Buscar

Resenha óleo de Lorenzo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA: ÓLEO DE LORENZO
Discente: Mirelle Aiardes Da Silva
Docente: Josiane
Disciplina: Bases Biológicas Do Comportamento
De acordo com Sá e Rabinovich (2006), A família é fundamental, sendo o principal influente da socialização primária e onde se transmite relações de cuidados entre os seus membros através da proteção, da afetividade, respeito à individualidade e incentivo do outro. Em cada família, existem valores que são transmitidos em cada geração, envolvendo afeto e identidade.
O filme óleo de Lorenzo retrata com êxito as palavras do autor citado acima, onde a família, no caso seus pais Micaela e Augusto Odone tem um papel importantíssimo na amenização do sofrimento de Lorenzo que tinha a doença ALD (Adrenoleucodistrofia), uma doença rara, degenerativa e que causava danos de ordem neurológica. 
O comportamento da família quando receberam o diagnóstico da doença de Lorenzo, não foi fácil aceitar no início, uma vez, que nem no meio científico tinham informações claras sobre a doença, a única certeza que tinham é que a doença de Lorenzo não tinha cura e nem tratamento para amenizar o sofrimento de seu filho.
Depois do diagnóstico do médico sobre Lorenzo, toda a família passou por um processo do luto, devido à perda em sua mente de ter um filho saudável, como outras crianças. Micaela, a mãe, resistiu ao máximo compreender sobre toda a situação que permeou sua família. Já o senhor Augusto Odone, que também não aceitava a condição de ver seu filho morrer aos poucos, começou uma luta interrupta, junto com sua esposa atrás de tratamentos que poderia reverter o caso ou amenizar o sofrimento de Lorenzo. Depois de muitas lutas, leituras, pesquisas e discussões, o óleo começa a apresentar os resultados positivos, estabilizando a doença de Lorenzo, com isso seus pais vão renovando suas esperanças a cada resposta ao tratamento e estabilizando aos poucos o sofrimento de sua família, os pais têm suas esperanças renovadas. Lorenzo tem melhoras significativas e junto com ele toda a família também estabiliza o sofrimento e a estrutura familiar vai sendo reconstruída novamente.
O grupo familiar é um todo organizado, e desta forma, quando um componente adoece, outros adoecerão também. Portanto, há uma desestruturação do desenho familiar, onde os papéis de cada indivíduo dessa família terão que se reorganizar (MENDES ET AL. 2009).
 Lorenzo viveu muitos anos além da expectativa estipulada pela medicina da época, vivendo 20 anos a mais e faleceu aos 30 anos de idade. O papel da família que era rodeado de amor e esperança onde foi crucial em seu desenvolvimento e amenização de sua doença.
Referências bibliográficas:
SÁ, S.M.P; RABINOVICH, E.P; Compreendendo a família da criança com deficiência física. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. v.16 n.1 São Paulo abr. 2006.
MENDES, J.A; LUSTOSA, M.A; ANDRADE, M.CM. Paciente terminal, família e equipe de saúde. Rev. SBPH v.12 n.1 Rio de Janeiro jun. 2009.
Tangara da Serra, 03 de Outubro de 2017.

Continue navegando

Outros materiais