Buscar

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA 2017 Vanisia

Prévia do material em texto

Análise Bibliográfica
A importância do Serviço Social na Área Hospitalar
 Vanisia da Silveira Alves Araujo – RA 1299293140
 Simone A. Carvalho - Tutor EAD – Serviço Social
 São Jose dos Campos - SP
 2017
Análise Bibliográfica
Na pesquisa do tema: A importância do Serviço Social na Área Hospitalar.
 Consideram-se as técnicas do Assistente Social ao longo do acompanhamento aos pacientes, com o objetivo principal apresentar uma discussão sobre o Serviço Social na área da saúde, especialmente na internação hospitalar e a relação do profissional com o paciente internado e seu acompanhante. A finalidade da apuração de autores que possuem conhecimento referencial.
Tendo que o objetivo da análise traz a reflexão no discernimento dos profissionais da saúde e principalmente do serviço social estar preparado a lidar com o impacto da doença e a necessidade dos familiares e o próprio paciente, amparando nas condições emocionais e socioeconômicas. Em razão de que nesse contexto a situação da estrutura familiar será essencial para o tratamento do paciente.
A pesquisa bibliográfica e documental com intuito de alcançar os objetivos do estudo. 
Segundo GAUDERER (1991), quando a relação entre médico-paciente se torna democrática, flexível é de responsabilidade mutuas, é inevitável á solução da equipe multidisciplinar, tornando mais humano e assim o paciente passa a dividir a responsabilidade com médico, deixando de ser infantilizado, tutelado para se tornar um individuo, um cidadão que julga e opina conscientemente. Há então, a divisão de poder, responsabilidades e deveres.
Análise Bibliográfica
	Bibliografia
	Justificativa
	
IAMAMOTO, Marilda Villela.
O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional
 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
	
Neste exemplar a autora destacou-se - os impactos, sobre o Serviço Social, as transformações societárias em curso e as alternativas para a formação de assistentes sociais - Marilda as situa num patamar teórico e analítico, conduzindo o seu equacionamento por vias originais e polêmicas.
	
TAKITO, Clarinda. Como o paciente internado percebe o ambiente que lhe é oferecido pelo hospital, 1985. Dissertação de Mestrado em Enfermagem, Universidade de São Paulo.
	
O autor explica o caso de pacientes compartilhar a enfermaria com outros pacientes. Mostrou mais respostas favoráveis do que privacidade. O companheirismo e a ajuda mútua foram mais importantes que a privacidade oferecida pelos quartos. Os pacientes se tratam de maneira respeitosa e cordial.
	
VELHO, Gilberto. Família e subjetividade. In: Pensando a família no Brasil da colônia modernidade. Rio de Janeiro, Espaço e Tempo, UFRJ, 1997.
	
Neste conteúdo o autor descreve a importância do acompanhamento familiar dizendo “A família é por definição a essência da sociedade”. Um aspecto fundamental durante o período de internação tanto para a família quanto para o próprio paciente.
	
MANZOLLI, M. C. Relacionamento em Enfermagem: aspectos psicológicos. São Paulo: Sarvier, 1987.
	
Para reflexão o autor apresenta as seguintes fases, do estágio que o paciente possa apresentar: choque e incredulidade, consciência da situação, luto, aceitação da perda e interesse por novas relações propondo uma analise no contexto emocional para o tratamento ser eficaz.

Continue navegando