Buscar

Freelancers nas Grandes Empresas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ARIANE GOMES COSTA
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
MATO VERDE
2013
 ARIANE GOMES COSTA
FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Portfólio Individual.
Prof. Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes, Wilson Sanches, Mônica Silva 
MATO VERDE
2013
RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS
QUESTÃO 01:
RESPOSTA:
É importante salientar que as organizações burocráticas, estão sujeitas a legislação do país ao qual pertencem, ficando muito complicado fugir às normas ditadas por tal país, neste sentido as mesmas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionário é de maneira direta.
Empresas como a IBM ocorre a contratação terceirizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil, como exemplo, regular o trafego terrestre, ou seja é um serviço indispensável. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, a não ser que a IBM tenha interesse de renovar o contrato. é incorreto afirmar que as pessoas que ali trabalham tenham seus direitos trabalhistas tolhidos, pois eles tem sim seus direitos, a forma de contratação é diferenciada, resultando em vínculos diferenciados.  
QUESTÃO 02:
Resposta:
As grandes empresas de tecnologia e internet, geralmente, são apontadas como as mais inovadoras do mercado; e grande parte delas, possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Em empresas como Facebook, Google e Amazon, os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação. Quando Ricardo Semler começou a difundir suas ideias sobre gestão empresarial, em 1982, na Semco S/A, pregando de forma radical a liberdade e democracia industrial nas empresas, a maioria achou que ele estava louco. Hoje, seu modelo de gestão é referência internacional para qualquer gestor de empresas.
A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos.
Segundo Bastos (2008) o modelo de gestão do google é baseado pequenas unidades de trabalho autônomas (Intraempreendedores – Empresas dentro da empresa), grande número de experiências e feedback intenso entre os colegas. Dentro desse ambiente, um fracasso como o Gmail, em termos de resultado financeiro, é considerado como valioso devido ao aprendizado fortuito que ele rendeu, pois gerou a ideia de criação do AdSense.
QUESTÃO 03:
Resposta
Em épocas especiais como fim de ano, páscoa, dia dos namorados, dia das mães, etc. as estatísticas de emprego registram picos de contratação. De olho nestas vendas segmentos da indústria e do comércio aumentam seu efetivo. Os executivos, no entanto, se beneficiam dos empregos por tempo determinado, no caso das multinacionais, há pressa para dar início à operação e as nacionais, a urgência é aumentar a participação no mercado, os motivos justificam essa busca a falta de gente qualificada e a ausência de tempo para capacitar no curto prazo, são empresas de médio e grande porte que querem alguém pronto, com conhecimento específico e que dê retorno imediato. Essa não é uma atividade que serve de ponte entre contratos convencionais de emprego. Entre as habilidades que esse profissional precisa ter estão os bons relacionamentos interpessoal, capacidade gerencial, conflitos e flexibilidade para mudar de ambiente de trabalho e também de cidade.
QUESTÃO 04:
Resposta
Trabalhar como freelancer ou por tarefas tem vantagens, mas também tem desvantagens. É um modo de vida de altos e baixos, onde a segurança de um salário certo não existe e por isso, a estes profissionais resta fazer valer o seu mérito e a qualidade do seu trabalho para conquistar novos clientes. Ter consciência deste modo de vida é o primeiro passo para vencer no mercado de trabalho, sem qualquer contrato a não ser consigo mesmo. Deve-se lembrar que viver assim não é uma contingência da realidade laboral, mas antes uma atitude profissional e a partir daí, gerir a sua reação não com um patrão, mas com vários. Tantas quantas as tarefas que desempenhar. 
a) Vantagens: Possibilidade de negociação da remuneração de acordo com o mercado e não por determinação da empresa; maior independência no trabalho; poucos descontos na remuneração; possibilidade de prestação de serviços a outra empresas, menor dependência dos processos hierárquicos, mas desafios e até maior motivação.
b) Desvantagens: Necessidade de estar sempre renovando contratos; se não houver disciplina o profissional pode trabalhar sem foco e desperdiçar muito tempo; não há benefícios estabelecidos por lei (férias, FGTS e licença médica remunerada) investimento para se conseguir novos clientes são feitos com recursos próprios.
QUESTÃO 05:
Resposta
As pessoas, além das habituais responsabilidades ocupacionais, além da alta competitividade exigida pelas empresas, além das necessidades de aprendizagem constante, têm que lidar com os estressores normais da vida em sociedade. É bem possível que todos esses desafios juntos superem os limites adaptativos levando a stress disfuncional. De fato, a capacidade de uma pessoa para suportar o stress tem um limite. O stress prolongado provoca cansaço e tensão ao nível físico e mental, e aumenta o risco de se contraírem problemas de saúde, pelo que é considerada uma ameaça para a saúde. O efeito do stress no trabalho é de igual forma nos trabalhadores, acarreta consequências nefastas e estas acabam por refletir-se num aumento de custos para a própria empresa. Absentismo, acidentes de trabalho, conflitos internos, declínio na qualidade do trabalho, perda de produtividade, são apenas alguns dos nomes para algumas dessas consequências nefastas.
Decerto que eliminar ou erradicar o stress será uma tarefa utópica e, do ponto de vista evolutivo, talvez até catastrófico, é, no entanto possível minimizar as suas consequências negativas. Podem por isso as organizações limitar o impacto do stress e problemas de saúde associados, aprendendo estratégias de controle de situações desencadeadoras de stress, como também promover estilos de vida que permitam aos trabalhadores enfrentar o stress sem um elevado desgaste ou consequências que levem a problemas de saúde geral, implementando programas de prevenção e promoção da saúde. Esta é uma pratica já implementada nos anos noventa nos EUA, no Canadá, no Brasil e Norte da Europa, com resultados muito positivo para as empresas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BASTOS, Marcelo de Souza. Google, modelo de inovação na gestão. 2008. Disponível em <http://marcelao.wordpress.com> Acesso em 29/04/2013.
CARBONE, P. P; BRANDÃO, H.P; LEITE, J. B. D; WILHENA, R. M. P. Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento.   Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2005. 
FERREIRA, V. C. P.; CARDOSO, A. S. R.; CORRÊA, C. J.; FRANÇA, C. F.; Modelos de Gestão, Rio de Janeiro. Fundação Getúlio Vargas. 2005. 
Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios; Edição n.º 224 de setembro de 2007, Como Fazer Melhor em Busca da ISO 9001.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais