Buscar

resumo teoria política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A democracia semidireta tem características semelhantes à democracia que vivem os no Brasil na atual idade. Nela, o povo se manifesta pelo voto direto para todos os cargos do Legislativo e do Executivo, e também por instrumentos criados pela lei para opinar em situações específicas. Um dos instrumentos criados p ela lei é o referendum. Outro relevante instrumento da democracia 
Semidireta é o Plebiscito (O plebiscito é um instituto que tem suas raízes na Roma Antiga e já tem sido bastante utilizado modernamente, o plebiscito te m sido utilizado para que se conheça a opinião do povo sobre algum ponto fundamental que se pretende alterar na política de governo.) 
 
2 - A separação dos Poderes proposta por Montesquieu: Legislativo, Executivo e Judiciário. (Poder Legislativo para elaborar leis para toda a sociedade e para serem cumpridas em especial pelos governantes / Poder Executivo para 
representar o Estado e fazer cumprir as leis em benefício de todos. / Poder 
Judiciário que dá ao governante o poder de punir os crimes ou julgar os conflitos de ordem civil.) 
 
3 - Forma de governo em que o indivíduo governa com o chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até a sua abdicação: Monarquia (Existem monarquias em que o monarca detém poderes políticos ilimitados, porém existem outras que são constitucionais.) 
 
4 - A economia política é a ciência que trata do processo de produção, o qual forma a base material da sociedade, com o objetivo de analisar as condições nas quais é possível a geração de um excedente sobre o custo de produção. Nesse contexto, os problemas econômicos são acima de tudo problema social, portanto, objeto da economia política. 
 
5 - Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. 
 
6 - Para Rousseau o Estado é resultado de um a associação de membros que conservam sua participação ativa e que obedecem somente às leis que a própria sociedade criou. O governo é subordinado ao povo e o poder será exercido pelos membros da sociedade. A participação política do povo deve ser direta. 
As ideias de Rousseau foram fundamentais para a Revolução Francesa continuam sendo utilizadas por adeptos da democracia participativa e do republicanismo comunitário.
 
7 - A Revolução Comercial permitiu a expansão dos negócios e passou a exigir um governo mais forte que apoiasse os mercadores, os banqueiros e os industriais em suas atividades (um governo forte poderia tornar mais seguras as relações comerciais e, por isso, foi uma ideia apoiada pelo poder econômico da época.) 
 
 
8 - Maquiavel teve como marco fundamental a separação entre a virtude 
política e a virtude moral Ele é o principal responsável pela ruptura com as ideias da ação política orientada pelo sentido divino e, consequentemente, por trazer a política para o campo exclusivo da ação humana.
 
9 – Aristóteles classificou o exercício do poder conforme a quantidade de pessoas que o exercerão: se uma só pessoa, se alguns ou se a maioria.
• Exercício do poder por um a só pessoa no interes se de todos = Mo narquia. 
• Exercício do poder por alguns no interesse de todos = Ar istocracia. 
• Exercício do poder pela maioria no interesse de todos = República. 
• Exercício do poder por um a só pessoa no interes se próprio = Tiran ia. 
• Exercício do poder por alguns no interesse próprio = Oligarq uia. 
• Exercício do poder pela maioria no interesse pr óprio = Dem ocracia. 
 
10 - Republica é a forma de governo típica da coletividade, em que o poder e o exercício da soberania são atribuídos não mais a um a pessoa física, mas ao povo. (a palavra república tem origem no latim e significa aquilo que pertence ao povo.) 
11 - Atualmente, as empresas transnacionais buscam países com menores direitos para os trabalhadores, de forma que o valor agregado ao custo da mão de obra seja menor e, consequentemente, os produtos possam chegar aos mercados com valores mais baixos. Esse processo está relacionado com a economia global.
12 - As empresas globais caracterizam -se por dominarem os mercados onde atuam ou estão passando a atuar (anexando empresas já existentes). Sua posição é sempre de liderança e grande parte de seu capital produtivo encontra-se disperso pelo planeta. Dessa forma, essas empresas estabelecem intenso fluxo de tecnologias, capitais, informações e módulos tecnológicos (peças e acessórios).
 
13 - Democracia representativa é aquela em que o povo é governado por representantes periodicamente e leitos por ele. Esses representantes tomam decisões em nome do povo e no atendimento a seu interesse decisões políticas que afetam a vida de todos. O tipo de democracia que implica maior participação do povo em relação à administração pública e ao governo é a democracia participativa, que pode ocorrer junto com a representativa, implica maior participação do povo em relação à administração pública e ao governo. 
 
14 - Em 1979 Margareth Thatcher assume como primeira-ministra da Inglaterra e inicia o desmonte do modelo de Estado existente sob alegação de que aquele não possuía mais recursos para garantir tantos direitos sociais para os cidadãos. Ela dá início a um movimento Neoliberalista que se alastra por outros países e que, a bem da verdade, ainda não se encerrou totalmente. 
15 - Em relação às revoluções liberais ou revoluções burguesas, a primeira ocorreu na Inglaterra entre 1640 e 1688. A Revolução Inglesa marcou o momento em que o poder estatal passou para as mãos de uma nova classe social, que se enxergava como sujeito de sua própria história. A última dessas revoluções foi a Revolução Francesa em 1789. Com o domínio da monarquia na França, o absolutismo dos reis era verdadeiramente violento. Horrores eram praticados de forma irresponsável e os súditos eram submetidos a barbaridades.
16 - Marx argumenta que o capitalista reúne em seu benefício vários saberes e com isso produz e acumula riquezas. Parte da riqueza produzida é paga para o trabalhador e outra parte é acumulada pelo capitalista. A diferença entre o excedente acumulado e aquilo que é pago ao trabalhador é a mais-valia. 
 
17 - A globalização é um fenômeno que tem aspectos econômicos, sociais, culturais, tecnológicos e políticos, e pode ser representada nessa medida com o um conjunto de transformações. A facilidade de acesso a matérias-primas e mão de obra com baixo custo são os componentes que sustentam a globalização, além da expansão territorial dos mercados. 
 
18 - Nas disposições finais e transitórias, a Constituição Federal determina que o poder público desenvolva esforços, com a mobilização de todos os setores organizados da sociedade, para eliminar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental. Esse dispositivo constitucional está relacionado com a participação popular. 
19 - O crescimento das atividades informais, das atividades ilegais e dos fluxos migratórios internacionais são reflexos do Desemprego Estrutural. (as principais causas do desemprego estrutural são: baixa qualificação da mão de obra para as necessidades atuais do mercado de trabalho e substituição dos postos de trabalho por tecnologias como a robótica e a informática.) 
20 - Estado do bem-estar social surge após a Segunda Guerra Mundial em contraponto à estratégia de liberdade total para os agentes econômicos e a partir das pressões as massas de trabalhadores. Ele tem o papel de garantir o acesso da população a um mínimo de segurança social, o que significa renda, 
alimentação, saúde, habitação, assegurados ao cidadão não como uma forma de caridade, mas como direitos políticos, previstos na Constituição Federal, lei máxima do país.

Continue navegando