Buscar

AD HISTORIA

Prévia do material em texto

AD HISTORIA
Como já vimos anteriormente o período do regime militar trouxe mudanças significativas para a educação no Brasil, sobretudo na educação superior, com a implantação da Lei 5.540/68, que ficou conhecida como Reforma Universitária. Dentre tais mudanças, podemos apontar:
Escolha uma:
a. o fim do regime de cátedra; a adoção do sistema de vestibular unificado como processo seletivo para o acesso à universidade; a matrícula por regime de créditos, que visava separar os estudantes de um mesmo curso.(CORRETA)
b. todas as alternativas estão corretas.
c. uma das mudanças daquele período, na educação superior, foi à diminuição de faculdades isoladas e integradas, de natureza privada, em todo o País.
d. foi concedida autonomia às Universidades federais, o que já existia na ditadura, situação que se ampliou durante o regime militar.
Analisando as influências ocorridas no campo educacional durante a permanência da família real no Brasil, é correto afirmar que:
 
 
Escolha uma:
a. deu-se início à criação de cursos superiores voltados para a máquina estatal. Com isso, a educação passava a responder às necessidades do Estado, com a formação de profissionais liberais por meio de cursos profissionalizantes.(CORRETA)
b. a preocupação com a educação da elite era a mesma adotada para a educação do povo, muito diferente das características do período jesuítico.
c. a criação da 1ª Universidade no Brasil, em São Paulo.
d. a gratuidade do ensino e a criação de estabelecimentos de ensino eram previstas em lei, sendo cumpridas à risca..
A dualidade existente entre “a escola para o povo e uma escola para a elite’’ está presente em todo o percurso histórico educacional vivido e estudado por nós até então. As políticas públicas educacionais implantadas no país através dos tempos, e acentuada na década de 70, primaram pela contemplação dos interesses de uma determinada classe social. É correto afirmar, que:
Escolha uma:
a. na verdade, não foram disponibilizados recursos humanos e financeiros suficientes para adaptar toda uma estrutura educacional, e em nível nacional, em prol do ensino profissionalizante.
b. as escolas públicas, espaço legítimo para a implantação de tais políticas, ficam à mercê de decisões governamentais. Já as escolas particulares desconsideravam a tal profissionalização e ficaram preocupadas, apenas, em atender aos anseios de sua ‘’clientela’’, ou seja, a aprovação no vestibular.
c. as políticas públicas foram voltadas ao ensino profissionalizante que, por uma série de motivos, não obteve o êxito esperado.
d. todas as alternativas estão corretas.(CORRETA)
As escolas jesuíticas de instrução elementar mantinham cursos de Letras (gramática latina, humanidades e retórica) e Filosofia (lógica, metafísica, moral, matemática e ciências físicas e naturais) considerados cursos secundárias. Ofereciam, também, cursos de Teologia e Ciências Sagradas, considerados de nível superior para formação de sacerdotes.
 
Sobre a educação jesuítica na Colônia portuguesa, pode-se dizer que:
 
Escolha uma:
a. aos interesses dos negros e índios escravizados.
b. atendia aos interesses dos comerciantes estrangeiros.
c. atendia aos interesses dos povos indígenas.
d. atendia aos interesses das elites dominantes de senhores de terras e comerciantes(CORRETA)
 A Constituição de 1946 é considerada um marco pois desencadeou as primeiras discussões acerca da necessidade de elaboração de diretrizes educacionais gerais e amplas para todo o país, o que só ocorreu com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de 1961. A respeito da situação da educação no período de 1946 aos anos iniciais da década de 1960, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. entre 1961 e 1964 aumentaram os investimentos em educação, conforme prescrições da LDB 4024/61, sendo que no ano de 1962 foi aprovado o primeiro Plano Nacional de Educação.(CORRETA)
b. todos os acontecimentos e dinâmicas sociais, culturais e políticas que marcaram a realidade brasileira no período citado, uma fase de redemocratização e busca de desenvolvimento do país, poucas mudanças promoveram na área da educação.
c. as discussões e decisões sobre a educação não estavam vinculadas ao contexto histórico vivenciado pelo Brasil na época.
d. embora houvesse acentuada expansão das atividades industriais e da oferta de emprego no setor, não se configuraram novas demandas para a educação da classe trabalhadora.

Continue navegando

Outros materiais