Buscar

acidos graxos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ÁCIDOS GRAXOS
O consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associados a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Os ácidos graxos eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA) são ácidos graxos polinsaturados da família ômega 3 que podem ser encontrados naturalmente em diversas espécies marinhas ou produzidos a partir de micro-organismos.
Ate o momento, a alegação padronizada esta autorizada para o uso em suplementos contendo óleos de peixes, óleo de KRIL ou óleo da microalga Schizochytriumsp, fontes de EPA e DHA já aprovados pela Agência a segurança de uso e eficacia dos efeitos.
A Anvisa reavaliou evidências científicas sobre as propriedades funcionais dos ácidos graxos tipo EPA e DHA provenientes da ingestão de alimentos e suplementos. Concluiu-se que as quantidades mínimas anteriormente exigidas de 100 mg de EPA e DHA não são suficientes para produção dos efeitos benéficos relacionados aos níveis de triglicerídeos. 
O governo dos Estados Unidos determinou que o uso de gordura trans nos alimentos não é seguro e que os produtos que possuam esse componente em sua composição sejam retirados do mercado em um prazo de três anos. A decisão foi da Administração de Remédios e Alimentos (FDA)
Os óleos vegetais parcialmente hidrogenados, principal fonte de gordura trans nos alimentos processados, não são geralmente considerados seguros para serem utilizados na alimentação humana”, indicou a FDAem comunicado.
Diversas provas científicas já mostraram que o consumo de gordura trans eleva o nível do chamado colesterol ruim, assinalou a entidade. Segundo o comunicado da agência, a determinação vai reduzir significativamente o uso de fósforo nos alimentos.
Desde 2006, os fabricantes foram obrigados a incluir informações de conteúdo de gordura trans nos rótulos. Entre 2003 e 2012, a FDA estima que o consumo de gordura diminuiu 78% no país e que a nova regra de rotulagem foi um dos fatores a puxar a queda.
A gordura trans é usada pela indústria alimentícia para aumentar o sabor e o tempo de conservação dos produtos. Ela é prejudicial à saúde por elevar os níveis de colesterol ruim, a Lipoproteína de Baixa Densidade ( LDL), e diminuir o colesterol bom, a Lipoproteína de Alta Densidade ( HDL). Essas alterações nas taxas aumentam o risco de doenças como infarto e acidente vascular cerebral.
Veja alguns alimentos que possuem esse componente:
- Biscoitos salgados, doces e outros alimentos assados: esses produtos geralmente contêm gorduras trans em estado sólido, para deixá-los menos oleosos.
- Pipoca de micro-ondas: as gorduras trans sólidas são usadas nas pipocas de micro-ondas para conservar o produto por mais tempo.
- Pizzas e salgados congelados: alguns produtos congelados - pizzas, risolis, coxinhas - contêm gorduras trans para prolongar sua duração.
- Manteiga vegetal e margarina em barra
- Creme para café
-Molho de salada, maionese
-Frituras Fast-food
- Glacê pronto para uso: os glacês prontos para uso em doces faz com que as guloseimas fiquem mais sólidas e estáveis por mais tempo em temperatura ambiente.
Conclusão
Segundo a Anvisa os alimentos serão avaliados caso a caso, todos devem conter descrição do que contem e advertência para os alérgicos. Depois de muito procurar não encontrei nenhum alimento que já tenha sido retirado do mercado. Uma das minhas fontes foi uma reportagem de um jornal informando que no EUA estão retirando os alimentos que contenham os ácidos graxos das prateleiras. 
Existem alguns aceites de Portugal e da Espanha não permitido para o consumo devido ao acidos graxos.
Fontes. Anvisa http://portal.anvisa.gov.br/alimentos/alegacoes
Jornal o Globo G1 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/06/eua-ordena-retirada-de-gordura-trans-de-produtos-alimenticios.html
https://books.google.com.br/books? 
Faculdade Estácio de Sá – Norte shopping
Aluna. Marcelle Portocarrero Lima de Souza
Biologia Celular - Nutrição
Matrícula. 201707014426

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais