Buscar

Determinantes da mortalidade neonatal

Prévia do material em texto

Determinantes da mortalidade neonatal 
Renato Mota do Nascimento Álvaro Jorge Madeiro Leite Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida Paulo César de Almeida Cristiana Ferreira da Silva 
Resenhado por: Ana caroline da silva lopes 
O artigo relata o aumento da mortalidade pós-neonatal nos primeiros dias de vida, apartir da década de 90,devido a redução de acompanhamento .
Foram realizado estudo de caso-controle de óbito neonatal e de nascidos vivos sobreviventes ,para cada caso foram considerados os recém-nascidos que morreiram antes de completar 28 dias de vida.
Esses casos foram selecionados do banco de dados do sistema de informação sobre mortalidade .observou-se que os recém-nascidos o qual vieram a óbito era filhos de mães adolescentes.
Entretanto percebe-se a necessidade do acompanhamento neonatal. Pois houve dificuldade em relação ao preenchimento das variavel durante a coleta de dados,já que as mães não lembrava-se sobre a idade gestacional.
Nessas casusticas podemos observar a qualidade da assistência,na qual as mães tiveram dificuldade ao realizar o pré-natal.se as mesma tivesse recebido orientações o índice de mortalidade seria estável.

Continue navegando