Buscar

projeto tcc da brincadeira livre a brincadeira dirigida

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
ADRIELE CRISTINA CINTRA
PROJETO TCC
2016
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
Nome: Adriele Cristina Cintra 
RU: 1130939 
1. TEMA
Da brincadeira livre a brincadeira dirigida: um espaço de desenvolvimento da criança. 
1.1DELIMITAÇÕES DO TEMA 
Da brincadeira livre a brincadeira dirigida: um espaço de desenvolvimento da criança na educação infantil de 0 a 6 anos.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Qual a a importância da colocação de jogos lúdicos e de brincadeiras, como uma pratica de vivência e consciência, com o intuído de melhor metodologia no desenvolvimento da criança ?Como ocorre o desenvolvimento da criança através da brincadeira? Qual será a forma mais fácil de ensina da maneira tradicional ou com novos métodos educacionais?
A brincadeira e apenas um divertimento ou e uma forma de aprendizagem? 
3. JUSTIFICATIVA
No ensino infantil percebi que crianças apreendiam com uma facilidade as regras dos jogos e das brincadeiras então escolhi esse tema, para me aprofunda mais sobre o assunto, e também por que vivemos em uma época tecnológica onde as brincadeiras estão ficando esquecida. 
As atividades lúdicas não podem fica esquecidas, pois são de suma importância para o desenvolvimento da criança.
4. Objetivos:
4.1Objetivos Gerais
Demonstrar a importância da colocação de jogos lúdicos e de brincadeiras, como uma pratica de vivência e consciência, com o intuído de melhor metodologia no desenvolvimento da criança.
4.2Objetivos específicos
Perceber desenvolvimentos das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas.
Realizar atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças.
Relatar a importância do brincar.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
Notamos que brincando a criança aprende com muito mais entusiasmo, que é o caminho pelo qual as crianças compreendem o mundo em que vivem. É a uma oportunidade de desenvolvimento, pois brincando a criança descobre, inventa, estuda, vivendo assim uma experiência de enriquecimento e socialização e com isso desenvolve a sua criatividade, assim ser tornando um ser humano participativo e dinâmico. 
Para Vygotsky (1989) "As crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginárias surge da tensão do individuo e a sociedade. O lúdico liberta a criança das amarras da realidade".
E juntar atividades lúdicas ao processo de ensino e aprendizagem pode ser um grande aliado para o desenvolvimento da criança, um exemplo de atividade que aumenta muito o interesse da criança é o jogo, afirma Kishimoto (1994)
"O jogo como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento passa a ser considerado nas práticas escolares como importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações lúdicas como jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola".
Dessa forma compreendemos que a atividade lúdica tem total participação no ensino aprendizagem, notamos assim a necessidade do professor ter jogos e brincadeiras no seu planejamento. Lembrando que o jogo e a brincadeira distribuem competividade socialização desenvolvimento intelectuais.
6.METODOLOGIA
Esse estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, visando alcançar os objetivos.
A pesquisa de campo será realizada no centro de educação infantil companhia do saber e no centro infantil criança feliz, localizado ambos localizado no município de Ventania do estado do Paraná.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMEIDA, Paulo Nunes, Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.
OLIVEIRA, Vera Barros de (org.). O Brincar e a Criança do Nascimento aos Seis Anos. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
 VYGOTSKY, L.S; LURIA, A.R. & LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone: Editora da Universidade de São Paulo, 1998.

Continue navegando