Buscar

Av parcial 3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403342993)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As conferências de Yalta e Potsdam tiveram uma grande importância no mundo que surgiu no pós-guerra. Assinale, abaixo, a opção que melhor descreve o que foram essas duas conferências:
		
	
	As conferências de Yalta e Potsdam reuniram os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS para firmar o Pacto de Varsóvia.
	
	Foram realizadas para discutir a reconstrução econômica da Europa ocidental, destruída durante a II Guerra.
	
	As conferências de Yalta e Potsdam reuniram os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS para firmar a criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
	
	Essas conferências foram realizadas para discutir os termos para dar um fim à Guerra da Coréia.
	 
	Reuniões entre os líderes dos EUA, Inglaterra e URSS com a finalidade de discutir e traçar o reordenamento geopolítico mundial depois de terminada a II Guerra, e que resultou da divisão da hegemonia mundial entre EUA e URSS.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403129560)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os princípios abaixo pertencem a um órgão de atuação internacional criado no pós Segunda Guerra Mundial. Que órgão é esse?
I) Manter a paz e a segurança internacionais e, para esse fim, tornar, coletivamente, medidas efetivas para evitar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão ou contra qualquer ruptura da paz.
II) Desenvolver relações amistosas entre as nações, baseadas no respeito ao princípio de igualdade de direitos e de autodeterminação dos povos.
III) Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.
		
	
	Conferência de Bretton Woods
	
	OTAN
	
	Pacto de Varsóvia
	 
	ONU
	
	Consenso de Washington
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403129148)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Dois organismos criados no pós II Guerra, a OTAN (Organização do tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia eram respectivamente:
		
	 
	Uma aliança militar dos países ligados ao capitalismo e aliança militar que incluía os países  socialistas
	
	Aliança econômica liderada pela URSS e Pacto Militar liderado pela URSS
	
	Aliança dos países do sul que se envolveram no movimento dos não alinhados e doutrina America para garantir a hegemonia econômica no globo
	 
	Aliança militar liderado pelos EUA e Aliança econômica liderado pela UIRSS
	
	 Acordo firmado entre os países africanos e aliança política dos países socialistas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403965394)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do "conflito", o que justifica o nome. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/. O caso acima se refere à/ao:
		
	
	COMECON
	
	SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
	
	PLANO MARSHALL
	
	PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
	 
	GUERRA FRIA
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403733559)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Durante a Guerra Fria, a URSS tentou expandir o modelo socialista pelo mundo, conseguindo, inclusive, criar uma área de influência direta nas Américas. Em que país das Américas a URSS conseguiu implantar sua área de influência?
		
	
	Guatemala
	 
	Cuba
	
	Chile
	
	Brasil
	
	Argentina
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403130107)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em 1937, às vésperas da deflagração da Segunda Guerra Mundial, as tropas japonesas, que já controlavam a Manchúria desde 1931, invadiram a China, chegando a ocupar 930 cidades. A partir desse momento, o foco do partido comunista mudou e dedicou-se à luta contra o Japão. A partir deste evento, iniciou-se na China:
		
	
	uma completa submissão ao império japonês.
	 
	a guerra de resistência contra o Japão. (1937-45)
	
	uma política de conciliação com o Japão.
	
	um sentimento anti-nipônico extremista.
	
	uma rivalidade histórica com o Japão, que dura até hoje.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403130131)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A política externa dos Estados Unidos para América Latina, conhecida como "política da boa vizinhança", durante a Guerra Fria foi:
		
	
	De expansão do capitalismo ocidental.
	
	De combate as ditaduras militares que emergiam no continente latino-americano.
	 
	De apoio econômico e contenção do comunismo.
	
	De fornecimento de empréstimos financeiros e incentivo bélico.
	
	De exploração econômica e de apoio militar.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403729922)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em que consistiu a chamada "Crise dos Mísseis Cubanos"? Assinale a opção que melhor explica o que foi essa crise.
		
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido ao fato de que a URSS armou as forças militares componentes do Pacto de Varsóvia com mísseis nucleares, com o que os EUA não concordaram.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo Cuba, URSS e EUA, iniciada pela queda de um avião espião norte-americano armado com mísseis sobre solo cubano.
	 
	Foi uma crise política e diplomática iniciada pela instalação de mísseis nucleares em Cuba, pela URSS, em represália pela presença de mísseis nucleares instalados na Turquia, pelos EUA.
	
	Foi uma crise política e diplomática envolvendo EUA e URSS devido a submarinos nucleares soviéticos armados com mísseis terem se aproximado demasiadamente perto dos EUA.
	
	Foi a crise política deflagrada, envolvendo EUA de um lado, e URSS e Cuba, de outro, em virtude da tentativa dos EUA invadirem Cuba, na chamada Baía dos Porcos.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403129604)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Governo de Juscelino Kubistchek foi caracterizado por um intenso otimismo e crença no futuro e por mudanças significativas no campo das artes. Nesse período, a música começa a ganhar contornos novos, com o surgimento de um diferente estilo musical que passou a ser conhecido como:
		
	
	Jazz
	
	Chorinho
	 
	Bossa Nova
	
	Samba
	
	Rock nacional
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403350354)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Um dos personagens racistas de ¿Mississippi em Chamas¿ (filme de 1988, mas que retrata o ano de 1964) afirma, a certa altura do longa, que existem duas culturas convivendo naquele estado sulista americano: a dos brancos e a das pessoas de cor. Lá tudo é separado: um bebedouro para brancos e outro para negros, diferentes banheiros, lugares reservados nos restaurantes... O filme de fato retrata bem uma época terrível da história americana, quando o governo, influenciado pelo movimento pelos direitos civis, decidiu pôr fim à segregação racial". (Site ADORO CINEMA)
Estes conflitos civis marcaram a realidade dos EUA, a partir doa anos '50. Mas é na décade seguinte (a mesma abordada no filme) que aparece o(a) maior líder neste contexto, assassinado(a) em 1968.
Estamos nos Referindo a:
 
		
	
	Malcolm X
	 
	Martin Luther King
	
	John Kenedy
	
	Eric Hobsbowm
	
	Mary Quant

Continue navegando