Buscar

Lista_de_Exercícios_de_Concreto_Armado_I-2014-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Exercícios de Concreto Armado I – 2014_1
Ago/2014
Definir a resistência características e a resistência de cálculo do concreto.
Qual o mecanismo microscópico de ruptura à compressão do concreto?
Quais são as classes de agressividade previstas na norma 6118, para o ambiente onde construímos nossas edificações de concreto armado. Estas classes dependem do nível de carga a que a estrutura está submetida?
Qual a relação entre classes de agressividade e os cobrimentos nas peças estruturais. 
O que significa o fenômeno da fluência e qual sua participação no comportamento do concreto?
Quais as diferenças entre os modos de ruptura de corpos-de-prova de concretos de baixa ou média resistência quando comparado com corpos-de-prova de concreto de elevada resistência?
Qual o aumento que se pode esperar para a resistência do concreto após 1 ano de idade?
Faça um gráfico mostrando a evolução da resistência à compressão do concreto com o passar do tempo utilizando cimento CP-IV, CP-I e CP-V.
Qual o efeito das cargas de longa duração sobre a resistência do concreto?
Qual a duração da carga que já produz os efeitos de longa duração?
Em igualdade de outras condições, qual a diferença de resistência do concreto da estrutura em relação ao concreto dos corpos-de-prova de controle?
Em uma obra onde você controla a qualidade da execução, o concreto foi fornecido por uma empresa de concreto pré-misturado (as famosas “concreteriras”). Durante a descarga de todos os caminhões betoneira, foram retiradas amostras do concreto e foram preparados os corpos-de-prova cilíndricos (15 cm x 30 cm) para serem ensaiados no seu laboratório de campo. Os valores das resistências dos exemplares do concreto estão mostrados na Tabela a seguir:
	Exemp.
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	11
	12
	13
	14
	15
	16
	17
	18
	19
	20
	21
	22
	23
	Resist.
(MPa)
	
30
	
28,9
	
29
	
22,3
	
21,5
	
21,8
	
22,5
	
33
	
28
	
28,9
	
24,3
	
24,9
	
27,2
	
27,8
	
28,4
	
21,7
	
30
	
28,7
	
22,8
	
24
	
23,5
	
25
	
25,4
Pede-se:
Adotando as recomendações da NBR 12655 indique qual a resistência características deste concreto.
Admitindo controle por amostragem parcial, qual seria a resistência características deste concreto?
Elabore um gráfico mostrando a evolução dos parâmetros envolvidos no diagrama tensão x deformação do concreto em compressão (εc2, εcu e n) com sua resistência à compressão. Inicie com o valor mínimo de resistência do concreto permitido pela Norma e adote intervalos crescentes de 5 MPa até o limite de resistência indicado na norma.
Faça o mesmo exercício realizado em sala de aula para concretos de resistência entre 20 MPa a 90 MPa com intervalos de 5 MPa e elabore um gráfico mostrando a variação do deslocamento com a resistência característica à compressão do concreto.
Em uma obra onde você controla a qualidade da execução, o concreto foi fornecido por uma empresa de concreto pré-misturado. Durante a descarga de alguns caminhões betoneira, foram retiradas amostras do concreto e foram preparados os corpos-de-prova cilíndricos (15 cm x 30 cm) para serem ensaiados no seu laboratório de campo aos 28 dias de idade. Os valores das resistências dos exemplares do concreto estão mostrados na Tabela a seguir:
	Exemplar
	Resistência à compressão (Mpa)
	1
	26
	31
	30
	28,5
	32
	27
	26
	33
	31
	32,5
	2
	28
	29
	24
	27
	29
	35
	27
	22
	30
	29
De posse destes dados, pede-se:
A resistência características à compressão estimada para este concreto;
De posse desta resistência e sabendo que a agressividade é moderada diga se a exigência da NBR 6118/2014 para a classe do concreto foi atendida;
A estimativa da resistência média a tração e módulo de elasticidade deste concreto aos 28 dias;
 Admitindo que o concreto fosse feito com cimento CP-IV, faça uma estimativa de sua resistência à compressão e do seu módulo de elasticidade aos 7 dias;
Uma peça de concreto simples feita com este concreto está submetida a uma força axial de 600 kN, Admitindo que a peça tem seção transversal quadrada de lado igual a 20 cm e que seu comprimento é de 1,5m, determinar o encurtamento que a mesma apresentará;
O projeto estrutural de uma obra especificou o concreto da classe C-20. Durante a concretagem de um pavimento constatou-se uma alteração significativa na umidade dos agregados, sendo obtido o valor de fck,est = 17 MPa. Quais providências devem ser tomadas em relação à parte já concretada?
Explique o que significa Efeito Rusch no concreto e a respeito deste fenômeno, considere o gráfico da figura abaixo, que relaciona as deformações do concreto com a relação fc/fm para responder à seguinte questão: Qual o comportamento do corpo de prova quando é carregado até os pontos A e B e a tensão é mantida constante?. Explique também as razões para a diferença de comportamento exibido pelo corpo-de-prova no ensaio rápido e lento.

Outros materiais