Buscar

Avaliação Final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (404624) - Legislação Aduaneira (LOD29)
 Prova: 6537343
QUESTÃO:
1. A disputa entre países por mercados numa esfera global é bastante acirrada. Os países se unem através da formação de blocos econômicos para alcançar sua participação e ter atuação comercial no mundo com o objetivo de se fortalecer economicamente. Com a existência de diversos tipos de blocos econômicos com denominações diferenciadas e alguns níveis de formação entre os seus países membros, podemos mencionar como exemplos dos blocos econômicos a zona de preferências tarifárias ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a zona de livre comércio, NAFTA (Tratado de Livre Comércio das Américas), a união aduaneira, o Mercosul (Mercado Comum do Sul), entre outras. De acordo com Tredesini (2011, p. 23), "A união aduaneira é a segunda etapa de formação de um bloco. Não existe uma regra de quanto tempo os países permanecem na fase inicial de zona de livre comércio, para então evoluir para a segunda fase que é a união aduaneira". Partindo do pressuposto, disserte sobre a união aduaneira e mencione seus objetivos.
FONTE: TREDESINI, Elis Regina. Comércio exterior. 2. ed. Indaial: Grupo Uniasselvi, 2011.
RESPOSTA ESPERADA:
União aduaneira é uma área de livre comércio e formada por um grupo de países que se associaram e se caraterizam por possuírem uma tarifa externa comum (TEC) e a livre circulação de mercadorias provenientes dos países associados. A Tarifa Externa Comum é uma taxa comercial padronizada por um grupo de países, em que todos os países associados aplicam a mesma taxa sobre a importação de mercadorias dos países não pertencentes ao grupo ou dos países não participantes do Mercosul. Seus objetivos são: as pessoas e as mercadorias têm passagem livre nas fronteiras; os estados-membros ou os países associados têm a eliminação de tarifas internas; possuem uma tarifa externa comum entre os associados e os demais países do mundo.
QUESTÃO:
2. Toda atenção é de suma importância na elaboração de um contrato internacional de compra e venda, sendo um acordo de vontade entre as partes, não bastando que as pessoas envolvidas o queiram, é necessário que manifestem de alguma maneira o que querem contratar. O contrato de compra e venda é o contrato pelo qual o vendedor se obriga a transferir a propriedade de algo ao comprador, mediante pagamento em dinheiro. Para que as partes não venham a sofrer nenhum problema futuro com relação às cláusulas contratuais, é necessário estar atento à formulação deste e o manifesto quanto ao preço, condições do negócio, entrega da mercadoria, formas de pagamento, entre outros. Todas essas incertezas tornam ainda mais importante estipular no contrato a cláusula do foro internacional. Partindo desse pressuposto, disserte sobre o foro internacional e sua importância.
RESPOSTA ESPERADA:
Todo contrato internacional deverá constar a cláusula do foro internacional para estabelecer o vínculo do sistema jurídico de determinado país. É muito importante determinar a cláusula de foro internacional. Dependendo do país, alguns não consideram importante onde o contrato será assinado, por usarem outros critérios, como a nacionalidade das partes ou o lugar onde as obrigações contratuais serão cumpridas, dependendo do foro onde a causa será discutida. A cláusula do foro é aquela pela qual as partes determinam em que país e cidade serão propostas e julgadas as ações contratuais. Ao estabelecer o foro internacional, exige-se cautela para evitar que uma das partes inicie uma ação em um país, e outra parte inicie outra ação semelhante em outro país, por não haver um sistema jurídico internacional padronizado.

Continue navegando