Buscar

TRABALHO IMPECHMENT

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPECHMENT
Impeachment significado impedimento surge na segunda guerra mundial sec. XIV, no final idade média. É um processo instaurado com base em denuncia de Crime por Responsabilidade contra as autoridades, sendo elas: Presidente, Governadores, Prefeitos ou membros do judiciário (ministros STF). 
Primeiro processo de Impeachment foi em 1376, o Lord Latimer foi alvo do Impeachment.
O modelo Inglês foi incorporado pela maioria das nações, que vigoram pela democracia. Os Estados Unidos foi um dos primeiros a incluir a noção de impeachment no ordenamento jurídico, o inicio dessa prerrogativa aconteceu na década de 1970 e então presidente Richard Richard Nixon foi impedido de exercer o cargo em razão do escândalo de Watergate.
No Brasil o primeiro presidente a sofrer o Impechment foi Fernando Collor de Melo em 1992. A previsão de Impedimento estava inclusa na legislação Brasileira desde a Primeira constituição Republicana outorgada em 1891.
Com a Democratização do Brasil, iniciado em 1985 após a vigência dos governos militares, foi elaborada e aprovada constituição Federal 1988. Ela esta vigente e assegura as liberdades individuais e as eleições diretas, e prevê o Impechment ao presidente da Republica.
Atitudes que podem desencadear o Impechment: A existência da união, O livre exercício do poder legislativo, Judiciário, Ministério Publico e dos Poderes constitucionais das Unidades da Federação. 
Os exercícios dos direitos políticos individuais e sociais: A segurança interna do País; A probidade na Administração, A lei Orçamentária, O cumprimento das leis e das Decisões Individuais.
Processos do Impeachment são: Pedido, Acolhimento, Primeira votação (na Câmara), Envio Senado, Segunda votação Senado e Penalização.
A solicitação do Impeachment pode ser apresentado a Câmera dos Deputados, por qualquer cidadão, que goze plenamente dos seus direitos.
Neste pedido deverá conter a caracterização do crime cometido pelo presidente, e o Presidente da Câmara poderá ou não dar seguimento ao pedido, arquivar ou encaminhar aos parlamentares.
Se acolhido será enviado aos Deputados Federais.
Votação: Os Deputados Federais ao receber a solicitação impeachment, forma uma comissão para averigua lo em dez sessões.
O Presidente da Republica poderá apresentar sua defesa há primeira votação é na Câmara dos Deputados e se 2/3 optarem por dar continuidade do processo ele seguira para o Senado Federal, onde será montada outra comissão para apreciação.
Nesta fase o Presidente da República deve se afastar por 180dias até que ocorra a votação no Senado.
Esta sessão de votação é presidido pelo Presidente do STF. É necessário 2/3 dos Senadores votem favoráveis para o impeachment.
Se o presidente for condenado ele ficará oito anos inelegível e o Cargo é ocupado pelo Vice Presidente.
Webgrafia: http://www.politize.com.br/impeachment-5-coisas-que-voce-precisa-saber/
http://geoconceicao.blogspot.com.br/2016/04/enem-entenda-o-processo-de-impeachment.html

Outros materiais