Buscar

O REINO DE DEUS E OS EVANGELHOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Paulo Álvaro Batista, RU 1403979
Polo: Mogi das Cruzes-SP
O REINO DE DEUS E OS EVANGELHOS
O Reino de Deus foi o tema principal da pregação de Jesus Cristo. Este Reino foi anunciadoprimeiramente por João Batista, que exortou as pessoas a se arrependerem. Mais tarde, Jesus de Nazaré começou o seu ministério chamandotodos à conversão. Nas suas pregações, Jesus falou do grande amor de Deus pela humanidade; da graça; da justiça; da misericórdia; do reino dos céus e o seu governo; do novo padrão de vida que deve caracterizar seus seguidores e etc.O Reino de Deus dominou a vida pública de Jesus, sendo ele o mediador absoluto e definitivo do Reino.Essa mediação fica clara no livro do profeta Isaias, capitulo 61:
O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos pobres. Enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus. A consolar todos os tristes, e ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê uma bela coroa cinza, óleo de alegria em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado (Bíblia de Estudo Thompson, 2ª ed. 2011, p. 674).
Jesus anunciou as Boas-Novas do Reino e, no seu lugar, surgiu à igreja como comunidade dos fiéis que crêem em Jesus. É de Alfred Firmin Loisy a frase: “Jesus pregou o Reino e o que veio foi a Igreja”.
O conteúdo dos três primeiros evangelhos, o de Mateus, Marcos e Lucas são semelhantes na forma e no tema. O quarto Evangelho, o de João, este permanece único, pois distingue-se significativamente de todos os outros, em conteúdo, no estilo e na forma. Por esta razão, costuma-se referir-se aos três primeiros Evangelhos como sinópticos, nome grego, que significam vistos com os mesmos olhos (semelhantes).
No Evangelho de Mateus, Jesus éapresentado como Rei e Messias de Israel.Mateus fala sobre a linhagem, nascimento e início da vida de Cristo.O objetivo do Evangelhoe provar aos judeus que Jesus Cristo é o Messias prometido.Segundo Mateus, Jesus começou a sua pregação, dizendo: “Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu” (Mt 4:17).Mateus também nos relata que Jesus percorriatodas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando os enfermos (Mt 9:35). Algumas características desse Evangelho são o sermão do monte e as parábolas de Jesus.Nos três primeiros capítulos Jesus ensina sobre o Reino e fala das Bem Aventuranças.Jesus falou do Reino através das parábolas dotesouro escondido, o trigo e o joio, as dez virgens,o semeador e etc.Outra característica do reino de Deus neste Evangelhoé a comparação que Jesus faz do Reino dos céus com as crianças,que nos leva a uma reflexão de pureza (Mt 19:14).O Evangelho de Mateus foi escrito em especial para os Judeus.
O evangelistaMarcos começa sua narrativa com as palavras: “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.O Evangelho de Marcos nos apresenta um Jesus Servo e sofredor. O Reino de Deus apresentado por Jesus nesse Evangelho e de Salvação, sua mensagem: “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir edar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10: 45). Segundo Marcos, depois que João foi preso, Jesus deixou Jerusalém e a região da Judéia, que era o centro político-religioso de Israel e passa a ministrar o Reino de Deus na Galiléia, região pobre e esquecida. Suas primeiras palavras foram: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho” (Mc 1:15). Marcos relatou vários milagres de Jesus, mas apenas um é exclusivo desse Evangelho; a cura do cego de Betsaida. Marcos escreveu para osRomanos, particularmente para os gentios.
O Evangelho de Lucas apresenta Jesus como o Messias, filho do homem, Salvador da humanidade e homem perfeito. Ao longo do Evangelho de Lucas,Jesus revela sua autoridade messiânica por meio desuas ações e palavras. O Evangelho de Lucas mostra um Jesus voltado para as mulheres, crianças, pobres e marginalizados.Contrariando as expectativas da época, Jesus falou que“O Reino de Deus não vem de forma visível. Nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! Porque o Reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.20).Jesus realizou muitosmilagres de cura, libertação e falou do Reino de Deus por meio das parábolas da ovelha perdida, do bom samaritano, do rico e Lázaro e do filho pródigo. O Evangelho de Lucas foiescrito para os gregos, em particular para um cristão chamado Teófilo (Lc 1:3).
O Evangelho de João apresenta Jesus como a palavra de Deus (verbo), que existe desde a eternidade com Deus e que se tornou um ser humano, a fim de revelar o amor e a verdade deDeus para a humanidade.Nos Evangelhos sinópticos(Mateus, Marcos e Lucas), Jesus fala frequentemente sobre o Reino de Deus, enquanto seu próprio papeldivino é ocultado, porém, em João, Jesus fala abertamente sobre seu papel divino, enfatizando sua declaração de identidade como:o pão da vida, a luz do mundo, a porta das ovelhas, a videira verdadeira, o bom pastor, a ressurreição e a vida, o caminho, averdade e a vida.Talvez, um dos eventos mais marcante desse Evangelho é a ressurreição de Lázaro, relatado no capitulo 11. OReino de Deus apresentado por Jesus nesse Evangelho é de conforto e esperança.O Evangelho de João foiescrito para novos cristãose não cristãs das pequenas comunidades espalhadas pelo Império Romano.
Todas as pessoas que querem pertencer ao Reino de Deus precisam converter-se, de realizar a vontade divina, de ter fé em Jesus Cristo e de acolher a sua palavra.O Reino de Deus não éum lugar, um território, um objeto, um estado ou alguma coisa. Gramaticamente falando, o Reino de Deus é uma ação. O Reino de Deus é o reinar de Deus. Esta realidade não pode ser vista pelos olhos do velho homem. Por isso Jesus disse: “todo aquele que nãonascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (João 3:3). A mensagem do Reino é mostrar que Deus criou o mundo e as pessoas, e como criador, tem o direito de governá-los (Sl 24:1).
REFERÊNCIAS
A MENSAGEM DO REINO DE DEUS. Disponível em: <https://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-mii-3tr11-amensagemdoreinodedeus.htm>. Acesso em 19 mar. 2018.
BÍBLIA DE ESTUDO THOMPSON. Almeida EdiçãoContemporânea Revisada, Editora Vida, 2ª edição, 2011.
OS EVANGELHOS. Disponível em:
<https://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/bible6_p.htm>. Acesso em 26mar. 2018.
REINO DE DEUS E PRÁXIS PASTORAL. Uma abordagem a partir da teologia de Jon Sobrino. Disponível em: <http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/wp-content/uploads/2009/06/03ReinodeDeus.pdf>. Acesso em 29 mar. 2018.
REINO DE DEUS. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_de_Deus>. Acesso em 01 abr. 2018.

Continue navegando