Buscar

Exercicio de Síntese e secreção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário de Síntese e secreção celular
	1_ Qual a importância da renovação de moléculas complexas dentro da célula?
R: A célula captura nutrientes do meio extracelular, desintegra-os e utiliza os produtos da desintegração na síntese das moléculas necessárias às suas atividades. Para a manutenção da estrutura celular, é importante que existam mecanismos de síntese contínua de novas moléculas, bem como de degradação das macromoléculas em desuso ou que já cumpriram o seu papel.
	2_ Quais são as organelas e estruturas responsáveis pelo processo de síntese da célula?
R: Ribossomos: são formados a partir do RNA ribossômico, realizam a síntese de proteínas. Encontramos ribossomos ligados (aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso) e ribossomos livres. 
Retículo endoplasmático rugoso (RER): Também possui a função de síntese proteica, porém a maior parte das proteínas será secretada. 
Retículo endoplasmático liso (REL): síntese de lipídeos como óleos, fosfolipídios e esteroides. Entre as secreções esteroides, podemos destacar os hormônios sexuais (estrogênio e testosterona); Em relação à desintoxicação, as enzimas do REL auxiliam este processo tornando algumas drogas mais solúveis facilitando assim seu processo de eliminação. 
Complexo de Golgi: a maioria das vesículas produzidas no RER e no REL é enviada para o complexo de Golgi onde sofrerão modificações e serão enviadas para os seus destinos (permanecem na célula ou são excitados). 
	3_ Explique o que é o polirribossomo e diga qual a sua função
R: ribossomos associam- se às membranas do reticulo na forma de polirribossomos, ou seja, quando estão unidos por meio de uma molécula de mRNA e, portanto, encontram- se em plena atividade de síntese proteica. Estes são responsáveis pela síntese das proteínas que devem permanecer no citosol ou serem incorporadas no núcleo, mitocôndrias, nos cloroplastos ou peroxissomos. 
	4_ Quais são as formas que os polirribossomos são encontrados dentro do citoplasma? 
R: Ribossomos são encontrados nas células sob duas formas: livres e associados ao reticulo endoplasmático. Eles existem em várias localidades dentro da célula; entretanto esta localização depende da função da célula.
	5_ Como ocorre a síntese de proteínas através do polirribossomas livre?
R: O RNA formado é enviado para o citoplasma, onde se liga ao ribossomo e inicia o processo de SÍNTESE proteica que irá fabricar a proteína de acordo com a sequência de aminoácidos  condicionada pela molécula de DNA  que iniciou o processo
	6_ Como ocorre a sintese de proteinas através do R.E.R?
R: o RER apresenta funções de aumentar à superfície interna a célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas (sua principal função) e armazenamento. Graças ao ribossomo aderido às suas membranas, ele atua na produção de certas proteínas celulares, como o colágeno, que é uma proteína produzida pelo RER do fibroblasto.
	7_ O que é e onde ocorre a glicolisação inicial?
R: Adição de açúcar em uma proteína. Glicolisação é a reação química onde o carboidrato é adicionado à outra molécula, chamada de receptora. Ocorre nas cisternas do RER.
	
8_ Qual a morfologia e funções do R.E.L?
R: É formado por sistemas de túbulos cilíndricos e sem ribossomos aderidos à membrana, e apresenta superfície tubular lisa. Fazem síntese de lipídios, como o colesterol e hormônios sexuais (testosterona e estrógeno). Em células musculares fazem o armazenamento de cálcio, fundamental para contração e relaxamento. Sua função é basicamente, participar da produção de moléculas de lipídios, em especial fosfolipídios. No entanto, dependendo do tipo da célula em que se encontrar, ele apresentará funções diferentes.
	9- O que é ergastoplasma e corpúsculo de Nissl?
R: Ergastoplasma é sinónimo de R.E.R, é formado por canais delimitados por membranas. Esses canais comunicam-se com o envoltório nuclear (carioteca). Pode ser considerado uma rede de distribuição, que leva material de que a célula necessita. Tem, portanto função de transporte servindo como canal de comunicação entre o núcleo celular e o citoplasma.
Corpúsculo de Nissl É considerado o centro metabólico da célula, contendo o núcleo com nucléolo evidente (sinal de intensa síntese proteica). São manchas biofílicas espalhadas ao redor dos corpos celulares onde estão presentes numerosas cisternas de reticulo endoplasmático rugoso e polirribossomos. Devido a presença do corpúsculo de Nissl os neurônios tem uma grande capacidade sintética de proteínas. 
	10_ Porque pacientes que tomam remédios por muito tempo tendem a aumentar a dosagem?
R: Alguns remédios podem não fazer mais o mesmo efeito depois de algum tempo, pois o organismo fica tolerante ao medicamento. Nesses casos, o paciente precisa tomar uma dose maior da medicação para ter o mesmo efeito. Isso acontece a longo prazo, principalmente com medicamentos hipnóticos, tranquilizantes ou ansiolíticos, sobretudo os benzodiazepínicos. Os antidepressivos também podem perder o efeito devido à tolerância, embora seja raro. Isso é mais frequente em pessoas que melhoram e param de tomar o remédio antes do tempo, depois têm uma recaída e voltam a tomar, melhoram e param novamente, e assim sucessivamente.
	11_ Qual a morfologia e funções do complexo de Golgi?
R: O Complexo de Golgi é um conjunto de bolas ou sáculos achatados e empilhados (dictiossomos). É o Complexo de Golgi a Organela Celular responsável por armazenar, empacotar e secretar (eliminar) substâncias. Dá origem ao acrossomo, bolsa na cabeça do espermatozoide que permite a fecundação. Também formam a lamela média de células vegetais; participam da síntese de polissacarídeos (pectina); formam os lisossomos e estão presentes em células animais e vegetais.
	12_ O que é glicolisação terminal e em que organela ela ocorre?
R: A glicosilação terminal resulta da síntese de glicoproteínas diferentes que terão composição e destino diversos, conforme o tipo de glicosilação que sofreram. A glicosilação terminal é responsável não só por parte da especificidade dos vários tipos de glicoproteínas, mas também pelo destino final desses compostos. Ocorre nas cisternas do Golgi
	13_ Qual a importância da grande diversidade funcional de glicoproteínas?
R: Sua natureza hidrofílica permite que funcionem no ambiente aquoso, onde atuam no reconhecimento e ligação da célula a outras moléculas celulares. As glicoproteínas de superfície celular também são importantes para células e proteínas de reticulação (por exemplo, colágeno) para adicionar força e estabilidade a um tecido. As glicoproteínas nas células vegetais são o que permitem que as plantas se mantenham de pé contra a força da gravidade. As proteínas glicosiladas não são apenas críticas para a comunicação intercelular. Elas também ajudam os sistemas de órgãos a se comunicarem uns com os outros. A coagulação do sangue depende das glicoproteínas da protrombina, trombina e fibrinogênio. As glicoproteínas são importantes para a reprodução porque permitem a ligação do espermatozoide à superfície do ovulo. A resposta imune depende das glicoproteínas. Os carboidratos dos anticorpos (que são glicoproteínas) determinam o antígeno específico que ele pode ligar.
	14_ O que são grânulos de zimogênio?
R: Grão de zimogênio é o vacúolo produzido no interior da célula pelo complexo Golgiense com a finalidade de fundir-se com a membrana celular secretando certa substância. Costuma ser mais presente em células secretoras como as do Pâncreas ou as salivares.
	15_ Caracterize as células quanto ao local e ao tipo de síntese proteica. Dê exemplos.
R: Células que sintetizam ativamente proteínas que permanecem no citosol e não são segregadas nas cisternas do RER: nessas células, as proteínas são sintetizadas em polirribossomos livres no citosol, não presos ao reticulo, que ocupam grande parte do citoplasma. Exemplos: eritroblastos, células embrionárias e células de tumores de crescimentorápido.
Células que sintetizam e segregam proteínas nas cisternas do RER e exportam essas proteínas diretamente, sem acumulá-las em grânulos: nessas células, a síntese proteica é realizada por ribossomos aderidos à face citoplasmática da membrana do R.E.R Elas apresentam complexo de Golgi desenvolvido, e, nelas, não há grânulos de secreção. Exemplos: os fibroblastos, que secretam matriz extracelular, e os plasmáticos, que secretam anticorpos. 
Células que sintetizam proteínas que são segregadas nas cisternas do R.E.R passam para o complexo de Golgi e, depois, são acumuladas em grânulos, que geralmente permanecem nas células para uso posterior: é o caso dos leucócitos eosinófilos, neutrófilos e monócitos, assim como os macrófagos, que apresentam no citoplasma grânulos que contem proteínas e enzimas com diversas funções.
Células que sintetizam, segregam e acumulam proteínas em grânulos de secreção, que serão exportados por exocitose: Exemplos: as células secretoras exócrinas do pâncreas e da glândula salivar parótida, que produzem enzimas digestivas empacotadas em vesículas ou grânulos envoltos por membrana que, sob o estimulo apropriado, serão secretadas para diferir os alimentos.

Outros materiais