Buscar

Estudo Dirigido Aula 04 - Sistema Cardiorespiratorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANATOMIA GERAL
Estudo Dirigido Cardiorrespiratório
Quais as funções do sistema circulatório? Identifique os sistemas que trabalham intimamente com o sistema circulatório na manutenção da homeostasia.
R= Sua função básica é levar material nutritivo e oxigênio as células. Assim, o sangue circulante transporta material nutritivo que foi absorvido pela digestão dos alimentos às células de todas as partes do organismo. Alem dessa função primordial, o sangue circulante transporta também os produtos residuais do metabolismo celular, desde os locais de onde foram produzidos até os órgãos encarregados de eliminá-los. Os sistemas que trabalham junto a ele na manutenção da homeostasia são o respiratório e o cardiovascular.
Descreva anatomicamente o coração.
R= Tem a forma aproximada de um cone truncado, apresentando uma base, um ápice e faces (esternocostal, diafragmática e pulmonar). A sua base não possui uma delimitação nítida, isto porque corresponde a área ocupada pelas raízes dos grandes vasos da base, isto é, vasos através dos quais o sangue chega ou sai do coração. 
Porque o nó sino atrial é chamado de marcapasso do coração?
R= Porque ele abriga os nervos vago e simpático, que controlam a atividade cardíaca. Assim, ritmicamente, o impulso espalha-se pelo miocárdio, resultando em contração.
Porque os capilares são considerados as unidades funcionais do sistema cardiocirculatório?
R= Porque eles formam extensas redes que promovem a troca de material nutritivo, oxigênio e produtos metabólicos entre o sangue e os tecidos.
Faça uma relação das funções do sistema linfático e descreva as relações entre o sistema linfático e o sistema circulatório.
R= Auxilia na drenagem, recolhendo moléculas de tamanho maior que não passam para os capilares sanguíneos do sistema circulatório e sim para capilares especiais, os capilares linfáticos, de onde a linfa segue para os vasos linfáticos e destes para troncos linfáticos, que lançam a linfa em veias de médio ou grande calibre do sistema circulatório. 
Explique as diferenças estruturais e funcionais entre as três regiões da faringe.
R= a) Parte Nasal (Nasofaringe): Superior, possui duas comunicações com as coanas, dois ósteos faríngeos das tubas auditivas e com a orofaringe. A tuba auditiva se comunica com a faringe através do ósteo faríngeo da tuba auditiva, que por sua vez, conecta a parte nasal da faringe com a cavidade média timpânica do ouvido.
b) Parte Bucal (Orofaringe): Media, situa-se atrás da cavidade oral e estende-se do palato mole ate o nível do hioide. Tem comunicação com a boca e serve de passagem tanto para o ar quanto para o alimento.
c) Parte Laríngica (Laringofaringe): Inferior, estende-se para baixo a partir do osso hioide, conecta-se com o esôfago, e posteriormente com a laringe. Como a parte oral da faringe, a parte laríngica lé uma via respiratória e também uma via digestória. 
Explique o processo de vocalização e fonação.
R= Vocalização é um fenômeno fonético que consiste na transformação de uma consoante em vogal, ou seja, é o resultado da perda do traço consonântico por parte de uma consoante que, por isso, adquire as características de uma vogal. Fonação é o trabalho muscular realizado para emitir sons inteligíveis, isto é, para que exista a comunicação oral. Seu objetivo é a articulação de palavras, através do processo pelo qual se modifica a corrente de ar procedente dos pulmões e da laringe nas cavidades supraglóticas como consequência das mudanças de volume e de forma destas cavidades. 
Descreva anatomicamente os pulmões.
R= São órgãos de forma cônica, apresentando um ápice superior, uma base inferior e duas faces: costal (em relação às costas) e medial (em relação ao mediastino). A base descansa sobre o diafragma, um músculo que separa, internamente, o tórax do abdome, e por esta razão, ela também é conhecida como face diafragmática. Os pulmões se subdividem em lobos cujo numero, apesar de existirem variações, é de três para o direito e de dois para o esquerdo, no homem. No pulmão direito, os lobos superior, médio e inferior, são separados entre si por fendas profundas, as fissuras obliqua e horizontal, enquanto que os lobos superior e inferior do pulmão esquerdo apresentam apenas a fissura obliqua. Os lobos pulmonares são divididos em segmentos broncopulmonares, maiores porções de um lobo ventiladas por um brônquio especifico que se origina, diretamente, de um brônquio lobar. Assim, um mesmo lobo apresenta vários segmentos broncopulmonares, cada um deles suprido por brônquio segmentar especifico, de 3a ordem, que tem origem no brônquio lobar, de 2a ordem. Na sua face medial, cada um dos pulmões apresenta uma fenda em forma de raquete, o hilo do pulmão, pelo qual entram ou saem brônquios, vasos e nervos pulmonares, constituindo a raiz do pulmão.
Explique detalhadamente o processo de hematose.
R= É um processo químico-molecular que visa à estabilização das trocas gasosas (oxigênio e gás carbônico) a fim de manter o equilíbrio ácido básico, ou seja, é a troca gasosa que se realiza ao nível dos alvéolos pulmonares. Nesse processo, o oxigênio que é inspirado chega até os alvéolos pulmonares, onde ocorre a troca gasosa (através de suas finas paredes), com o sangue dos capilares, sendo que o oxigênio presente nestas estruturas passa para a corrente sanguínea (antes o sangue era venoso, passa a ser arterial) e o gás carbônico presente nos capilares passa para o interior dos alvéolos por difusão. Este gás, por sua vez, será eliminado para o ambiente durante o movimento de expiração, passando por todo o trato respiratório: brônquios, traqueia, laringe, faringe, fossas nasais ou pela cavidade oral.

Outros materiais