Buscar

Relatório da aula clínica I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório da aula clínica I
Paramentação - Todos os alunos presentes deveriam iniciar a aula na clínica trajando roupas e sapatos brancos, jaleco com gola padre e punho, além de todo material que inclui o EPI (equipamento de proteção individual) que engloba proteção descartável previamente solicitada.
Conhecendo o ambiente: Em grupos, conhecemos a parte funcional de um consultório odontológico propriamente dito a área clínica de atendimento, exploramos o ambiente e conhecemos os equipamentos essenciais como: A cadeira do paciente, equipo, luz, unidade suctora, mocho, pia com torneira pedal e armários. 
Descobrimos que o ambiente odontológico pode apresentar riscos de infecção cruzada e aprendemos a identificar estas áreas através da situação em que se encontra; identificamos três tipos conforme destacados a seguir:
Área crítica: É o local onde há procedimento invasivo ou manipulação de produtos e materiais com alto risco de contaminação.
Área semicrítica: Local onde se realiza procedimento de baixo risco de infecção ou de contaminação.
 Área não crítica: Local onde não se realiza procedimento de risco de infecção ou de contaminação.
Sobre procedimentos, aprendemos que existem três modelos de classificação:
Procedimento crítico: Quando há penetração no sistema vascular (cirurgias e raspagens sub-gengivais).
Procedimento semi-crítico: Acontece quando há contato com secreções orgânicas (saliva) sem invadir o sistema vascular (inserção de material restaurador, aparelho ortodôntico).
Procedimento não crítico: Quando não há contato com secreções orgânicas nem penetração no sistema vascular.
Na seqüência, houve a explicação para entender o descarte de lixo e resíduos, classificados em grupos:
Resíduos infectantes: Todo material descartável, como EPI, sugadores, gazes, algodão e etc. deve ser desprezados em sacos de plástico branco leitoso e impermeável, com a identificação de “infectante”.
Resíduos químicos: Restos de mercúrio deverão ser mantidos em recipientes rígidos, vedados por tampa rosqueável, contento água no seu interior. De forma semelhante, resíduos revelador e fixador deverão ser acondicionados em recipientes rígidos e vedados por tampa rosqueável.
Resíduos recicláveis: O lixo reciclável e não contaminado, deverão ser descartados em sacos de lixo azul, identificado como “reciclável”.
Resíduos perfurocortantes: Neste grupo se enquadram: Agulhas, lâminas de bisturi, brocas, pontas diamantadas e outros que possuam risco de infecção e contaminação direta, devem ser identificados com a simbologia de risco biológico. Após o uso, devem ser descartados em recipiente adequado (coletor para material perfurocortante).
Houve conscientização sobre a importância do descarte correto durante a Graduação (fora dela também) e da responsabilidade da Instituição (FMU) em dar o destino correto a cada resíduo. 
Fizemos uma atividade onde cada grupo recebeu a imagem de um instrumental/material odontológico para identificar o tipo de material, qual categoria crítica pertencia e onde o mesmo deveria ser descartado.
Após a apresentação da atividade, o professor Waldemir informou como proceder em caso de acidente com objeto perfurocortante: Comunicar imediatamente o Professor/Responsável pela clínica naquele momento o ocorrido, para que alguns procedimentos sejam realizados:
Informar o paciente que estava em atendimento o ocorrido
Solicitar ao paciente que acompanhe o acidentando juntamente com alguém responsável ao Pronto Socorro de forma que não haja constrangimento
Realização de atendimento médico, com exames e se necessário medicação.
A segunda atividade estava relacionada à postura do cirurgião dentista em seu ambiente de trabalho, informando a melhor forma de trabalho nomeada de “relógio ergonômico” que basicamente se resume em promover a interação entre o procedimento, trazendo bem- estar e bom desempenho da atividade. O sistema funciona como um relógio imaginário colocado sobre a cadeira odontológica, apresentando número 12 do relógio posicionado na cabeça do paciente e o número 6 nos pés do mesmo. A posição será então localizada com base no posicionamento do profissional em relação a seu paciente.
Após a explicação os grupos fizeram duas atividades: Executar a posição ergonômica solicitada e anotar procedimentos diversos que são realizados nas clínicas da Instituição pelos alunos veteranos. A apresentação da posição ergonômica foi impecável, todos os grupos conseguiram executar o solicitado, porém na visita a clínica recebemos um feedback negativo, pois apesar do professor ter avisado que não poderia acontecer interação com alunos veteranos e pacientes neste primeiro momento, houve tumultos desnecessários em alguns pontos de atendimento.
A aula clínica I trouxe a realidade de muitos dias que virão em nosso contexto profissional o que me faz acreditar cada dia mais em que escolhi a profissão certa.

Outros materiais