Buscar

resumo de LOGISTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LOGISTICA
Definição: Existem muitas explicações para a origem e definição de logística: muitos autores atribuem seu desenvolvimento as forças armadas em tempos de guerra.
Objetivo: Seu objetivo é fazer com que este produto chegue ao consumidor no tempo, no preço, na quantidade e com a qualidade que foram planejados no início do processo.
O principal objetivo da logística é satisfazer as necessidades dos clientes. 
O objetivo da logística é conciliar as atividades de armazenagem, transporte
e distribuição da empresa de forma a atender as necessidades dos clientes com o menor custo total e obter vantagens competitivas.
Hoje a logística pode ser entendida desde a extração da matéria prima, até o consumo final do produto. Além da movimentação física dos materiais, os fluxos de informações que colocam os materiais em movimento, fazem parte da finalidade da logística. 
A logística está preocupada com: 
O fluxo:
 Informações > matérias primas > materiais auxiliares e de manutenção, > recursos produtivos > pedidos de venda > estoque em transformação, > planejamento e controle da produção > estoque de produtos acabado > distribuição. 
Essas três atividades (armazenagem, transporte e distribuição)
não podem ser pensadas isoladamente, pois são dependentes uma das outras e também de outras atividades cruciais para o sucesso da logística (como a rede e as informações).
A logística se inicia nos fornecedores primários de matéria prima e se
encerram no consumidor final, em alguns casos, até mesmo após o consumo final do produto.
A logística é vital para o sucesso de uma organização. Além da movimentação física dos materiais, fazem parte do escopo de logística os fluxos
de informações que colocam os materiais em movimento, e todo o planejamento pertinente a essas atividades.
Nenhuma operação produtiva, ou parte dela, existe isoladamente. Todas as operações fazem parte de uma rede maior. Essa rede inclui fornecedores e clientes. Também inclui fornecedores dos fornecedores e clientes dos clientes e assim por diante. 
As operações logísticas não serão eficientes sem um prévio
planejamento e organização dos recursos necessários para a execução de suas atividades. No projeto da rede de operações deve levar em consideração todos os equipamentos e toda a infraestrutura utilizada pela logística sem negligenciar a localização de cada um desses itens.
Um dos grandes custos logísticos (o custo do transporte) pode ser fortemente impactado pela localização das operações da empresa, outro grande custo logístico (armazenagem e movimentação) também poderá ser impactado pelo projeto físico de toda a estrutura de operações.
Definições sobre o tamanho e a localização de galpões e centros de distribuição, quantidade de equipamentos, tipo de instalações e organização do trabalho a ser executado em cada local são algumas das questões analisadas no projeto de rede.
O projeto de rede, busca fornecer a empresa vantagens operacionais em cada detalhe e em cada ponto de sua rede estrutural, seja reduzindo alguns centavos no transporte da mercadoria, adiantando a entrega em alguns minutos ou pagando um valor menor pelos custos de aluguel ou energia.
Gerenciamento de Informações
Com a tecnologia que vimos atualmente, obtemos muitas informações até mesmo em tempo real. Uma grande parte das atividades encontradas no fluxo logístico se apoia nas informações recebidas a todos os momentos para antecipar as necessidades futuras de seus clientes e da própria empresa.
Essa diversidade de informação também é necessária para que o pedido do cliente seja atendido conforme suas expectativas. Um sistema de informação que não funcione de forma eficiente pode levar os gestores logísticos a tomarem decisões precipitadas em relação às atividades futuras de todo o fluxo logístico, ou causar insatisfação em um cliente devido a dúvidas e erros em seu pedido. A obtenção de informações tem sido cada vez mais fácil e o desafio está em realizar uma gestão eficiente dessas informações a tempo hábil de tornar o processo cada vez mais eficiente.
O pedido de um cliente é a principal transação na logística. Inicia-se no recebimento inicial do pedido por um vendedor e só se conclui após a entrega do produto, podendo ser gerenciadas por recursos tecnológicos com o duas podem ser gerenciadas por recursos tecnológicos com o objetivo de diminuir o tempo total do pedido e aumentar a confiabilidade que o cliente pode ter no pedido.
GERENCIAMENTO DE PEDIDOS

Continue navegando

Outros materiais