Buscar

AULA 1 EX 3 D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIDÁTICA
CEL0304_A1_201605099848_V3
	
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: DANIELE LOPES DE FIGUEIREDO
	NOTA: 10,00
	Disciplina: CEL0304 - DIDÁTICA 
	Período Acad.: 2017.2 EAD (G) / EX
	
	
		1.
		Sobre prática docente é INCORRETO afirmar
		
	
	
	
	
	A possibilidade de novos aprendizados constitui a identidade do ser professor. O docente pode tentar ser diferente capaz de se ajustar às novas exigências da sociedade, do conhecimento, dos meios de comunicação e informação, dos alunos e dos diversos universos culturais. Uma vez que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e na educação não forçam mudanças na sua formação
	
	
	O professor de Educação Física precisa refletir acerca de sua didática e avaliar sua ação docente. Pois a aprendizagem ocorre na relação professor-aluno e aluno-professor, com ênfase no respeito às diferentes subjetividades envolvidas nesse processo.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	No decorrer de sua ação o professor de Educação Física, seja licenciado ou bacharel, precisa estar atento às mudanças acerca dos discursos sobre educação, corpo, saúde, que vão surgindo no contexto social, com o intuito de não só dinamizar suas aulas, como também de manter-se informado acerca das discussões em torno de sua prática
	
	
	É papel do professor de Educação Física mostrar aos alunos que é preciso construir um entendimento sobre as práticas corporais, ¿tanto como meio de conquista da harmonia e do equilíbrio corporal, quanto como meio capaz de superar o interesse de conquista de modelos e estereótipos de beleza predominante¿ (DAMIANI e SILVA, 2005, p.90), levando-os a refletirem sobre suas práticas e escolhas quanto aos cuidados com o corpo
	
	
		2.
		(TJPE, 2009). No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo" (p.15). Marque a alternativa que NÃO corresponde ao Saber Docente:
		
	
	
	
	
	A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores.
	
	
	O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela.
	
	
	O saber dos professores é plural, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos.
	
	
	O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.
	
	
	O saber experiencial está relacionado à formação docente que ocorre no decorrer de sua história pessoal, escolar e profissional.
	
	
		3.
		A questão da qualidade de ensino nas escolas está ligada à competência dos profissionais que nelas atuam e a resistência à ideologia que atravessa o sistema educacional. Dessa forma, é correto afirmar que é necessário ao professor em sua prática pedagógica cotidiana:
		
	
	
	
	
	abrir espaços para os alunos formularem questões teóricas relacionadas aos conhecimentos científicos.
	
	
	condicionar a prática pedagógica, segundo senso comum pessoal do professor;
	
	
	comprometer-se com a educação, sem se preocupar com as mudanças sociais;
	
	
	favorecer o desenvolvimento de uma escola democrática que tenha a ver com as experiências, vivências e conhecimentos dos alunos;
	
	
	promover a prática de projetos e currículos a partir de disciplinas teóricas;
	
	
		4.
		(TJPE, 209). Segundo CANDAU (1983), "A análise do papel da didática na formação de educadores tem suscitado uma discussão intensa. Exaltada ou negada, a didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os problemas da prática pedagógica, está, certamente, no momento atual colocada em questão". (p. 12) Quando se afirma que a Didática está em questão, subentende-se que:
		
	
	
	
	
	A ênfase da didática deve ser sobre os conteúdos curriculares.
	
	
	É preciso valorizar unicamente a prática pedagógica do professor.
	
	
	O objeto de estudo da didática mudou.
	
	
	A didática precisa ser estudada a partir do contexto social e histórico em que está inserida.
	
	
	A didática deveria priorizar as novas tecnologias.
	
	
		5.
		O procedimento de ensino pode ser entendido como será a execução da aula e uma boa aula é quando se torna significativa e não mecanizando, cabendo ao professor fazer avanços e recuos. Nessa perspectiva, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e depois marque a alternativa correta.
( ) O professor pode encerrar sua aula com um jogo (coletivo), mas continuar a temática de estudos em dias posteriores;
( ) Um seminário pode ser exemplo do próprio procedimento metodológico da aula;
( ) Empenho e interesse dos alunos não fazem a diferença em relação ao alcance dos objetivos educacionais;
( ) Um bom exemplo de aula pode ser: o professor realiza sua aula com base em repetições e ao final faz uma roda de conversa com os alunos sobre o que eles entenderam;
( ) Uma aula na qual o professor utiliza o procedimento de aula expositiva dialogada pode ser entendida como uma aula na linha crítica em que o objeto de estudos é problematizado.
		
	
	
	
	
	V V F F V
	
	
	V V V F F
	
	
	V F V F V
	
	
	F F F V V
	
	
	F V F V F
	
	
		6.
		Zabala (2002) afirma que "A resposta à função social que deve exercer o sistema educativo é o único meio para poder entender a pertinência e a relevância dos conteúdos disciplinares que devem ser objeto de aprendizagem e, como resultado dessa função, definir a melhor maneira de apresentar os conteúdos." Ainda, segundo o autor, a definição da função social do ensino se reveste de complexidade, pois
		
	
	
	
	
	o trabalho do professor deve centrar-se no que está escrito no livro didático que foi adotado pela escola.
	
	
	defende a inexistência de um corpo de conhecimentos porque dificulta o processo de revisão dos modelos de sociedade.
	
	
	no ensino, qualquer atuação deve prescindir da expressão de ideais de pessoa e de sociedade, sem explicitação dos modelos que estão sendo promovidos.
	
	
	a escola é obrigada a viver em constante estado de reinterpretação das finalidades educativas, em função das novas variáveis que aparecem e novos referenciais explicativos.
	
	
	a intervenção na melhora dos âmbitos da pessoa e da sociedade exige objetivos que não ultrapassem a realidade que se quer melhorar.
	
	
		7.
		Quando o conhecimento se torna ensinável, de modo que o aluno encontre sentido no mesmo, não reproduzindo-o, mas, estabelecendo relação com o seu cotidiano, podemos dizer que o professor trabalhou a ciência de forma:
		
	
	
	
	
	Linear
	
	
	Contextualizada
	
	
	Arbitrária
	
	
	Fragmentada
	
	
	Determinística
	
	
		8.
		A educação nos acompanha por toda a vida. A todo o momento estamos aprendendo, ensinando, nos educando e participando da educação de alguém. Assim, a educação é um processo que guarda múltiplas dimensões: pessoal, social, econômica, política, filosófica. Diz respeito a processos individuais e coletivos de aprendizagem, a dinâmicas de grupos e culturas, a determinantes e estruturas de produção e poder, a concepções de mundo e de homem. Nesse sentido, responder sobre o conceito de educação não é tarefa fácil, pois:
		
	
	
	
	
	há apenas um conceito único que deverá ser aprendidopelos professores;
	
	
	será determinado exclusivamente pelo saber da prática docente;
	
	
	envolve apenas o processo de aprendizagem que ocorre na sala de aula;
	
	
	é determinado pelas instâncias superiores, tais como no Ministério da Educação;
	
	
	vai depender da concepção de sociedade, de mundo, de educação que desenvolvemos ao longo de nossa trajetória acadêmica e profissional;

Continue navegando