Buscar

portfolio diario de campo

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CHARLISE AJALA DOS SANTOS FERNANDES, RU: 809681
LAISE MAIQUELA DE OLIVEIRA, RU:1718793
PORTFÓLIO
UTA A - DIVERSIDADE
MÓDULO A 2018– FASE I
SANTIAGO-RS
2018
A Lei e a realidade
A instituição de ensino observada chama-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Silvio Aquino, situada na Rua Centenário n° 2651 na cidade de Santiago-RS. Foi observado o dia a dia em relação ao direito à educação que se é garantida a pessoas com necessidade especiais. Então, vi que a escola possui transporte escolar a seus alunos e que também conta com a ajuda de monitores dentro do ônibus escolar, nas mediações da escola, e na entrada da mesma há acesso a cadeirantes e conta com corrimões na maioria dos acessos internos. Já nos banheiros não são adaptados para cadeirantes ou outros alunos que sejam especiais. A escola ainda não possui professores com especialização em libras e sistema braile, no entanto percebe-se que não há alunos com necessidades especiais, caso houvesse esse educandário deixaria de estar em condições para recebê-los e prepará-los eficientemente.
Atualmente a escola atende cerca de 230 alunos e 22 professores, sendo que nela possui Educação infantil e Ensino Fundamental. O espaço é suficiente para atender a todos os alunos que nela estudam, há pracinha e quadra poliesportiva todos em ótimo estado de conservação. Também conta com um refeitório, uma pequena biblioteca e uma sala de informática. Em outros momentos, foi observado que a escola está em bom estado estrutural, como as calçadas, banheiros, muros e salas de aula.
Pode-se perceber que mesmo que a escola não possua alunos com necessidades especiais, ela conta com um funcionário com deficiência motora que executa atividades laborais na secretaria escolar, e que seus instrumentos de trabalho são todos adaptados, conforme as normas de ergonomia para pessoas com certas necessidades físicas.
 Ainda, na referida escola procura-se obedecer as normas, porém tem muito a ser feito; como contar com espaços adaptados para todos os tipos de pessoas, sendo elas ou não portadoras de necessidades especiais, pois é de suma importância que a instituição de ensino esteja preparada. Os professores precisam ter formação em educação especial, assim como ter especialização em interprete de libras e em outras áreas que sejam julgadas necessárias. Além disso, tem de haver projetos e programas eficientes para fazer o possível para que a escola se molde as leis de pessoas com necessidades especiais em todos os sentidos, havendo grande necessidade do apoio por parte dos órgãos municipais criarem, juntamente, políticas públicas com escola para que se alcance os objetivos almejados.
 Para mim, como futura pedagoga, este presente trabalho foi de grande importância para meu aprendizado, pude vivenciar o cotidiano da escola, dos professores e dos alunos, não tem como deixar de perceber que muito ainda tem que ser realizado, mesmo que as dificuldades sejam imensas, todavia observei que tantos os professores, gestores e funcionários trabalham com muita dedicação, atenção e carinho pelos alunos da escola, atuando cordialmente com os pais e a comunidade.
Referências Bibliográficas
Texto Disponível no site http://brasil.estadao.com.br/blogs/vencer-limites/lei-brasileira-de-inclusao-entra-em-vigor. Acesso em 24 de março de 2018.

Continue navegando