Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL ANTROPOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Leia o poema “Retrato de uma princesa desconhecida”, de Andresen:
Para que ela tivesse um pescoço tão fino
Para que os seus pulsos tivessem um quebrar de caule
Para que os seus olhos fossem tão frontais e limpos
Para que a sua espinha fosse tão direita
E ela usasse a cabeça tão erguida
Com uma tão simples claridade sobre a testa
Foram necessárias sucessivas gerações de escravos
De corpo dobrado e grossas mãos pacientes
Servindo sucessivas gerações de príncipes
Ainda um pouco toscos e grosseiros
Ávidos, cruéis e fraudulentos
Foi um imenso desperdiçar de gente
Para que ela fosse aquela perfeição
Solitária, exilada sem destino
(ANDRESEN, S. M. B. Dual. Lisboa: Caminho, 2004. p. 73).
O poema nos ajuda a refletir sobre o período histórico em que as relações sociais, em muitos países, eram estabelecidas a partir do critério da desigualdade social e étnico-racial, como foi o caso do Brasil, o que justificava o trabalho compulsório de escravos. Qual dos conceitos antropológicos abaixo ajuda a explicar a construção desse modelo de sociedade?
Alternativas:
a)Estranhamento
b)Etnocentrismo
c)Antropocentrismo
d)Interacionsimo
e)Empobrecimento 
2)Na atualidade há um amplo debate em relação à necessidade de ampliar a inclusão digital em nossa sociedade. Justifica-se esse debate em função do grande número de pessoas que ainda se encontram à margem da sociedade que se beneficia com os meios digitais de informação e comunicação. O problema da exclusão digital se apresenta como um dos maiores desafios dos dias de hoje, com implicações diretas e indiretas sobre os mais variados aspectos da sociedade contemporânea. Nessa nova sociedade, o conhecimento é essencial para aumentar a produtividade e a competição global. É fundamental para a invenção, para a inovação e para a geração de riquezas. As tecnologias de informação e comunicação são essenciais para a construção e aplicação do conhecimento nos setores tanto públicos quanto privados. É nesse contexto que se aplica o termo “exclusão digital”, referente à falta de acesso às vantagens e benefícios trazidos pelas novas tecnologias, seja por motivos sociais, econômicos, políticos ou culturais. (Enade_com modificações). Considerando o tema, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)A inclusão digital representa um importante meio de promover a igualdade social ao disponibilizar tecnologias de comunicação e informação às diversas pessoas e grupos.a) A inclusão digital torna possível a eliminação de todas as formas de desigualdade social no Brasil.
b)O problema da falta de acesso às tecnologias de informação e comunicação no Brasil resulta da deficitária estrutura computacional e de internet existente no país.
c)Nos dias de hoje não se faz mais necessário mapear a exclusão digital no Brasil, uma vez que esse problema já foi enfrentado e solucionado por meio de políticas públicas inclusivas.
d)A inclusão digital representa um importante meio de promover a igualdade social ao disponibilizar tecnologias de comunicação e informação às diversas pessoas e grupos.
e)A exclusão digital é um problema que se situa no nível individual, na medida em que muitas pessoas se recusam a aprender a usar computadores e internet.
3)A história do homem, na perspectiva da Antropologia Biológica, é fruto de um longo processo evolutivo. Sobre isso é INCORRETO afirmar:
Alternativas:
a)A humanidade teve que desenvolver estratégias de adaptação para conseguir sobreviver na natureza
b)Os grupos humanos se diferenciaram ao longo do tempo em função de condições ambientais e culturais
c)A diferenciação entre grupos humanos se deu, historicamente, pela necessidade de adaptação ao meio
d)A relação do homem com a natureza se baseia em comportamentos de exploração e dominação
e)Não é possível explicar a diferenciação entre grupos humanos a partir de processos naturais
4)Analise a charge abaixo. Ela mostra um político se colocando acima do povo, embora em seu discurso defenda o contrário. Sobre a charge e os conteúdos da primeira unidade, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As desigualdades sociais decorrem da incapacidade dos governos de convencer o povo que esse problema deve ser enfrentado no nível individual, pelo esforço de cada um
b)O enfrentamento das desigualdades em um país depende, em grande medida, da priorização desse problema por parte da classe política, pois requer projetos concretos, viabilidades e compromisso público com o bem comum
c)As pessoas, de modo geral, não se incomodam com as desigualdades sociais. Isso se explica: desde os tempos mais remotos da história observa-se que esse problema é um atributo natural da espécie humana.
d)Ao colocarem-se acima do povo, os políticos dão um exemplo importante de como é possível a qualquer um superar a condição de pobreza e de subordinação social
e)A charge ajuda a compreender o fato de que independentemente da classe social a percepção acerca das desigualdades e dos problemas sociais é igual para todos; o que muda é a forma como cada um age em relação a isso. 
5)Em reportagem, Owen Jones, autor do livro “Chavs: a difamação da classe trabalhadora”, publicado no Reino Unido, comenta as recentes manifestações de rua em Londres e em outras principais cidades inglesas. Jones prefere chamar atenção para as camadas sociais mais desfavorecidas do país, que desde o início dos distúrbios, ficaram conhecidas no mundo todo pelo apelido chavs, usado pelos britânicos para escarnecer dos hábitos de consumo da classe trabalhadora. Jones denuncia um sistemático abandono governamental dessa parcela da população: “Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade”, diz. (...) “você não vai ver alguém assumir ser um chav, pois se trata de um insulto criado como forma de generalizar o comportamento das classes mais baixas. Meu medo não é o preconceito e, sim, a cortina de fumaça que ele oferece. Os distúrbios estão servindo como o argumento ideal para que se faça valer a ideologia de que os problemas sociais são resultados de defeitos individuais, não de falhas maiores. Trata-se de uma filosofia que tomou conta da sociedade britânica com a chegada de Margaret Thatcher ao poder, em 1979, e que basicamente funciona assim: você é culpado pela falta de oportunidades. (...) Os políticos insistem em culpar os indivíduos pela desigualdade”. (Suplemento Prosa & Verso, O Globo, Rio de Janeiro, 20 ago. 2011, p. 6_adaptado). (Enade_com modificações). Considerando as ideias do texto, assinale a opção correta:
Alternativas:
a)Os distúrbios ocorridos na Inglaterra mostram que é possível atribuir a cada pessoa a causa dos problemas sociais, mas isso é um grande equívoco.
b)Os trabalhadores britânicos foram os responsáveis pelas desigualdades sociais e pela falta de oportunidades ocorridas no país.
c)As manifestações de rua na Inglaterra, assim como as do Brasil, são movidas por uma necessidade coletiva de aumentar cada vez mais o poder de consumo.
d)Chavs é uma expressão elogiosa, que ajuda a explicar a capacidade que todo ser humano tem de produzir e de consumir.
e)As manifestações de rua por parte de grupos populacionais, a exemplo do que vem ocorrendo na Inglaterra e no Brasil, prejudicam a luta legítima em favor da igualdade social.

Outros materiais