Buscar

Relatório 01 Medidas com o Multimetro

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE “FASE”
	 Campus de Aracaju
Departamento de Engenharia
DISCIPLINA: CCE1028 - ELETRICIDADE APLICADA
EXPERIMENTO 01 – MEDIDAS COM O MULTÍMETRO
JOCLEBER DIAS DE SALES – 201601529929
JOHN CLEYTON SILVA DOS SANTOS – 201602639851
JOSEILDON DA SILVA DANTAS – 201602385491
GABRIEL ELIAKIM AMORIN LIMA – 201701198983
RAFAEL ALEXANDRE SANTOS ARIMATEA - 201601249152
 
Professor Dr° Jomar Batista Amaral
Aracaju - SE 
Março de 2018
SUMÁRIO
1 - RESUMO-----------------------------------------------------------------------------------------03
2 - INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------03
3 - OBJETIVOS-------------------------------------------------------------------------------------05
4 - MATERIAIS UTILIZADOS ------------------------------------------------------------------05
5 - PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL-----------------------------------------------------05
6 - CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------07
7 - BIBLIOGRAFIA---------------------------------------------------------------------------------08
1 – RESUMO
O experimento relatado durante todo este relatório foi realizado no laboratório da Faculdade Estácio de Sá, como método de avaliação parcial da disciplina de Eletricidade Aplicada, onde por meio do professor foi explicado um pouco sobre o conceito de Medidas com o Multímetro, sendo este o aspecto norteador para que se possa observar na prática como se dá esse conceito aplicado nas mais diversas situações.
2 – INTRODUÇÃO
	No experimento da aula prática de Eletricidade Aplicada feito no dia 26 de fevereiro de 2018, foi necessário utilizamos alguns materiais, tais como, multímetro, resistores e uma fonte de alimentação digital de corrente contínua. 
	Sendo assim se faz necessário para o bom entendimento deste relatório que abordamos um pouco sobre cada um desses elementos.
O multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – Digital Multi Meter em inglês) é um aparelho utilizado para medidas elétricas, de três tipos de grandezas diferentes: Voltímetro, Ohmímetro e Amperímetro.
Figura 1 – Multímetro Digital
Essa ferramenta nos possibilita medir:
● Resistência elétrica - função ohmímetro;
● Tensão elétrica (contínua e alternada) – função voltímetro;
● Corrente elétrica (contínua e alternada) – função amperímetro;
● Capacitância;
● Frequência de sinais alternados;
● Entre outros.
	Os resistores são componentes de circuitos elétricos com a finalidade de limitar à passagem de corrente elétrica de acordo com o seu tipo de material e necessidades específicas, essa limitação chamamos de resistência elétrica, que tem como unidade de medida o ohm (Ω). O resistor é o elemento do circuito usado para modelar esse comportamento.
Figura 2 – Resistores de filme metálico.
	
	Para fins de análises de circuitos, devemos referir a corrente no resistor à tensão terminal. Podemos fazer isso representando pela lei de Ohm que expressa a tensão como uma função da corrente, através da seguinte formula:
 (2.1)
 = tensão em volts;
i = corrente em ampères;
R = resistência em ohms.
	Também podemos calcular a potencia nos terminais de um resistor de varias maneiras. A primeira abordagem é usar a equação definidora e simplesmente calcular o produto entre tensão e corrente no terminal,
 (2.2)
Quando e ,
Quando (2.3)
O segundo método para expressar a potência nos terminais do resistor é demonstrar a potência em termos da corrente e da resistência:
Portanto: (2.4)
(Potência de um resistor em termos de potência)
E um terceiro modo de demonstrar a potência de um resistor, é em termos da tensão e da resistência. A expressão é independente das referências de polaridade.
(Potência de um resistor em termos de tensão) 
3 – OBJETIVOS
Utilizar corretamente o multímetro, de forma a determinar a resistência e a corrente através dos dados coletados nos ensaios experimentais.
4 – MATERIAIS UTILIZADOS 
Fonte de alimentação digital de corrente contínua;
Resistores;
Multímetro;
Cabos. 
5 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
5.1	Procedimento experimental I – Ajuste do seletor de escalas
	O intuito de aprendizagem é escalar o multímetro para a melhor leitura no visor, ou seja, adequar-se ao maior número de algarismos significativos. 
	A cada mudança da escala é necessário desligar o sistema, pois correntes externas introduzem um erro na medida e pode danificar o instrumento. Quando não se sabe o valor que será medido, inicialmente coloca-se em uma escala maior em seguida diminui até encontrar a mais adequada para o sistema.
Através da tabela abaixo visualizamos a escala mais adequada para medir as seguintes grandezas: U= 200mV, I = 19mA e R = 2kΩ.
	Grandeza
	200mV
	19mA
	2kΩ
	Escala adequada
	2V
	20mA
	20kΩ
5.2	Procedimento experimental II – Medição de resistência
Realizamos 02 experimentos com resistores diferentes. O primeiro de sequencia respectiva de cores: Vermelho, vermelho marrom e dourado, o segundo de cores: azul, branco, vermelho e dourado. 
	Para mensurar a resistência do Resistor I, ligamos o multímetro na escala 20kΩ não exibindo nada, desligamos o multímetro e diminuímos a escala para 2kΩ, ligando-o novamente foi exibido o valor de 220 Ω. Isso acontece porque o multímetro gera uma tensão pela sua bateria, calculando o valor final para mostrar no visor. 
Para mensurar a resistência do Resistor II, ligamos o multímetro na escala 200kΩ não exibindo nada, desligamos o multímetro e diminuímos a escala para 20kΩ, ligando-o novamente foi exibido o valor de 6,64, ou seja, 6640 Ω. 
	Através da tabela de código de cores foi possível encontrar os valores indicados pelo fornecedor dos resistores estudados.
O resistor I mostra que o valor é de 22 x 101 Ω com tolerância de 5 %. O resistor II mostra que o valor é de 66 x 102 Ω com tolerância de 5%. Os dois experimentos comprovam o que diz a tabela de cores. 
5.3	Procedimento experimental III – Medição de corrente
	Com o circuito montado contendo a fonte de tensão contínua, resistor de 220 Ω e multímetro, colocamos na escala de 200 mA, conforme pedido pelo professor. Inserimos no circuito a tensão de 5 V, coincidentemente a escala para encontrar a corrente estava correta, exibindo no visor o valor de 22,9 mA 
Para comprovação, utilizamos a lei de Ohm: U = RxI ou I = U/R, para os valores de U = 5V e R = 220 Ω a intensidade da corrente seria de 22,73 mA. A diferença do valor experimental para o calculado é que existe uma resistência de entrada finita no multímetro, divergindo os valores. Para um amperímetro ideal seria necessário possuir resistência de entrada nula, o que é impossível na prática. 
É mais vantajoso utilizar a escala que possibilite o maior número de algarismos significativos possíveis porque induz ao erro mínimo.
6 – CONCLUSÃO
Nesse experimento foi possível aprender a manusear corretamente o multímetro, desta forma, conseguindo obter leituras mais precisas.
Foi possível ainda, verificar a resistência dos dois tipos de resistores disponibilizados e, através dos valores encontrados, comparar com as especificações do fabricante utilizando a tabela de código de cores.
No experimento de medição de corrente, utilizando a lei de Ohm, foi possível verificar que os valores experimental e calculado divergem, pois existe uma resistência de entrada finita no multímetro, quando o ideal seria possuir resistência de entrada nula.
7 – BIBLIOGRAFIA
BOYLESTAD, Robert L. Introdução à Análise de Circuitos - 12ª Edição.
BRAGA, Newton C. Os Segredos no uso do Multímetro - e-book - 2013.
CAPUANO, Francisco Gabriel; MARINO, Maria Aparecida Mendes - Laboratório de Eletricidade e Eletrônica. Teoria e Prática - 24ª Edição
NEVES, E. G.C; MÜNCHOW, R. Caderno Didático – Eletrotécnica –Capitulo 06 – Medidas Elétricas. Vol. 1. Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Continue navegando