Buscar

Atividade 3 Empreendedorismo

Prévia do material em texto

Atividade 3 Empreendedorismo 
PERGUNTA 1
A Unidade 3 de nossa disciplina trouxe alguns conceitos importantes ligados à inovação, ou seja, à concepção de “produtos inovadores bem como métodos de produção inéditos” (E-BOOK, 2015, 07).
Entre esses conceitos está, por exemplo, o de criatividade, definido como “a capacidade do ser humano de gerar soluções" (E-BOOK, 2015, 05).
A imagem a seguir traz uma linha do tempo dos computadores Apple.
Para essa atividade, você deve escrever um texto explicando como inovação e criatividade aparecem na história dessa marca, que está, de forma geral, intimamente ligada a essas duas ideias.
Releia seu texto, verificando se ele está de acordo com as normas cultas da língua portuguesa, se ele está claro (coeso e coerente) e se ele não contém longas passagens em letras maiúsculas.
Não se esqueça de que todas as suas contribuições devem ser autorais, ou seja, que você deve usar apenas suas palavras para compor seus textos. Se você optar por usar palavras de outros autores, não se esqueça de fazer as devidas referências: coloque a passagem entre aspas e indique sua fonte. Textos compostos por trechos não autorais que não forem devidamente identificados não serão considerados para nota.
			
	
Apple : Empresa multinacional norte-americana
Fundador(es) : Steve Jobs
 Steve Wozniak
 Ronald Wayne[2]
 A Apple pode ser considera um sinônimo de inovação e criatividade, além de tecnologia e comunicação, e a estratégia começa já pelo nome, uma presa de tecnologia chamada maçã, é para chamar mesmo a atenção. A percepção do valor de marca foi fundamental na virada da empresa, no momento de crise, ela percebeu que seu maior ativo é a sua marca, e que embora houvesse um desgaste de diversos aspectos do negócio, a marca continuava forte. Assim um investimento maciço no valor da marca, e em especial nos clientes, isso demarcaram a nova estratégia organizacional da empresa.
Uma empresa que teve seu início em uma garagem cujo o investimento foi através da venda de uma Kombi do Jobs e uma calculadora do Wozniac. 
Ao se lançar no mercado aberto em 1980, tornou multimilionários os funcionários que tinham opções por ações.
Ainda nos anos 80 ela inovou criativamente fazendo com que o mundo conhece a interface gráfica através do Apple II um pioneiro PC de sucesso para o mercado de massa. Anos depois a tecnologia desse PC transformou o sistema DOS em Windows.
Outra estratégia inovadora e criativa foi simplificar a sua linha de PCs em portátil e de mesa, uso doméstico e profissional, reduziu para dois laptops e dois desktops, alguns relutaram em utilizar, mas atingiu um grande sucesso, e hoje podemos falar no que se tem de melhor o IMac , MacBook. 
A Apple remoldou sua visão de negócios: não vender apenas produtos a preços populares, mas em função da percepção do valor de marca.
E mesmo em meio de um fracasso no final dos anos 90 e fracassos com algumas tecnologias como por exemplo a antena do Iphone 4 e TV apple cuja a imagem era ruim e de pouco conteúdo, Jobs deu a volta por cima , antes de explicar a questão da antena e distribuir para os consumidores capas para o telefone. No caso do Apple TV, a empresa renovou o aparelho este ano e aumentou as parcerias para distribuição de conteúdo.
A apple aplicou nos tocadores de MP3 , Smartphones e Tablets , quatro recursos: 
Excelência em design: Jobs tinha obsessão em transformar os dispositivos portáteis da Apple em verdadeiras joias, os consumidores ficavam encantados(até hoje) com a beleza e pagam por isso
A mágica do marketing: Propagandas memoráveis, Jobs apresentou muito bem seus produtos, se suas lojas sempre com um excelente serviço e conhecida por deixar os clientes felizes.
Ecossistema: Construiu uma espécie de ecossistema desenvolvendo o iTunes, a App store (loja de aplicativos) ou firmando parcerias com operadoras de telefonia móvel, Jobs buscou a excelência construindo conteúdos e serviços que fizeram os consumidores quererem comprar seus equipamentos;
Eficiência da cadeia de fornecedores: A Apple construiu uma cadeias de fornecedores graças às habilidades de Tim Cook, fazendo boa parte de sua produção na Foxconn, perto de Hong Kong — que reduziu custos por unidade e permitiu-lhe ter margens de lucro brutas de até 70%.
Seu sucesso abrange trabalho em equipe, equipe criativa, coragem de errar e corrigir o erro, buscar recursos mesmo em crises.
======================================================================
2 - Mantenha a geração de valor em sua empresa:
O segundo conceito que Steve Jobs domina é o de valorização do produto e da empresa (“Value Cycle”, no original em inglês), ou seja, a ideia de que, para ter um desempenho superior, a empresa deve traçar sua estratégia por meio de três processos distintos
Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/segredos-do-sucesso-de-steve-jobs-que-podem-ajudar-sua-empresa-crescer-13758519#ixzz4zT9gdMjG 
stest 
Leia mais: https://oglobo.globo.com/economia/segredos-do-sucesso-de-steve-jobs-que-podem-ajudar-sua-empresa-crescer-13758519#ixzz4zT9XedsN 
stest 
obs deu a visão, a metodologia e garantiu a execução.
Seu maior patrimônio empresarial é o carisma e a capacidade de atrair grandes pessoas para a Apple, além de obter um ótimo trabalho delas. O sucesso de Steve Jobs também tem muito a ver com os seus parceiros criativos”, considera Kahney. É com essas duas características que o CEO consegue manter a fidelidade dos clientes. “Saber que a empresa sempre vai lançar produtos inovadores atrai os consumidores”, ressalta.
é que Jobs consegue “fazer a diferença na vida das pessoas.”
 “‘Apple contra Google’ é o novo ‘Apple contra Microsoft’, mas desta vez na área dos smartphones em vez de computadores. Assim como a empresa de Jobs fez negócios com a Microsoft por muitos anos, ela continuará a contar com o Google também
FRACASSOS
» Claro que não só de bons frutos vive Steve Jobs. Durante esta década, o CEO enfrentou na empresa produtos que fracassaram e tiveram problemas. O mais conhecido é o caso da antena do iPhone 4. Mídias especializadas diziam que até mesmo um recall do produto não estava descartado. Em 2006, o Apple TV era lançado e o que deveria ser sucesso por levar a internet para a televisão não atraiu o público. Dois problemas afastaram o consumidores, a falta de conteúdo e a péssima qualidade de imagem, apesar de um dos requisitos do equipamento ser uma televisão HDTV. No entanto, Jobs conseguiu contornar os dois problemas. “Não somos perfeitos”, disse, antes de explicar a questão da antena e distribuir para os consumidores capas para o telefone. No caso do Apple TV, a empresa renovou o aparelho este ano e aumentou as parcerias para distribuição de conteúdo.
A Apple Computer Inc. foi fundada em 1976 por Steve Jobs, então com 21 anos e Stephen Wozniak, com 26. Ela funcionava na garagem dos pais de Jobs e para iniciar suas atividades, contou com investimento vindo da venda de uma Kombi de Jobs e de uma calculadora de Wozniac
Em 1980 a empresa se lança no mercado de capital aberto tendo a maior oferta pública de ações desde 1956, recorde até então da Ford Motors, tornando multimilionários rapidamente os funcionários que tinham opções por ações. No início dos anos 80, o Apple II tornou-se o primeiro PC de sucesso para o mercado de massa. Através da Apple o mundo conheceu a interface gráfica, tecnologia que mais tarde transformaria o sistema DOS na plataforma mais popular do mundo: o Windows
A Apple é um exemplo disso, os resultados da empresa e sua guinada para sucesso na década de 90, com a volta de Steve Jobs depois de um período extremamente complicado, bem como a aplicação de um novo modelo gestor, focado no desenvolvimento de pesquisa e tecnologia provam que a inovação e a criatividade são fatores condicionais para o sucesso organizacional.
Funcionalmente, a inovação, tendo a criatividade como sua componente, é um processo fortemente ligado às pessoas,ao seus envolvimento, motivação e o quanto são conhecedoras dos processos organizacionais e seus mercados. Para Jobs, a inovação nada tem a ver com a quantidade de dólares que se investe numa empresa, não é apenas uma questão de dinheiro. É em sua equipe de 4 trabalho que o empreendedor busca sua motivação, assim como a inspiração advinda compreensão do negócio em si. (K
A inovação pode ser interpretada como um fenômeno sociológico ligado à capacidade de comunicar valor às pessoas, de estabelecer conexões psicológicas excelentes e superiores às dos concorrentes, e de fazer, sobretudo, com que o cliente esqueça-se de outras marcas, humanizando a imagem da organização e dialogando com o público-alvo.
As tecnologias possibilitaram o desenvolvimento da concepção de marketing global. Com a internet, as possibilidades do marketing romperam as barreiras nacionais e o mercado tonou-se apenas, uma imensa aldeia global.
Mudou gestores, mudou sua filosofia e cultura e perdeu posição no mercado de computares, de líder nos anso 70 a um fracasso no final dos anos 90, 
As mudanças da Apple começaram pelo planejamento de seu portfólio.
Após o diagnóstico das condições organizacionais, a Apple decidiu alterar drasticamente sua estrutura e linha de produtos. Retomou o diálogo com a Microsoft, desenvolvedora da suíte Office
Além disso, a percepção do valor da marca foi fundamental para a nova estratégia da empresa. A Apple percebeu que seu maior ativo era sua marca, e que embora houvesse um desgaste sob diversos aspectos do negócio, a marca continuava forte. Assim um investimento maciço na política de comunicação da empresa, afim de concentrar esforços no sentido de dar uma reposicionar a marca, e especialmente, retomar seu diálogo com seus clientes (à época, cerca 25 milhões) demarcaram a nova estratégia organizacional da empresa. A Apple também acabou com o negócio dos clones. Se alguém quisesse um Mac, deveria comprar um original, diretamente da Apple, E não um similar. Esta medida eliminou grande parte da concorrência direta. É importante apontar que nesta retomada, a Apple percebeu que seu negócio não era o mesmo da Microsoft e que as duas empresas tinham mercados estratégicos diferenciados
Neste sentido, a empresa buscou trabalhar seus pontos fortes.
Neste sentido, a empresa buscou trabalhar seus pontos fortes.
A Apple desenvolveu uma série de produtos muito criativos, chegando até aos iPods, com os tradicionais, Nano, Shuffle, e Touch; em seguida evoluíram para os iPhones, um dos maiores sucessos da telefonia mundial.
Em 2001, foi lançado o iTunes uma mistura de tocador de música digital e webstore. Este inclusive é a maior galeria de música digital legalizada do mundo, vendendo clipes, músicas, filmes e séries. O iPhone é o ápice da nova cultura da empresa. Ele demarca um novo paradigma nas relações de interação com os telefones e na integração destes com a internet e com os computadores, representando segundo a própria Apple, um jeito simples de usar tecnologia, de forma criativa para um mercado diferenciado. A empresa também trouxe um novo conceito em cores com o lançamento do iMac, - que vendeu 6 milhões de unidades, tornando-se o computador mais vendido da história - utilizando uma nova e criativa metodologia tecnológica que configurou-se como vantagem competitiva: interface amigável, fácil configuração e personalidade própria. O iMac também foi pioneiro: numa época em que os disquetes eram indispensáveis, ele não possuía o drive, tendo sido uma das primeiras máquinas a usar o usb3 .

Continue navegando