Buscar

resenha do livro O Apanhador no Campo de Centeio

Prévia do material em texto

O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
Por
Alunas do 1º ano do ensino médio
Trabalho apresentado
aos professores
Colégio ..............
Rio de Janeiro – Agosto – 2012
O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO
J.D. SALINGER
17ª EDIÇÃO
EDITORA DO AUTOR
A primeira vista quando você observa o livro ele não tem uma capa bonita e atrativa, mas quando você começa a ler você percebe que o livro realmente é muito interessante e não consegue parar de lê- lo. 
Holden Caulfield é um adolescente de dezessete anos que esta contando o que aconteceu com ele no ultimo natal, quando tinha dezesseis anos. Ele não se importava muito com a escola e por isso acabou sendo expulso. Foi reprovado em quase todas as matérias, menos inglês porque já havia estudado em sua antiga escola. Holden foi reprovado por falta de estudo, logo, deveria ter se esforçado, mas era desleixado. Seus pais ainda não tinham recebido a noticia, assim, ele resolve ir para Nova Iorque passar alguns dias antes de voltar para casa.
Em Nova Iorque ele encontra uma ex- namorada, outros adolescentes e sua irmã com quem se da muito bem. Holden sempre critica tudo e todos ao seu redor, mas apesar disso, ele sempre fala muito bem de sua família, principalmente de seus irmãos. Ele tem uma irmã menor chamada Phoebe com quem ele adorava conversar e D.B. é o irmão mais velho, que um roteirista em Hollywood, com quem se dava muito bem, além de tudo, teve um irmão chamado Allie que morreu de leucemia, Holden era muito apegado a ele e ainda sente muito sua falta.
Holden é um garoto rebelde, arranjou muitas confusões em Nova Iorque e era muito jovem quando começou a fumar e a beber bebidas alcoólicas. O livro é contado por um adolescente, por isso a linguagem é informal e contem muitas gírias e alguns palavrões. Holden conta a história com muitos detalhes e por isso ela fica cada vez mais longa, mas apesar disso não fica monótona, pois o jeito com que ele narra o livro é muito divertido.
Ao final do livro quando Holden visita sua irmã, ela pergunta do que ele realmente gosta e o que ele gostaria de ser. Ele imagina um campo de centeio com um buraco enorme escondido no meio da plantação, e muitas crianças brincando ao redor. O "apanhador" é uma pessoa encarregada de evitar que as crianças caiam no buraco, onde o buraco representa a maturidade, a perda da inocência e a transição da infância para a fase adulta. Durante o livro Holden tenta fugir de suas responsabilidades, mais tarde ele amadurece e percebe que deve se tornar responsável. No final do livro descobrimos que Holden foi internado em um hospital e diz que vai ficar lá durante um tempo até as coisas melhorarem.
Indicamos o livro a adultos e adolescente de todas as idades que estão buscando sua identidade, pois vão se identificar com as características, duvidas e inseguranças deste jovem (Holden).

Continue navegando