Buscar

Elaine C Almeida Costa 2

Prévia do material em texto

Aluna: Elaine C. Almeida Costa
Matricula: 4005956
Disciplina: Orientação profissional
AP1 - Atividade On-line (1°Trabalho)
O Cirurgião Dentista no desempenho de sua profissão tem sido apontado como um profissional vulnerável a problemas ocupacionais de natureza diversa.
 Defina riscos ocupacionais.
Quais os riscos ocupacionais que o Cirurgião Dentista está exposto?
Quais doenças profissionais que podem acometer o Cirurgião Dentista e como prevenir?
Duque de Caxias
2018
Questões:
Defina riscos ocupacionais:
Risco ocupacional é a possibilidade de dando ou perda que o trabalhador de qualquer área esta exposto em seu ambiente de trabalho, esses danos podem ser doenças, lesões ou ate mesmo levar à morte. Na profissão do Cirurgião Dentista e também de seus auxiliares esse risco esta agravado, pois seu ambiente de trabalho esta propício a vários tipos de contaminação contato direto e freqüente com pessoas, instrumentais cortantes, radiação, metais, contaminação por vírus e bactérias diversas outras coisas por isso a odontologia é uma das áreas que requer muito esforço físico e bastante insalubre, embora as condições de trabalho do cirurgião dentista tenham melhorado bastante nos últimos anos devido aos avanços da tecnologia, ainda a varias doenças que ocorrem com freqüência nesses profissionais, como por exemplos lesões por esforço repetitivo, problema auditivo devido ao barulho do motor, contaminação por radiação e mercúrio, alergias e etc sendo assim essa é uma profissão que requer bastante atenção, proteção, cuidado e prevenção. Varias questões como carga horária de trabalho, relação com o paciente, responsabilidades e questões financeiras pode acabar com que o cirurgião dentista trabalhe em constante tensão emocional e estresse, isso pode resultar em até dores no corpo e cansaço físico em geral.
2) Quais os riscos ocupacionais que o Cirurgião Dentista está exposto?
O consultório odontológico expõe o cirurgião-dentista a vários riscos ocupacionais como:
riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos e ambientais.
Riscos físicos: Os riscos físicos estão relacionados à iluminação, radiação, ruído, calor, ventilação e agentes mecânicos.
Riscos químicos: os principais riscos químicos de uma clínica odontológica incluem o mercúrio que hoje em dia não é mais um problemas devido hoje em dia ele ser manipulado de forma que o profissional não tenha o contado direto com ele, látex no caso das luvas, mais hoje em dia já existe luvas fabricada com um outro material antialérgico , produtos da clínica odontológica, produtos de limpeza e óxido nitroso, Irritações nos olhos e vias respiratórias tem sido associadas à exposição a varias outra substâncias 
Riscos Biológicos: O consultório odontológico é um local propicio à propagação de agentes biológicos patógenos causadores de infecção, sendo considerado um ambiente de risco bastante significativo. Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos parasitas, protozoários, vírus, entre outros que em função de sua natureza, concentração ou intensidade tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. O risco biológico é um dos mais frequentes destes profissionais e a infecção cruzada o risco mais negligenciado na prática odontológica.
O sangue do paciente infectado, saliva, secreções, contato direto com o paciente e equipamento contaminados são os principais meios para a contaminação. De acordo com Senis et ai.(1995 o cirurgião-dentista clinico geral tem três vezes mais probabilidade de adquirir
hepatite B, e os especialistas em cirurgia buco-facial dez vezes mais que a população em geral. Em um estudo comparativo sobre acidentes de trabalho com material biológico, nos hospitais públicos do Distrito Federal, observou-se que os profissionais mais afetados foram cirurgiões-dentista.
Riscos ergonômicos: Os riscos ergonômicos estão relacionados a postura incorreta; ausência do profissional auxiliar, ou falta de capacitação deste profissional,ausência de planejamento, ritmo de trabalho excessivo, atos repetitivos, entre outros. Como forma de minimizar o risco ergonômico, as seguintes recomendações devem ser observadas: realizar planejamento diariamente para melhor organização do trabalho; buscar sempre trabalhar com pessoal auxiliar capacitado; realizar atividades físicas frequentemente, realizar exercícios de alongamento entre os atendimentos, valorizar momentos de lazer com a equipe, e proporcionar-lhe capacitações frequentes.
Riscos Ambientais: Os principais riscos ambientais são referentes ao lixo hospitalar e ao esgoto do consultório. O consultório odontológico é um local propicio à propagação de agentes biológicos patógenos causadores de infecção, sendo considerado um ambiente de risco bastante significativo. 
Quais doenças profissionais que podem acometer o Cirurgião Dentista, e como prevenir?
Nos últimos anos houve grande acréscimo no número de cirurgiões dentistas estão entre os primeiros colocados em afastamentos do trabalho por incapacidade temporária ou permanente justificando-se a importância de entender melhor as principais doenças ocupacionais que acometem os mesmos. Diversas doenças ocupacionais acometem os cirurgiões dentistas e são citadas na literatura. Destacam-se as lesões por esforços repetitivos,distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, cifoescoliose, perda auditiva induzida por ruído, contaminações por mercúrio, contaminações por radiações ionizantes e não-ionizantes,
alergias e eczemas de contato,o estresse, as hepatites e a AIDS são doenças que, segundo os pesquisadores, causam mais preocupações aos cirurgiões-dentistas. Podem ser adquiridas devido a acidentes ocupacionais com envolvimento de material biológico de pacientes infectados.

Continue navegando