Buscar

TG o menino e a caixa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pré-visualização
Análise do conto “O menino e a caixa”.
Já na leitura do título pode-se identificar de forma bem objetiva a sua função estratégica na articulação textual, bem como a sua função de chamar a atenção do leitor. O título já remete a ideia de que o texto trataria da relação entre um menino e a absorção de algo.
Durante a leitura do texto narrativo ´O menino e a caixa``, pode-se perceber que se trata de um conto, pois há poucos personagens, a história é contada de um ponto de vista e o texto não apresenta um lapso temporal muito grande. 
O texto apresenta um caráter subjetivo, com o qual aborda o cotidiano de um menino que é aluno e parte integrante de uma sociedade que possui cultura. No decorrer da leitura e discussões, chegou-se a conclusão de que se tratava de um aluno, no qual recebia e dedicava-se ao entendimento e aprendizagem dos conteúdos escolares, que com o passar do tempo, por vezes mostravam-se de difícil compreensão. Também foi observado pelo grupo que o menino era carente de maiores informações em determinados assuntos e saturado de informações em outros assuntos. 
Após experiência de visualização realizada durante leitura, na qual colocamos nossos conhecimentos de mundo, torna-se mais fácil a compreensão da frase, “Depois saia da sala, esquecendo-se deles até o dia seguinte”. A qual demonstra que o menino também possuía outras atividades, participa de outros grupos e tinha interesses próprios. São destes interesses que surgem os conflitos que fazem com que a caixa estoure.
E ao fim do texto chegou-se a conclusão de que aquele menino, que tanto fez para se adequar aos padrões, agora busca espaço para que seus anseios sejam ouvidos e atendidos.
Bibliografias 
http://www.asesbp.com.br/literatura/conto.htm
http://www.tirodeletra.com.br/ensaios/LiteracriaEstruturadoconto.htm
http://www.lendo.org/como-escrever-um-conto/

Outros materiais