Buscar

POLÍTICAS ECONÔMICAS ( TEXTO E EXERCÍCIOS) // prof. semí cavalcante // ECONOMIA (UNICURITIBA)

Prévia do material em texto

POLÍTICAS ECONÔMICAS
Prof. Semí Cavalcante de Oliveira
EXERCÍCIOS
1 – Defina Políticas Econômicas e evidencie seu principal objetivo.
As políticas econômicas nada mais são que um conjunto de medidas econômicas que são tomadas pelos governos de determinados países com o fim de influir e atuar nos mecanismos de, como por exemplo: estabilidade inflacionária, redistribuição de renda, crescimento econômico e financiamento sustentável, desta forma, os governos alcançam seu principal propósito: Cobrir e estabilizar a economia como um todo.
2 - Os governos federal, estaduais e municipais têm importante papel na economia de uma nação. As principais funções do setor público, em relação à economia, são destacadas em quatro áreas de grande abrangência. Explicite e explique cada uma destas áreas.
Visto a grande importância que os governos possuem na economia de uma nação, é possível indicar quatro grandes funções do setor público: A primeira, é a de regulador, onde o Estado irá presidir a atividade econômica através de instrumentos normativos, evitando o monopólio, ações danosas ao consumidor e ainda controlando alguns preços; A segunda, é a de provedor de bens e serviços, este garante e/ou facilita a obtenção de bens e serviços fundamentais como saúde, educação e segurança; O terceiro, o de redistribuição, que visa a igualdade social, favorecendo a distribuição de renda aos mais necessitados; A quarta e última é a função de estabilizador, ou seja, de fiscalizar grandes agregados macroeconômicos tendo em vista o bem da população.
3 – Conceitue Política monetária e evidencie sua função no contexto econômico de uma nação.
	A política monetária é o meio de controle de controle das autoridades sobre a moeda e a sua quantidade na economia. Sua função é a de determinar a taxa de juros, ou seja, “o preço do dinheiro”. Controlando os meios de pagamento, os níveis dos preços de uma economia são estabilizados. 
4 - No contexto da Política Fiscal, A Constituição Federal de 1988 atribui ao Poder Executivo a responsabilidade pelo sistema de Planejamento e Orçamento, e a iniciativa dos seguintes projetos de lei: Plano Plurianual (PPA); Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); Lei de Orçamento Anual (LOA). Explique a função dos projetos em destaque.
Como definido na Constituição, o Plano Plurianual (PPA) é a lei que estabelece “as diretrizes, objetivos e metas da administração pública feral para as despesas”. Essas diretrizes tem a duração de 4 anos.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é a lei que determina “as metas e prioridades para o exercício financeiro subsequente”, como delimita a Constituição. As metas fiscais tem a duração de 1 ano e 6 meses.
A Lei de Orçamento Anual (LOA), de acordo com a Constituição, “disciplina todos os programas e ações do governo federal no exercício”, tendo a duração de 1 ano.
5 – Demonstre os objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em uma leitura atenta ao texto completo da LRF pode-se perceber que a principal finalidade é o equilibro fiscal; e pretende alcançar esse objetivo pela injunção de comedimento para o crescimento de despesas e pela consolidação de limites para com gastos pessoais e endividamentos. Outros pontos de extrema importância para a lei são: prevenir desvios e estabelecer mecanismos de correção e, dessa forma, punir administradores pelos desvios graves e por eventual não adoção de medidas corretivas e modificar profundamente o regime fiscal brasileiro, dando um “choque” de transparência no setor público, com maior divulgação das contas públicas e, ao mesmo tempo, tornando-as mais inteligíveis.
6 – Explique as funções da Política Cambial para um país. E, explique também, em que consiste os Regimes de Câmbio Flutuante e Câmbio Fixo.
A política cambial define a forma pela qual o valor da moeda nacional será determinado em relação à moeda estrangeira. Se trata de um conjunto de ações e orientações do dispor do Estado destinadas a equilibrar o funcionamento a economia através de alterações das taxas de câmbio e do controle de das operações cambiais. O mercado de câmbio pode agir de duas maneiras: Regime de Câmbio Flutuante e Regime de Câmbio Fixo. O sistema de câmbio flutuante é aquele em que o mercado estabelece os valores das taxas de câmbio. Este processo ocorre através da lei de oferta e procura. Neste sistema podem ocorrer grande variações das taxas de câmbio em intervalos curtos de tempo. Já o câmbio fixo é aquele em que o valor da moeda estrangeira (geralmente o dólar) é fixado pelo governo. Desta forma, a moeda nacional passa a ter um valor fixo em relação a essa moeda-lastro.

Continue navegando