Buscar

Aula 3 - Processo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ponto 1 – 2: Procurador
ADVOGADO (Procurador). SUCESSÃO. ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA GRATUITA
Advogado:
Bacharel em Direito, inscrito na OAB. Lei Específica: 8.906/94 – Estatuto dos Advogados. Representante da parte. Postula em Juízo, em nome do autor (p. ex. ingressa com a petição civil ou queixa-crime); em defesa do réu (contesta, recorre, participa de audiência etc.); representa a vítima na assistência ao MP, participa de audiências e sessões...
Nós somos advogados em potencial. OAB – órgão de classe; associação de natureza jurídica pública. A lei às vezes é alterada para garantir mais direitos aos advogados, veio depois da CF. Tradicionalmente no Brasil, o advogado é particular (a lei trata mais deste). Além do advogado particular e público, também postulam em juízo o promotor de justiça, ...
Primeira peça: petição inicial (exceto o que for penal privada: queixa-crime)
Réu: contestação
Exerce munus publico (encargo público para fazer a defesa). Defensor ad hoc: advogado nomeado pelo juiz, quando necessário, para defesa processual do réu/acusado em determinado ato ou processo.
Advogado: atividade
Possui capacidade postulatória: pressuposto processual que autoriza a prática de atos processuais.
“O advogado é indispensável à administração da justiça” (art. 133, CF).
É dispensável (exceções): Impetração de habeas Corpus (EOAB, art. 1º); Reclamação Trabalhista (CLT, art. 791); Juizados Especiais Cíveis em causa até 20 salários-mínimos (Lei 9.099/95); Juizados Especiais Federais (Lei 10.259/2002) e Juizados da Fazenda Pública (Lei 12.153/2009): até 60 salários-mínimos.
Advogado: mandato
Mandato: instrumento recebido da parte para que o advogado possa representá-la em juízo: procuração. 
(≠ mandado)
Procuração adjudicia: poderes gerais para representação em juízo; poderes adjudicia et extra: poderes especiais para prática de alguns atos, tais como confessar e transigir (art. 105, caput, CPC).
Postulação sem mandato: em casos urgentes: art. 104, CPC.
Postulação em causa própria: quando tiver habilitação legal.
Advogado: direitos e deveres
Direitos: examinar os autos do processo; inclusive em cartório, mesmo sem procuração (art. 107, CPC); ter vista dos autos; ter acesso a inquérito e atos documentados na polícia; conversa reservada com o réu; postular em causa própria; exercer a autodefesa (art. 263, CPP)....
Deveres: atuar com boa-fé (art. 77, CPC); apresentar o instrumento de mandato (inclusive depois de atuar em casos urgentes); fornecer o seu endereço para intimação; aceitar ser defensor ad hoc; promover ação privada de vítima pobre (art. 32, CPP); não abandonar o processo (art. 265, CPP)...
Honorários Advocatícios
Verba dada em retribuição pelo trabalho do causídico.
Natureza: Honorários: Judiciais: 1) fixados pelo juiz: em razão da sucumbência ou por arbitramento judicial; 2) contratuais: decorrente de acordo com a parte.
Além da regra da sucumbência aplica-se o princípio da causalidade (paga honorários quem deu causa à extinção do processo).
Honorários: Sucumbência
“A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor” (art. 85, caput, CPC). Os honorários de sucumbência pertencem ao advogado e não à parte (tb. art. 85, § 14)
Além de serem devidos na sentença, também são devidos: na reconvenção, no cumprimento de sentença, na execução, resistida ou não, nos recursos interpostos, cumulativamente (art. 85, §1º, CPC).

Continue navegando