Buscar

DIREITO PENAL E O FILME LARANJA MECANICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL
Temos no presente filme Laranja Mecânica, Alex de Large, de personalidade sociopata e seus amigos, sujeitos desviantes que se recusam a viver de acordo com as regras seguidas pela maioria da sociedade, caso retratado no filme, onde o protagonista e seus amigos vivem em um mundo em que são donos da noite se utilizando de extrema violência para aterrorizar a vida de outras pessoas. 
Alex, traído por sua gangue depois de cometer um assassinato, é capturado, preso e mandado para a prisão e após 2 anos de violentos anos dentro da prisão, como ele cita no filme, sendo mal tratado por agentes penitenciários e nenhuma mudança no seu caráter, dispõem-se para ser o primeiro a ter contato com o experimento revolucionário de supressão de agressividade, que promete torná-lo um cidadão modelo, entretanto sabemos que o real objetivo de Alex é o de sair mais rápido da cadeia e não de se tornar um novo e bom homem. 
Como as leis parecem não funcionar para conter a ação criminosa, o governo acabou por buscar novas formas de reintegrar os “homens maus” na sociedade, transformando-os em homens bons, recorrendo dessa forma a mecanismos técnicos e psicológicos, testados na indução do comportamento de Alex.
Através dos tempos, o Direito Penal tem dado respostas diferentes a questão de como solucionar o problema da criminalidade. Essas soluções são chamadas Teorias da Pena, conforme estudado em sala, farei uma breve relação entre o filme Laranja Mecânica e as Teorias da Pena. 
Temos a presença da Teoria relativa, finalista, utilitária ou da prevenção, ou seja, a pena tem um fim prático e imediato de prevenção geral ou especial do crime. É geral porque intimida a sociedade a delinquir (defendida por Bentham, Beccaria, Fuerbach, entre outros), ou seja, é destinada ao controle da violência, podendo ser negativa ou positiva. É negativa por que cria nos potenciais criminoso, um contra-estimulo à prática de crime, intimidando os membros da coletividade acerca da gravidade e imperatividade da pena. É positiva porque procura demonstrar e reafirmar a existência, a validade e a eficiência do Direito Penal, evitando-se a ideia da vingança particular, por parte do ofendido e seus semelhantes. 
A prevenção é especial porque busca evitar a reincidência (prevenção especial negativa), ou seja, a segregação social do criminoso, será suficiente para impedi-lo de voltar a delinqüir e também preocupa-se com a ressocialização do condenado 
(prevenção especial positiva).

Continue navegando