Buscar

TRABALHO PROF AMILTON

Prévia do material em texto

FACULDADE ALENCARINA DE SOBRAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TEORIAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORANEAS
PROFESSOR(A): AMILTON COSTA
ALINE SIQUEIRA DE AZEVEDO
RACHEL SANTIAGO FRANCELINO
SOBRAL
2017
FACULDADE ALENCARINA DE SOBRAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: TEORIAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORANEAS
PROFESSOR (A): AMILTON COSTA
Atividade prática, abordando a teoria de BOURDIEU, HÁBITOS E CAMPO, apresentado a disciplina de TEORIAS SOCIOLÓGICAS CONTEMPORANEAS, ministrada pelo professor Amilton Costa, como requisito para nota parcial para 2° AP. 
SOBRAL
2017
 ATIVIDADE PRÁTICA 
Nos deslocamos até o Abrigo Sagrado Coração de Jesus, instituição fundado há 60 anos por Dom José Tupinambá da Frota, situado na Praça Quirino Rodrigues, 5, Centro - Sobral – CE. Fomos recebidos pela Assistente social Yanamara Linhares Aragão, que assumiu desde julho do ano de 2015 no referido abrigo.
A mesma nos relata que três idosos internos de ambos os sexos permanecem lá há mais de vinte e cinco anos, afirmando que existe um abandono afetivo por parte das famílias, situação está que vem sendo trabalhada dia a pós dia a fins de uma melhora.
Fizemos uma caminhada na maior parte do local, onde fomos conhecendo individualmente cada idoso, com suas dificuldades, necessidades e vícios. Nos Apresentamos cada um de uma forma única e especial. Onde podemos observar a liberdade proporcionado a eles, onde optam por permanecer de pequenos grupos, entre 3 e 4 pessoas, ou até mesmo sozinhos, alguns cheios de sorrisos no rosto, cheios de curiosidades acerca do grupo que ali se encontrava, alguns encantados pela música que ali ouvia, outros já um pouco mais debilitados, com algumas necessidades especiais, mas cada um tratado com muito amor e carinho e acima de tudo respeito.
 Durante a caminhada pelas dependências da referida unidade percebemos a organização e limpeza do local, o acesso livre dos idosos por locais que traz um ar de liberdade, um jardim de nos encher os o olhos, podado por um dos internos. Ao ser indagado sobre os recursos financeiros a mesma nos esclarece que o salário dos internos é divido entre 70% para a manutenção do ambiente, e os 30% para ‘mimos’ e até vícios. A assistente social na oportunidade menciona instituições que na qual contribuem para o bom andamento dos serviços prestados aos idosos, citando em especial a SANTA CASA como grande mantenedora do abrigo.
 A ideia, largamente difundida em nosso país, de que as instituições são "depósitos de idosos" foi construída a partir da concepção de que nesses locais há pessoas solitárias e privadas de laços familiares, que ali vivem devido à solidão, ao desprezo e ao abandono.
O cuidado a idosos institucionalizados vem preocupando a sociedade devido ao crescente aumento da população idosa no Brasil, o que se reflete no aumento da demanda por instituições e das denúncias frequentes que indicam a precariedade de algumas delas. Ali observamos a situação vivida por cada indivíduo, a sensibilidade em relação ao afastamento dos idosos da vida social evaporou rapidamente em vários contextos familiares, dando lugar à racionalização dos motivos. Existem expectativas e sentimentos que não podem ser compartilhados quando se chega à velhice, o principal deles é a solidão.

Continue navegando