Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 2 CICLO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201804953743)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia atentamente o texto a seguir e após a leitura identifique quais as características das normas jurídicas que são observadas. De acordo com a lógica de funcionamento do Estado de Direito, no momento em que uma norma se torna jurídica qualquer que tenha sido sua origem remota (e.g.: a religião, a moral ou a economia) seu cumprimento passa a ser obrigatório para todos ¿ inclusive para o Poder Público ¿ o que requer um aparato estatal capaz de impor essa obediência, direta ou indiretamente, caso ela não seja obtida de forma voluntária. (BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais: o princípio da dignidade da pessoa humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002, p. 33).
		
	
	n.r.a.
	
	Imperatividade; Coercibilidade;Disjunção.
	 
	Imperatividade; Heteronomia; Coercibilidade.
	
	Imperatividade; Bilateralidade;Autonomia.
	
	Imperatividade; Bilateralidade; Coercibilidade.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201804954400)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que contenha a disciplina que, segundo Miguel Reale, apresente "um sistema de conhecimentos, recebidos de múltiplas fontes de informação, destinado a oferecer os elementos essenciais ao estudo do Direito, em termos de linguagem e de método, com uma visão preliminar das partes que o compõem e de sua complementaridade, bem como de sua situação na história da cultura":
		
	
	Filosofia do Direito
	
	Sociologia do Direito
	 
	Introdução ao estudo do Direito
	
	História do Direito
	
	Psicologia jurídica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201804953473)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Beto Mafra, dirigindo seu automóvel em alta velocidade, atropelou T´ício. Hospitalizado, Tício submeteu-se a duas cirurgias, ficando impossibilitado de exercer suas atividades laborais durante quatro meses. Tendo em vista os prejuízos que lhe foram causados, a vítima ajuizou ação de ressarcimento por danos morais e materiais sofridos, obtendo sentença que julgou procedentes os seus pedidos, condenando Beto Mafra ao pagamento da quantia de R$ 50.000,00. Porém, Beto Mafra deixou de cumprir a decisão e, assim, teve seu carro penhorado e alienado judicialmente para suportar a dívida. O juiz, para fundamentar a sua decisão, baseou-se nos artigos 186 e 927 do Código Civil, que prescrevem o seguinte: Art. 186. Aquele que, por ação e omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito; Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo. Com base na situação acima, tem-se que a característica da norma que autoriza o uso da força para a garantia do cumprimento da vontade estatal é a:
		
	
	heteronomia
	
	autonomia
	 
	coercibilidade
	
	alteridade
	
	abstração
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201804953301)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa. São características da Moral que a distingue do Direito, EXCETO:
		
	
	Incoercibilidade.
	 
	coercibilidade
	
	Interioridade.
	
	sanção difusa
	
	Espontaniedade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201804953448)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Constitui função social do direito:
		
	 
	Tanto prevenir eventuais conflitos, como resolvê-los quando já estabelecidos.
	
	Possibilitar que os anseios da maioria sejam sempre atendidos em detrimento dos anseios da minoria, visto que Estado Democrático de Direito significa priorizar sempre a classe dominante.
	
	Impedir que qualquer tipo de divergência possa se estabelecer nas relações sociais, evitando-se assim a necessidade de se invocar a tutela jurisdicional do Estado.
	
	Favorecer os que detém maior poder econômico.
	
	Incentivar o estabelecimento de conflitos nas relações sociais para que essas possam evoluir espiritual e materialmente .

Outros materiais