Buscar

Resumo de florestas pluviais tropicais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Distribuição geográfica
A floresta tropical pluvial, se localiza nas regiões tropicais do globo, em torno do equador e nos subtrópicos úmidos, o clima da floresta tropical pluvial é quente (média de 27°C) e úmido, são florestas onde chega a chover mais de 180 centímetros por ano (o que justifica o nome floresta tropical pluvial).
Clima/Solo
O clima é caracterizado por ser muito quente e úmido, com constantes chuvas, por isso a amplitude térmica não é muito grande. Os Solos em geral são pobres em nutrientes, entretanto, a serapilheira é rapidamente decomposta neste bioma,(mais rápido do que qualquer outro bioma)mantendo a matéria orgânica no solo, que é rapidamente absolvida pelas raízes das plantas.
Vegetação
Em razão da grande quantidade de energia solar e água presentes neste bioma, as arvores têm estatura bastante elevada, podendo alcançar mais de 60 metros. AS folhas das plantas são latifoliadas, ou seja, são muito grandes , para aumentar a área de absorção de energia solar. A energia solar também permite o alargamento da copa das arvores, dificultando a entrada de luz solar nas áreas mais baixas da floresta. A grande maioria das plantas são pereniformes e é comum a presença de plantas epífitas.
Fauna
Uma variedade de insetos, aves e outros animais ocupam os topos das árvores, com eles as trepadeiras e as epífitas, isso constitui a parte mais abundante e diversificada da floresta tropical. Os mamíferos têm por característica aparecer em ambiente noturno ou habitam as árvores, como macacos e esquilos. Algumas espécies de répteis e anfíbios tem características arborícolas (habitam as árvores). No solo também vivem anfíbios, répteis, mamíferos herbívoros e mamíferos carnívoros (onças, gatos-do-mato etc.).
Principais ameaças e estado de conservação
A maior ameaça a maioria das florestas tropicas do mundo é o desmatamento e as queimadas com intuito do desenvolvimento da agricultura. A floresta do congo, a segunda maior floresta tropical do mundo, perdendo somente para floresta amazônica, é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo, e desde do final do século passado a floresta do congo apresenta o maior índice de desmatamento do mundo.
Referencias Bibliograficas 
TOWNSEND,C.R.,E. BEAGON & J.L. HARPER.2009.Fundamentos em Ecologia.Ed.Atmed 3a Edição, Porto Alegre, RS.
Floresta Do Congo, Dísponivel em : https://africapontocom.wordpress.com/2015/10/26/floresta-do-congo
http://florestatropicalbiologia.blogspot.com.br

Continue navegando