Buscar

aula 16 03

Prévia do material em texto

*
Citações 
& 
Referências Bibliográficas
Profª. Djeisy Helena de Araujo Moraes
*
REGRAS BÁSICAS 
1. Citações Bibliográficas
Seu objetivo é dar maior clareza e autoridade ao texto, relacionando as idéias expostas com idéias defendidas em outros trabalhos, por outros autores. 
*
*
CITAÇÃO CURTA: até 3 linhas. 
Deve ser incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas. 
Exemplo I: O “ciberespaço”, definido por Lévy (2000, p. 92) como o “espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial de computadores e das memórias dos computadores” permite a troca e o compartilhamento de dados com pessoas de todo o mundo, fornecendo o acesso a uma imensurável quantidade de informações.
Exemplo II: Os cursos de formação de professores deveriam fomentar o diálogo e o pensamento reflexivo, “ao invés de concentrarem-se para a administração do ensino e da sala de aula como ponto central da preparação de professores.” (LIPMAN, 2000, p. 55).
*
CITAÇÃO LONGA: possui mais de 3 linhas.
Deve obedecer as seguintes regras:
parágrafo distinto
recuo de 4 cm da margem esquerda
transcrita sem aspas
letra menor que a do texto (Times New Roman 11)
espaçamento simples entre as linhas da citação 
CITAÇÃO DIRETA
Exemplo
 A prática de pesquisa escolar se assenta num processo que possibilita a superação de amarras que impedem o aluno de pensar por si mesmo. Segundo, Tardif (2000, p.14), o aluno:
*
ÊNFASE OU DESTAQUE EM CITAÇÕES
Para destacar palavra(s) ou frase(s) em citações, usa-se as letras em negrito seguido da expressão [grifo nosso], entre colchetes, imediatamente após a palavra ou frase em negrito. 
Exemplo:
“A existência de um mercado consumidor diferenciado [grifo nosso] e de atividades de comercialização de produtos agrícolas com operações conexas criaram as bases da urbanização regional.” 
CITAÇÃO DIRETA
*
Exemplo I:
Luckesi (2000) defende a idéia de que a formação do educador deve criar condições para que a pessoa se prepare filosófica, científica, técnica e afetivamente para o tipo de ação que irá exercer. 
Exemplo II:
A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas (FREITAS, 1989). 
*
Exemplo:
Armstrong e Casement (apud LAMPERT, 2003, p. 50) advertem que “muitas pesquisas e cuidadosas reflexões precisam ser dedicadas ao uso de computadores, tanto na escola quanto nos lares, e seu uso, especialmente nos primeiros anos escolares, é uma experiência, cujos benefícios ainda não foram comprovados.” 
*
ASPECTOS GRÁFICOS 
1.1 Espaçamento: as referências devem ser digitadas, usando espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separá-las. 
1.2 Margem: As referências são alinhadas somente à margem esquerda.
1.3 Ordenação das Referências: alfabética ascendente. 
1.4 Localização: final da monografia. 
*
Exemplo: 01 autor CASTELLS, Manuel.  A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume 1, São Paulo: Paz e Terra, 2002, 6ª ed. 
Livro:
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Edição. Local: editora, data. 
*
Exemplo I: 
GINGENRICH, Owen. O caso Galileu: a posição da Igreja há 400 anos. Humanidades, Brasília, v. II, n. 6, p. 105/115, jan./mar. 1984. 
Exemplo II: 
MEDEIROS, Lydia (2004). Professores desplugados. O Globo, Rio de Janeiro, 23 de maio. Caderno O País, p. 3.
Exemplo I: 
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
*
Exemplo: JARRETTA, C. N. Perícia contábil: um estudo contributivo ao aperfeiçoamento do conteúdo programático aplicável ao curso de Ciências Contábeis. 1996. 59 f. Monografia (Especialização em Ciências Contábeis) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade de Marília, Marília, 1996.
Exemplo: ASSINE, M. L. Aspectos da estratigrafia das seqüências pré-carboníferas da Bacia do Paraná no Brasil. 1996. 207 f. Tese (Doutorado em Geologia Sedimentar) – Faculdade de Geociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
Exemplo: DEMARCHI, C. Medida liminar em mandado de segurança no Direito Educacional. 1998. 166f. Dissertação (Mestrado em Ciência Jurídica) – Faculdade de Direito, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 1998.
*
*
Exemplo: 
MORAN, José Manuel (1994). Interferências dos meios de comunicação no nosso conhecimento. INTERCOM – Revista Brasileira de Comércio de São Paulo, vol. XVII, nº 2, pp. 36-49, jul./dez.
______ (1997). Como utilizar a internet na educação. Revista Ciência da Informação, Vol 26, n.2, maio-agosto, pág. 146-153. Disponível em: http://www.eca.usp,br/prof/moran/internet.htm. Acesso em: 15 de jan. 2004.
______ (2000). Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M., MASETTO, M. T. e BEHRENS, M. A. (2000) Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus.
*
“Quando você está inspirado por algum grande propósito, 
por algum projeto extraordinário, 
todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: 
sua mente transcende as limitações, 
sua consciência se expande em todas as direções 
e você se descobre em um mundo novo, 
grande e maravilhoso. 
Forças, faculdades e talentos dormentes 
tornam-se vivos e você percebe 
que é uma pessoa melhor do que jamais sonhou ser.” 
Patanjali

Continue navegando