Buscar

RESUMO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO
 COSMOLOGIA: É o conjunto de princípios e doutrinas- religiosas, místicas ou científicas –que buscam explicar a origem do universo 
CLASSIFICAÇÃO DO HOMEM DE ACORDO COM A BIOLOGIA: REINO: animal, FILO: cordado, CLASSE: mamífero, ORDEM: primata, FAMÍLIA: hominídeo, GÊNERO: homo ESPÉCIE: sapiens 
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: Consiste na mudança de características hereditárias de um grupo de organismo ao longo das gerações através de processos aleatórios, o mais importante deles sendo a seleção natural. 
PROCESSOS ALEATÓRIOS: São eventos que ocorrem ao acaso, sem algo predeterminado. 
SELEÇÃO NATURAL: É o processo através o qual os indivíduos sobrevivem e/ou possui reprodução diferencial. 
CHALES DARWIN: Propôs a teoria da evolução, com a ideia de que há uma continuidade entre todos os seres vivos, e que esta não é uma mera relação linear, que começa pelo mais simples e chega ao mais complexo, mais sim, uma relação na qual ocorrem ramificações. Como uma arvore da vida. EX: o homem e o chimpanzé possivelmente se originaram de um mesmo ancestral, o que não significa que um chimpanzé tenha evoluído até se tornar um homem. 
NÃO EXISTE NENHUM TIPO OU ESPECIE DE SER VIVO SUPERIOR A OUTRO EM TERMOS ABSOLUTO, O QUE EXISTEM SÃO DIFERENTES ESPÉCIES QUE VIVEM EM CERTOS AMBIENTES DE FORMA MELHOR DO QUE OUTRAS ESPÉCIES NAQUELE MESMO AMBIENTE.
 RAÇA: O conceito de Raça não é mais aceito pela Biologia e nem pela Etnologia (estudo das diferentes culturas/ etnias). A justificativa para desconsiderar essa noção é que não se encontra fundamento cientifico, e que cor de pele, e qualquer outra variação na aparência, não são determinadas diferenças genéticas significativa.
 PERÍODOS DA HISTÓRIA: Pré-História e História.
 PRÉ-HISTÓRIA: Período que abrange desde os primeiros hominídeos até a invenção da escrita em aprox. 4.000 a.C.
 HISTÓRIA: É propriamente reconhecida a partir da escrita e é subdividida em: IDADE ANTIGA: da invenção da escrita até a queda do império romano do Oriente de 476 a.C./ IDADE MÉDIA OU MEDIEVAL: de 476 a.C. até a tomada de Constantinopla do ocidente 1453/ IDADE MODERNA OU MODERNIDADE: de 1453 até a Revolução Francesa, 1789/ IDADE CONTENPORANEA OU CONTEMPORANIEDADE: De 1789 até os dias atuais. 
AGRICULTURA: Surgiu 10 mil anos, tornou se o modo de vida simultâneo para diferentes grupos de pessoas. Sabe se que esse modo de produção, modificou o modo de vida do ser humano (necessidade de caçar animais e coletar frutos) então esses passaram de um modo de vida nômade para sedentário.

Outros materiais