Buscar

Orientações do Estágio II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �2�
ESTÁGIO II – 8º Semestre – Atividades e regulamento (recomenda-se a impressão desse arquivo)
Prezados alunos, abaixo segue o regulamento e cronograma do 8º semestre. 
Essa disciplina continua a ser ministrada pelos mesmos professores do 7º semestre, mantendo o seu orientador da parte I. 
No 8º semestre, terão 9 (nove) atividades, sendo que 8 (oito) atividades deverão ser apresentadas em 6 (seis) portfólios de forma obrigatória, de acordo com o cronograma (ver QUADRO 1, página 3). E irão nos enviar, a via física do relatório final, de acordo com a estrutura disposta no QUADRO 2, página 5.
A PRIMEIRA COISA A FAZER NO 8º SEMESTRE É: 
Se certificar que obteve aprovação no ESTÁGIO I, se você cumpriu o cronograma de envio das atividades e enviou o pré-relatório, impresso em espiral dentro do prazo ou de acordo com instruções do seu orientador, você deve ter obtido uma nota, deve verificar se essa nota foi publicada e a média sendo igual ou superior a 7 (sete) está aprovado, caso seja inferior está de Dp no ESTÁGIO I. 
Agora caso tenha feito tudo de acordo com essas recomendações e ainda não tenha sua nota mande um email para fabio.ead@unigran.br explicando o seu caso e quem é seu orientador. 
E por fim, caso você NÃO tenha sido aprovado no ESTÁGIO I e opte em cursar ambas as matérias (ESTÁGIO I e ESTÁGIO II) de forma paralela, leia o próximo tópico. 
APENAS AOS ALUNOS QUE REPROVARAM OU AINDA NÃO CURSARAM O ESTÁGIO I
Caso você tenha reprovado ou devido o processo de aproveitamento, tenha optado em fazer o ESTÁGIO I e II de forma paralela, já deve ter iniciado o ESTÁGIO I nesse semestre, caso contrário possível que não termine nesse semestre.
Aproveitando, reforçamos a mensagem, de que irá precisar de mais tempo, atenção e o trabalho será em dobro, pois, quem optou em fazer ambas as matérias de forma paralela foi você.
Obs.1: Lembrando também que, mesmo que ambas as disciplinas sejam continuação uma da outra, você deve enviar a parte I, encadernada em espiral, conforme estrutura orientada no arquivo ESTÁGIO I - Atividades e regulamentos e, a parte II, encadernada em capa dura conforme estrutura orientada no arquivo ESTÁGIO II - Atividades e regulamentos.
Obs.2: A sua aprovação na parte II não garante a aprovação na Parte I e assim vice versa, deve fazer as atividades e seguir o cronograma de cada disciplina.
Após ter se certificado quanto a sua aprovação ou não no Estágio I, vamos continuar com as recomendações para o Estágio II.
PARA OS ALUNOS QUE FORAM APROVADOS NO ESTÁGIO I 
Revisar seu pré-relatório do 7º de acordo com as orientações do docente, urgente as faça, pois, caso não faça e envie seu relatório final com os erros, seu relatório final está automaticamente REPROVADO; 
Caso o docente não tenha enviado a ficha de avaliação ou correção, solicite a ele:
fabio.silva@unigran.br / samuel.ead@unigran.br / saulo.brum@unigran.br / claudia.noda@unigran.br / lesley.bueno@unigran.br / avschneider@unigran.br 
ATENÇÃO: Caso não tenha enviado o pré-relatório impresso não tem como o orientador te enviar essa ficha. (Irá solicitar a ele apenas caso tenha sido APROVADO no ESTÁGIO I)
PARA TODOS OS ALUNOS MATRICULADOS DE FORMA REGULAR 
Agora que já resolveu e se certificou que não tem mais pendências e nem dúvidas sobre a parte I, deverá assinar a documentação inicial como fez no Estágio I (MODELO A e o TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO); Lembre-se, agora é outra disciplina, mas é uma continuação do Estágio I, deve manter o mesmo TEMA – ÁREA TEMÁTICA e deve ser na mesma empresa, mas sendo outra disciplina em um novo período deve revisar as datas, tenha atenção para não datar de forma errada, não assinar documentos aos domingos e feriados, pense, raciocine antes de fazer as coisas. 
Lembrando que as datas de todos os documentos devem estar compreendidas dentro do período de vigência da disciplina. E por fim, 
REFORÇANDO as recomendações do semestre anterior 
Leia com muita atenção essas orientações abaixo, pois, em todas as atividades, esses itens serão avaliados e terão o maior peso em suas notas: 
Aspectos de normas técnicas, metodológicos que compreende as citações, referências bibliográficas, plágio, grafia e pontuação. Na plataforma no campo MATERIAL DE AULA > ARQUIVOS e no campo LINKS existem diversas orientações para procederem às pesquisas necessárias. Lembrando que plágios, cópias da INTERNET com intuito de “tentar” enganar os professores é motivo para reprovação e depois não adianta vir com a desculpa “que não sabia fazer”. Assim orientamos desde o início da disciplina, que deve rever a disciplina de metodologia cientifica (métodos das ciências). 
MUITA ATENÇÃO 
Nós não iremos mais ensinar como se faz uma citação, quais são os tipos e/ou como alocar uma referência bibliográfica de acordo com as normas, agora, apenas iremos cobrar, pois, se está no último ano do curso de nível superior, pressupõe que você já saiba dessas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e se não sabe, não lembra, terá que pesquisar; 
Ressaltando que a prova de autoria poderá ser requerida pelo professor orientador quando este entender como necessária. Os professores que estiverem participando do relatório em questão também poderão requerê-la para análise conjunta. A recusa ou não comprovação por parte do estudante da prova de autoria solicitada implicará a reprovação automática, ou seja, o aluno apresenta diversos nomes de livros e bibliografias no decorrer do projeto e se necessário podemos pedir esses livros de onde retirou as citações. Assim, fique atento, que existe uma diferença muito grande entre citar pesquisando direto em um livro para citar de um artigo extraído da internet que se utilizou da citação; 
OUTRO ponto que também será avaliado é a estruturação física do seu relatório final, sendo as questões de espaçamentos (entre titulo e subtítulo, entre titulo/subtítulo e parágrafo, entre parágrafos e entre parágrafos e subtítulos), margens, paginação, recuos dos parágrafos, formatação dos títulos e subtítulos de acordo com a sua seção (primária, secundária, terciária e quaternária), entre outros correlacionados. Veja que em seu guia de estudo tem um capitulo completo que versa sobre apresentação dos relatórios e tem todas as orientações quanto a esses quesitos, ou seja, basta apenas você seguir o que está orientado;
Sendo assim, caso sua atividade tenha o valor de até 1 (um) ponto, 50 % dessa nota será atribuído as esses aspectos (metodológicos e estruturais), o restante será a sua capacidade de assimilação, análise, visão e elaboração do relatório.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES e PRAZOS
	Portfólios
	Atividades 
	Nota máxima
	Prazo limite de envio
para recebimento final, após essa data, a atividade não é mais corrigida.
	
1
	Modelo “A”
	
0,25
	04/05/2012 
Sem esses documentos seu atendimento fica comprometido até regularização.
	
	Termo de Compromisso de Estagiário
	
	
	2
	Vivência do Estágio
	2,5
	25/05/2012
	3
	Considerações Finais
	1,5
	
	4
	Referências Bibliográficas de ambas as matérias: ESTÁGIO I + ESTÁGIO II
	1,0
	
01/06/2012
	
5
	Apêndices/Anexos caso não tenha nada que se encaixe como apêndice e/ou anexo, desconsiderar esse portfólio.
	
0,5
	
	
6
	Declaração de Estágio
	
0,25
	08/06/2012
	
	Modelo “B”
	
	
	
7
	
Correções orientadas na ficha individual do 7º semestre
	4,0
	Essa atividade não deve ser enviada ao docente, você deve revisar de acordo com as orientações do semestre anterior e da ficha de avaliação.
QUADRO 1: Cronograma semestral
Fonte: Elaborado pelos professores
Obs.: As atividades 1 e 6 não devem ser encadernadas no relatório final e nem citada no sumário, mas devem vir junto com o relatório final, caso não venha, sua nota não será publicada. As notas das atividades só serão publicadas após recebermos a via física do Relatório final mais os documentos.Orientações gerais: 
A disciplina inicia em 15/04/2012 e tem como término dia 15/06/2012 (prazo limite de atendimento)
O relatório é desenvolvido de forma INDIVIDUAL e, por ventura, caso tenha mais de um estagiário na mesma empresa, os relatórios serão comparados e o mínimo indício de cópia será motivo do orientador zerar ambos os relatórios, independente de quem fez e quem copiou; 
Lembre-se, cópia da internet ou semelhante a de outro colega será zerado (o seu e o do outro colega), faça o seu trabalho, pois, caso tenha que apresentá-lo (defender) será questionado em diversos pontos e normalmente nessa situação acontecem às descobertas das cópias, pois, o aluno não sabe de onde apareceu e/ou por qual razão existe essa situação.
NUNCA empreste o seu trabalho a ninguém, nem que seja apenas para ele (a) dar uma “olhadinha” caso faça, fique atento as consequências.
A disciplina em questão não tem provas e nem exames e caso não mande as atividades de acordo com os prazos e/ou não envie o trabalho impresso, está automaticamente de Dp;
A entrega de atividade fora do prazo, caso seja aceita, acarretará em penalização de 50% na nota da atividade, sendo avaliadas da mesma forma que a parte I dessa disciplina, então, muita atenção. 
O prazo limite de envio de cada atividade já é com os envios e reenvio para correção, após a data limite, será desconsiderado, ou seja, não será mais corrigido. Dentro do prazo estipulado, você pode enviar e reenviar, mas sendo coerente, esse negócio de mandar a mesma atividade 4 a 5 vezes se chama FALTA DE ATENÇÃO e isso não vai ser aceito, além de ser motivo pra depreciação de sua nota; 
Cada Atividade deve vir no portfólio correspondente, exemplo: 
A Vivência do Estágio deve vir SOMENTE no portfólio 2, as Referências Bibliográficas SOMENTE no portfólio 4, caso mande em outro será desconsiderado, mesmo procedimento quanto o reenvio, deve ser postados como COMENTÁRIO DO ALUNO no portfólio correspondente, caso reenvie a atividade corrigida em outro portfólio, será desconsiderada; 
Prazo de entrega do relatório FINAL: 02/07/2012
DUAS VIAS, SENDO: 
* 1 (uma) VIA PARA DEIXAR NO SEU POLO DE APOIO PRESENCIAL; 
* E A OUTRA VIA PARA SER REMETIDO PARA A UNIGRAN PARA NOTA FINAL
Obs.: Alunos matriculados no polo de DOURADOS/MS será necessário apenas uma via. 
A ENCADERNAÇÃO DEVERÁ SER capa dura em cor azul anil com identificação do título do trabalho também na lateral. (VER MODELO NA PLATAFORMA).
No campo MATERIAL DE AULA > ARQUIVOS, alocamos exemplos da CAPA, assim, leve as imagens para a gráfica onde irá fazer o serviço. 
A remessa do relatório final é de responsabilidade do aluno; 
REFORÇANDO, a partir do DIA 02/07/2012 não aceitaremos mais nenhum RELATÓRIO e você estará de Dp para o próximo semestre.
Endereço para remessa do relatório final
Centro Universitário da Grande Dourados
UNIGRAN NET – SETOR DE PROVAS
A/C Prof.º Nome do seu orientador
Rua Balbino de Matos, Nº. 2121.
Jardim Universitário
CEP: 79.824-900
Dourados – MS
AOS ALUNOS DE DOURADOS/REGIÃO OU QUE QUEIRAM ENTREGAR PESSOALMENTE basta trazer nesse endereço e entregar no departamento de provas.
MUITO IMPORTANTE
	Elementos
	ORDENAMENTO METODOLÓGICO DO RELATÓRIO FINAL IMPRESSO
	Preliminares ou Pré-Textuais
	Capa.
	
	Folha de Rosto
	
	Ficha de Identificação (verso da Folha de Rosto)
	
	Agradecimentos
	
	Epígrafe
	
	Listas (Siglas e Abreviaturas; Tabela; Quadro; Ilustrações)
	
	Sumário
	Textuais
	Capítulo 1 => INTRODUÇÃO
	
	Capítulo 2 => REVISÃO TEÓRICA
	
	Capítulo 3 => CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE DA EMPRESA 
	
	Capítulo 4 => HISTÓRICO DA EMPRESA 
	
	Capítulo 5 => VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
	
	Capítulo 6 => CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Pós-Textuais
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
	
	Apêndices
	
	Anexos
QUADRO 2: Estrutura do Relatório FINAL do Estágio Curricular Supervisionado 
Fonte: Elaborado pelos professores
Reforçando, não se esqueça de enviar os documentos, salientado que esses não devem ser encadernados e nem citados no sumário. Tenha atenção. 
Cordialmente,
Os professores.

Outros materiais