAS ENERGIAS
*
*
*
LOCALIZAÇÃO EM RELAÇÃO AOS PLEXOS
*
*
*
MERIDIANOS
O traçado dos meridianos e localização dos TSUBOS são conhecidos desde tempos antiqüíssimos, tendo sido descobertos através da experiência prática e mais tarde confirmados pelas pesquisas cientificas modernas.
Os meridianos são representados por uma grande linha de energia que sobe e desce percorrendo o corpo humano da cabeça aos pés, formando uma trilha que pode ser aprendida e utilizada de forma sistemática. 
*
*
*
MERIDIANOS
Essa linha é dividida em 12 pedaços, sendo cada pedaço um meridiano, relacionado com determinadas funções orgânicas e certas características psicológicas ou emocionais. Na sua maioria os meridianos têm o nome do órgão que ocupa lugar de destaque dentro das funções a eles ligadas, mas atente-se que o meridiano não é (ou não representa exclusivamente) o órgão. 
*
*
*
MERIDIANOS
Para além deste sistema básico de 12 meridianos, os quais são pares, ou seja, reproduzem-se simetricamente nos dois lados do corpo, são utilizados mais 2 meridianos impares que se situam no eixo do corpo (estes dois meridianos impares em SHIATSU são designados de "ARTÉRIAS"). 
*
*
*
MERIDIANOS
Baço-Pâncreas 
Fígado
Bexiga
Vesícula Biliar 
Estômago
Rins 
*
*
*
MERIDIANOS
As duas artérias (meridianos impares) são o Vaso-Concepção na parte anterior do corpo e o Vaso-Governador na parte posterior do corpo.
No esquema seguinte é apresentada uma breve idéia do traçado de zonas de alguns desses meridianos.
*
*
*
MERIDIANOS
Pulmões 
Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo 
Coração 
Intestino Delgado 
Triplo-Aquecedor 
Intestino Grosso 
*
*
*
MERIDIANOS
PULMÃO PERICÁRDIO CORAÇÃO 
*
*
*
MERIDIANOS
Intestino Triplo Intestino 
 Delgado Aquecedor Grosso
*
*
*
MERIDIANOS
 Baço FÍGADO RINS
 Pâncreas 
*
*
*
MERIDIANOS
BEXIGA ESTÔMAGO VES.BILIAR
*
*
*
PULMÃO
*
*
*
INTESTINO GROSSO
*
*
*
ESTÔMAGO
*
*
*
BAÇO-PÂNCREAS
*
*
*
CORAÇÃO
*
*
*
INTESTINO DELGADO
*
*
*
BEXIGA
*
*
*
RINS
*
*
*
PERICARDIO
*
*
*
TRIPLO-AQUECEDOR
*
*
*
VESICULA BILIAR
*
*
*
FIGADO
*
*
*
VASO DA CONCEPÇÃO
*
*
*
VASO GOVERNADOR
*
*
*
TSUBOS
Os pontos de acupuntura, ou Tsubos, são lugares no meridiano onde Ki pode ser mais facilmente atingido e manipulado. Foi provado que esses pontos possuem uma resistência elétrica menor do que as áreas circunjacentes. Os tsubos funcionam como amplificadores, passando ki de um ponto par outro. 
*
*
*
HARA
O Shiatsu aplicado ao Hara, ou barriga, também chamado Ampuku, trata e cura doenças. No Hara ocorrem todos os processos vitais dos sistemas de sustentação do corpo, e é onde pode ser registrada cada uma das funções dos meridianos. O Ampuku pode ser a experiência mais relaxante e confortante imaginável, beneficiando e equilibrando todas as funções físicas, especialmente as relacionadas aos problemas abdominais e costas. 
*
*
*
TONIFICAÇÃO/SEDAÇÃO
Tonificação - Fornecer energia KI (porque existe déficit de energia) -> Pressionar com rotação no sentido dos ponteiros do relógio Sedação - Tirar/dispersar energia KI (porque existe excesso de energia) -> Pressionar com rotação no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
 Ponto Geral - Quando não se sabe onde são os pontos de sedação ou tonificação -> Basta pressionar (No entanto, a ação é mais lenta). 
*
*
*
SHIATSU
SHIATSU CLÁSSICO
SHIATSU DOS PÉS DESCALÇOS
QUICK MASSAGEM
BACK SHIATSU
CRÂNIODIGITOPUNTURA
*
*
*
INDICAÇÕES
DOR REFLEXA
ESTRESSE
RECOMPOSIÇÃO DAS ENERGIAS
CEFALÉIAS
RELAXAMENTO CORPORAL E FACIAL
SÍNDROMES
*
*
*
CONTRAINDICAÇÕES
PROCESSOS INFLAMATÓRIOS
PRURIDO
DESCAMAÇÃO DA PELE
DERMATOMICOSES
ÁREAS DE QUEIMADURAS OU ABERTAS
DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS
OSTEOPOROSE
ARTRITE REUMATÓIDE
FRAGILIDADE CAPILAR
*
*
*
APLICAÇÃO
TEMPO DE APLICAÇÃO: 1 HORA.
VESTUÁRIO: SHORT OU ROUPA.
NÚMERO DE ATENDIMENTOS: DE ACORDO COM A RESISTÊNCIA.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: INDEPENDE.
TEMPO DE PRESSÃO: 5 SEGUNDOS
 EM CADA PONTO.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando