Buscar

apol 2 fundamentos da gestao

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
Maslow procurou compreender o que energiza, dirige e sustenta o comportamento humano. Ele elaborou uma hierarquia de necessidades humanas: fisiológicas, de segurança, de afeto e de estima, auto-desenvolvimento e auto-realização do ser humano.
A partir do que se apresenta acerca da Hierarquia das Necessidades de Maslow, associe as ‘necessidades individuais’ com seus conceitos e princípios.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	I (E); II (C); III (D); IV (A); V (B).
I (E); II (C); III (D); IV (A); V (B). (Aula 03, p. 19).
 
	
	B
	I (A); II (D); III (E); IV (B); V (C).
	
	C
	I (C); II (E); III (A); IV (D); V (B).
	
	D
	I (B); II (A); III (C); IV (E); V (C).
	
	E
	I (D); II (B); III (C); IV (A); V (E).
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia a situação descrita abaixo, extraída do Livro Caminhada Empreendedora e a seguir assinale a opção correta em relação a moral da história que podemos retirar/aprender:
História
Miguel sempre foi um aficionado por música. Gostava não somente de tocar guitarra, piano e bateria,, como também de efetuar gravações de suas perfomances. Em conjunto com dois amigos, teve a ideia de produzir CDs com aulas de música. Porém, em 2000, a tecnologia de produção de CDs ainda era algo restrito e os equipamentos e softwares necessários eram caros. A opção que tinham era produzir as aulas em estúdio próprio e terceirizar a produção dos CDs, ou usar um estúdio alugado. Não havia dinheiro para mobilizar as duas ações e muito menos se mostrava interessante terceirizar tudo, visto que ficariam à mercê dos terceirizados em toda a linha de produção.
Resolveram estudar mais o método de ensino de música que pretendiam desenvolver para inserção nos cursos por CDs e aproveitaram o amplo poder de pesquisa da internet, com o apoio do recém surgido Google. Quanto mais pesquisavam métodos, mas queriam aprimorar o método que desejavam implementar. Em paralelo, pesquisavam o maquinário necessário para produção dos CDs e os estúdios disponíveis para locação. Avançaram nas pesquisas, evoluíram bastante no método que iriam adotar e estavam praticamente prontos para a ação. Porém, havia passado dois anos desde a ideia original. A realidade de 2002 era outra e bem menos amigável ao projeto que haviam amadurecido no decorrer dos últimos 24 meses.
Havia estourado de forma ampla a tecnologia MP3, os programas P2P (pessoa a pessoa) estavam sendo amplamente utilizados e a mídia CD estava entrando em decadência. Seria imprevidência abrir um negócio para a produção de CDs em um mundo que estava focando trânsito de mídia pela internet, em formato MP3 e independente de mídias físicas. A pergunta que fizeram era: valeria a pena desenvolver CDs com um mundo em que circulariam dezenas de cópias de seu curso pela internet sem que as pessoas precisassem pagar por ele?
A resposta era óbvia: o modelo de negócio que haviam desenvolvido não teria viabilidade no mundo de P2P que ganhava corpo e iria dominar o mundo fonográfico em poucos anos.
Fonte: Schneider, E, I; Castelo Branco, H. J. Caminhada Empreendedora, Curitiba, Intersaberes, 2012, p. 72-73
 
Assinale abaixo a moral da história que seja a correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Nem sempre algo que está sendo ultrapassando, em termos de tecnologia, será necessariamente um mau empreendimento.
	
	B
	Não basta identificar uma oportunidade de negócio se não houver capital suficiente para iniciá-lo de forma a superar a concorrência.
	
	C
	Todo negócio que leva 2 anos para ser iniciado/inaugurado estará ultrapassado.
	
	D
	Somente através de muita pesquisa, estudos e dedicação para conhecer todos os aspectos do futuro empreendimento é que o empresário saberá se vale a pena ou não fazer o investimento financeiro para concretizar sua ideia.
Opção correta é a letra D, pois foi somente através de estudos e pesquisas é que os empreendedores chegaram à conclusão de que não era viável mais implementar o projeto idealizado há 2 anos atrás. Pois, lançar um produto ou serviço que tem concorrentes mais atualizados e atraentes é com certeza um fator que contribuirá para o insucesso do mesmo.
	
	E
	Todo negócio dará certo, basta definir um bom produto para determinado público, independente se já está se tornando ultrapassado ou não.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Em se tratando de oportunidades de negócios para um empreendedor, não podemos esquecer de que não significa apenas saber como encontrá-las, mas sim, como avaliá-las. Um empreendedor deve saber avaliar muito bem uma oportunidade para que não cometa erros primários e em conseqüência disso, entre em empreendimentos equivocadamente. Pode entrar no mercado em uma hora ruim ou ainda tendo como base premissas errôneas.
A partir das informações anteriores, analise as afirmações que seguem
I. Pode cometer erros pela falta de perfeccionismo e apreço pelo negócio, a falta de detalhamento e minuciosidade pode fazer falta.
II. Pode cometer o erro da impaciência, ou seja, não saber esperar a hora certa de amadurecimento da idéia e desistir do negócio antes da hora.
III. O empreendedor pode se apaixonar por uma idéia impossível e que não será boa para o sucesso do negócio.
IV. O empreendedor por planejar mal o seu negócio poderá exigir lucros rápidos em vez de esperar suficientemente pela maturação do negócio.
É correto o que se afirma em
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
A alternativa I está errada porque perfeccionismo, meticulosidade e detalhamento, são as características do empreendedor perfeccionista demais, exagerado e que nunca está pronto.
A alternativa II está correta porque menciona a impaciência do empreendedor e em conseqüência poderá colocar tudo a perder  (DOLABELA, 1999).
A alternativa III está correta porque fala da paixão, característica essa que em excesso pode atrapalhar e muito os planos do empreendedor.
A alternativa IV está correta porque menciona o lucro rápido, que pela falta de consciência ou preparo do empreendedor podem liquidar o negócio sem ao menos esperar para ver os resultados.
De acordo com o livro base A caminhada empreendedora, capítulo 3, página 68-69.
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
A experiência de Hawthorne realizada pelo sociólogo australiano Elton Mayo tinha como objetivo principal o verificar a correlação entre a produtividade dos funcionários e a iluminação no local de trabalho, pois atribuía-se a ela alto índice de turnover (rotatividade), fadiga, acidentes de trabalho e baixa produtividade. A experiência foi dividida em quatro partes sendo que na primeira, um fator curioso e inesperado apareceu na pesquisa, o fator psicológico. 
A seguir, são apresentadas algumas afirmações a respeito do fator psicológico presente na primeira fase da experiência de Hawthorne:
I. Quando as luzes foram reduzidas no local de trabalho, esperava-se que a produção diminuísse, mas ao contrário, os trabalhadores sentiam-se na obrigação de produzir mais.
II. Ficou comprovado a preponderância do fator psicológico diante dos fatores fisiológicos que, para Elton Mayo, seria inoportuno às organizações.
 III. O fator psicológico foi oportuno na pesquisa uma vez que a eficiência dos operários foi afetada por condições fisiológicas.
 IV. Reconhecendo que o fator psicológico influenciava na pesquisa, os estudos continuaram com objetivo de agrupar esse fator de produtividade a organização.
É correto o que se afirma em:
Nota: 0.0
	
	A
	I e II apenas
A alternativa I está correta, porque a constatação foi surpreendente e trouxe uma nova perspectiva para a pesquisa de Elton Mayo.
 A alternativa II está correta, comprovando a preponderância do fator psicológico sobre os fisiológicos.
 A alternativa III está incorreta, porque a eficiência conforme constatada na pesquisa foi afetada pelos fatores psicológicos e não, pelos fisiológicoscomo afirma a alternativa.
 A alternativa IV está incorreta, porque o fator psicológico foi afastado e não agrupado a organização como propõe a afirmativa.
Conforme aula3, p. 4
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Questão 5/5 - Comportamento Empreendedor
Para um empreendedor obter sucesso em seu negócio, primeiramente precisará identificar oportunidades no mercado. Essas oportunidades podem ser decisivas para a escolha do negocio a ser desenvolvido. A partir disso, existem algumas questões básicas que devem ser observadas pelo empreendedor para que possa fazer a escolha certa.
Assinale a única alternativa correta sobre a análise de oportunidades de negócios
Nota: 0.0
	
	A
	Envolvem alguns elementos como: oportunidades primárias, opções de produtos que podem satisfazer tal necessidade, produção, marca e preço que será praticado em relação a concorrência.
A letra A está correta porque menciona exatamente os critérios de análise de oportunidades de negócios (SCHNEIDER e BRANCO, 2012, p. 64)
A letra B está incorreta porque não se pode afirmar que a alta nas vendas pela internet pode ser favorável para abertura de um negócio. Pode ser ruim dependendo do produto ou  serviço oferecido. As inovações radicais podem ainda ser uma ameaça e não uma oportunidade para o empreendedor.
A letra C está incorreta porque não se pode afirma que se o mercado oferecer Mao de obra com alta qualidade seja sinônimo de oportunidade. O acesso a elas pode ser altamente custoso para o empreendedor.
A letra D está incorreta porque a possibilidade de ter funcionários com experiência internacional no mercado não significa que o empreendedor terá ou não acesso a eles e também qual o custo disso tudo. A alta do dólar é muito relativa variando de produto para produto.
A letra E está incorreta porque a queda ou não na bolsa de valores pode ser uma oportunidade como pode não ser exatamente.
	
	B
	Envolvem elementos como: pesquisa de mercado, quantidade de inovações radicais disponíveis no mercado, alta nas vendas pela internet, marketing e economia sem inflação ou recessão.
	
	C
	Envolvem alguns elementos como: renda per capita, densidade populacional, produtos com tecnologia de ponta, custos com importação e mão de obra altamente qualificada.
	
	D
	Envolvem elementos como: importação de peças e componentes, funcionários com formação internacional disponíveis no mercado, baixa de impostos e terceirização em alta no mercado.
	
	E
	Envolvem os seguintes elementos: possibilidade de aquisição de outras empresas, escassez de mão de obra estrangeira, alta do dólar e queda na bolsa de valores.

Continue navegando