Buscar

TIPOS DE TECIDOS

Prévia do material em texto

TIPOS DE TECIDOS
TECIDO EPITELIAL
O tecido epitelial ou epitélio, é dividido em dois tipos: epitélio de revestimento e epitélio glandular. O primeiro forma a cobertura externa da pele, de alguns órgãos internos, reveste cavidades corporais, vasos sanguíneos, ductos e o interior dos sistemas respiratório, digestório, urinário e genital, já o segundo compõe a porção secretora das glândulas.
EPITÉLIO DE REVESTIMENTO
É classificado de acordo com o arranjo das células em camadas e a forma das células. O arranjo das células em camadas apresenta epitélio simples, pseudoestratificado e estratificado. A forma das células apresenta escamosas, cúbicas, cilíndricas e de transição.
Ao combinar as duas características apresentam-se como:
Epitélio simples
Simples escamoso
Simples cúbico
Simples cilíndrico (não ciliado e ciliado)
 Pseudoestratificado cilíndrico (não ciliado e ciliado)
Epitélio estratificado
Estratificado escamoso (queratinizado e não queratinizado)
Estratificado cúbico
Estratificado cilíndrico 
De transição 
EPITÉLIO GLANDULAR
Todas as glândulas do corpo são classificadas como endócrinas ou exócrinas.
TECIDO CONJUNTIVO
Este tecido possui muitas funções e se caracteriza por reforçar, unir e sustentar, outros tecidos do corpo, além de proteger e isolar órgãos internos. Desenvolve um papel de transportador de sangue pelo corpo, sendo o mesmo tecido, um dos mais bem distribuído ao longo do mesmo. Este tecido possui dois elementos básicos: as células e a matriz extracelular, sendo que, a primeira é muito espaçada, necessitando de uma “ligação” entre as demais células e fibras. A segunda, por sua vez, é liberada pelas células e isto determina a qualidade dos tecidos; pode fazer-se dura ou flexível, como é o caso no osso ou na cartilagem.
CELULAS DO CONJUNTIVO
Fibroblastos- têm função de secretar as fibras e substâncias fundamentais da matriz extracelular.
Macrófagos- são capazes de entranhar bactérias e resíduos celulares por fagocitose. 
Plasmócitos- se desenvolvem a partir do linfócito B e geram imunidade ao corpo, uma vez que, secretam anticorpos, que são defensores quando encontram substâncias estranhas no corpo.
Martócitos- possui funções que vão desde processos inflamatórios, que são reações do corpo á lesões ou infecções, até a de matar bactérias.
Adipócitos- se caracteriza por ser a gordura (triglicerídeo) encontrada em baixo da pele e em volta de órgãos como o coração e os rins. 
SUBSTÂNCIA FUNDAMENTAL
Ela desempenha um papel ativo no desenvolvimento, proliferação, na migração, na mudança de forma dos tecidos e na maneira como eles executam suas funções metabólicas. As fibras, na matriz extracelular, fortalecem e sustentam o tecido conjuntivo e dividem-se em três: colágenas, encontradas em ossos, cartilagens, tendões e ligamentos; elástica, ramificam-se e unem-se para formar uma rede dentro do tecido; reticulares, que são compostas por colágeno e glicoproteína, dando sustentação as paredes dos vasos sanguíneos. Nesta fibra se forma, da mesma forma, o estroma, que se caracteriza por ser a estrutura que dá sustentação aos órgãos moles. 
CLASSIFICAÇÃO DO TECIDO CONJUNTIVO
Tecido conjuntivo frouxo
Tecido conjuntivo areolar
Tecido adiposo
Tecido conjuntivo reticular
Tecido conjuntivo denso
Tecido conjuntivo denso modelado
Tecido conjuntivo não modelado
Tecido conjuntivo elástico
Cartilagem
Cartilagem hialina
Fibrocartilagem 
Cartilagem elástica
Tecido ósseo
Tecido conjuntivo líquido (tecido sanguíneo e linfa)
TÚNICAS
Caracterizam-se por serem lâminas achatadas e flexíveis, e dividem-se em três principais: túnicas mucosas, que revestem os sistemas digestório, respiratório e o genital; túnicas serosas, que revestem a cavidade do corpo e os órgãos de dentro dessas cavidades; por fim, as túnicas cutâneas ou pele. Outro tipo de túnica é a membrana sinovial, que reveste as articulações e contém tecido conjuntivo, sem epitélio. 
TECIDO MUSCULAR
O tecido muscular consiste em células alongadas, chamadas fibras musculares, que são especializadas em gerar força. Como resultado produz movimento, mantém a postura, gera calor e oferece proteção. É classificado em três tipos: esquelético, cardíaco e liso.
TECIDO NERVOSO
Consiste em dois tipos principais de células: neurônios e células da neuróglia. Os neurônios são sensíveis a vários estímulos, convertem em impulsos nervosos e conduzem a outros neurônios, fibras musculares ou glândulas. A neuróglia não gera ou conduz impulsos nervosos, mas desempenha muitas outras funções de apoio.

Continue navegando