Buscar

Exercícios Anatomia I-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Evandro R. Dubal – ATM2016/1
Anatomia Humana I – Meninges, Plexos Coróides e Sistema Ventricular
1. As meninges são divididas em:
a) Dura-máter e Pia-máter
b) Paquimeninges, correspondendo a dura-mater, e leptomeninge, correspondendo a aracnoide e a pia-mater
c) Dura-mater cranial e dura-mater espinhal
d) Pia-máter interna e pia-mater externa
e) Aracnóide e espaço epidural
2. Marque a alternativa incorreta:
a) O líquor é produzido ativamente pelas células dos plexos coroides e secretado dentros dos ventrículoes do SNC.
b) A dura-mater espinhal diferencia-se da dura mater cranial por apresentar um folheto único que é separado das superfícies ósseas das vertebras pelo ligamento amarelo e pelos plexos venosos vertebrais, enquanto que a cranial apresenta-se em duplo-folheto, sendo o externo intimamente em contato com a abóbada craniana.
c) A pia-mater alcança o cone medular onde emite um filamento delgado denominado filamento terminal da pia-mater, que perfura o saco dural e se insere no hiato sacral, junto com projeções da dura-mater espinhal.
d) A pia-mater caracteriza-se por estar intimamente ligada ao tecido nervoso, acompanhando-o a cada sulco e fissura, sendo a mais resistente entre as meninges, dando estabilidade estrutural ao SNC.
e) A aracnoide emite filamentos trabeculados em direção a pia-mater, e entre essas trabeculações encontra-se o espaço subaracnoide, onde é encontrado o líquido cefalorraquidiano, que absorve a força de impactos contra o SNC.
3. Sobre o sistema ventricular:
a) Os ventrículos somam 3 estruturas por onde circula o líquor.
b) Os dois primeiros ventrículos são praticamente espelhos um do outro e se comunicam com o terceiro através dos forames interventriculares.
c) O 3° ventrículo se comunica com o 4° através do canal ependimário.
d) O 4° ventrículo apresenta apenas dois orifícios por onde o líquor se exterioriza, sendo chamados ambos de forames de Luchka.
e) O líquido cefalo-raquidiano circula no sentido de sua secreção pelas granulações da aracnoide e reabsorção para o sistema venoso no interior dos ventrículos.
4. Marque a alternativa incorreta:
a) As meninges, principalmente a dura-mater, são vascularizadas pelas artérias meníngeas, em especial pela artéria meníngea média, ramo da artéria maxilar.
b) Os seios são espaços formados pela invaginação da película interna da dura-mater em determinadas fendas da superfície do SNC cranial, que deixa um espaço entre ela e a dura-mater externa, do qual seu interior é revestido de endotélio, fazendo parte, assim, do sistema circulatório venoso do indivíduo.
c) As cisternas são cavidades espaçosas do espaço sub-aracnoideo que se forma devido a irregularidade do tecido nervoso que é acompanhado intimamente pela pia-mater, diferentemente da membrana da aracnoide, que acompanha a dura-mater.
d) As pregas da dura-mater são formadas pelas invaginações do seu folheto interno, e um exemplo desta é a foice do cérebro.
e) A dura-mater é muito pouco inervada, diferentemente do SNC, que contém a grande número de receptores nociceptivos que são responsáveis pelas enxaquecas.
5. Todas afirmativas citam nomes de pregas da dura-mater, exceto:
a) Ligamento denticulado
b) Foice do cérebro
c) Foice do cerebelo
d) Diafragma da cela
e) Tenda do cerebelo
6. Todas as alternativas citam seios da dura-mater, exceto:
a) Seio sagital superior
b) Seio cavernoso
c) Seio frontal
d) Seio reto
e) Seio sigmoide
7. E.R.D., 26 anos, masculino, estudante, natural e procedente de POA, chega ao consultório por ter notado que seu olho direito estava pulsando e estava com a órbita protrusa a cerca de um dia. Nega outras queixas. Ao exame físico, você repara que o paciente devia ter feito a barba a pouco tempo, e que havia um corte de lâmina próxima a asa direita do nariz. P.A. de 118/70 mmHg, F.R. de 20 mrpm, Tax de 37,8°, sem outras alterações relevantes.
Você, se deparando com uma situação de emergência, decide internar o paciente e começar o tratamento o quanto antes.
Qual o provável diagnóstico do paciente?
a) Doença de Graves
b) Miastenia Grave
c) Glaucoma
d) Exoftalmia Pulsátil secundária a Infecção
e) Síndrome de Sjögren
8. C.A.I., 22 anos, masculino, estudante, natural e procedente de POA, chega a emergência com uma lesão no crânio, no hemisfério direito. Paciente refere que estava jogando bola com a turma a mais ou menos uma hora, quando dividiu a bola em um lance mais forte e foi ao chão, batendo com a cabeça no lado da lesão que você está examinando nesse exato momento. Você pede um raio X de crânio em corte coronal e observa uma pequena fratura na articulação temporo-parietal e um pequeno afastamento da meninge da abóbada craniana no mesmo local. Você, já com a suspeita diagnóstica, segura o paciente na emergência e pede outro raio X após 1 hora, que revela aumento do desprendimento da meninge próxima a fratura. Com base nesses achados você interna o paciente para um procedimento de emergência.
Qual o provável diagnóstico do paciente?
a) Hematoma Subdural
b) Hematoma Epidural
c) Hematoma Sub-aracnoideo
d) A.V.E.
e) Dissecção de carótida comum
9. B.V., 20 anos, feminina, estudante, natural de Venâncio Aires e procedente de POA, chega a emergência com uma perda lenta e progressiva do sensório a alguns dias. Relata apenas ter batido forte com a cabeça ao acordar, a uns 3 dias. Sem outras queixas relevantes. Exame físico mostra diminuição do nível de consciência e vigília. No mais, nada de muito relevante. Você pede um raio X de crânio com a suspeita de quais possíveis diagnósticos?
a) Hematoma Subdural ou meningioma
b) Hematoma Epidural ou meningioma
c) Hematoma Sub-aracnoideo ou meningioma
d) Hematoma Extradural ou meningioma
e) Meningioma somente
10. Qual a afirmativa errada?
a) Anestesia raquidiana é a realizada através da introdução do anestésico no espaço sub-aracnoide.
b) Anestesia epidural é a realizada através da introdução do anestésico no espaço epidural, no momento em que perfura o ligamento amarelo.
c) O folheto externo da dura-mater cranial é o único que é continuo com a dura-mater espinhal.
d) As meninges se originam do mesoderma embrionário.
e) O espaço preferido para procedimentos anestésicos, biópsias e punções de líquor é entre o fim da medula espinhal e o final do saco dural, sendo o primeiro em torno de L2 e o segundo em torno de S2, pois não há o risco de lesão medular, e somente se encontra nesse local um aglomerado de terminações nervosas que juntas são denominadas cauda equina.
Gabarito:
1-B
2-D
3-B
4-E
5-A
6-C
7-D
8-B
9-A
10-C

Continue navegando