Buscar

internet via rede elétrica

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
20ª CRE- PALMEIRA DAS MISSÕES
C. E. DR. DORVALINO LUCIANO DE SOUZA
CERRO GRANDE- RS
ENSINO MÉDIO INTEGRADO
INTERNET VIA REDE ELÉTRICA
STÉFANI ALEXANDRE FERREIRA
Professora:
Lana Muhl
Cerro Grande, Junho de 2017
DEFINIÇÃO
Internet transmitida através dos fios de energia elétrica.
Esta tecnologia já é existente há mais de 10 anos na Europa. No Brasil, por volta de 2008, ela já funcionava, com cerca de 3 mil usuários. 
É uma alternativa para usuários que moram em locais onde o sinal das outras operadores não chegam.
Esta modalidade de internet é propensa a ser mais barata comparada com as demais, pelo fato de que todo cabeamento necessário para a distribuição do sinal já está instalado, conectado e funcionando.
 A rede elétrica é a única que chega a 98% das unidades habitacionais do país, incluindo comércios, residências, indústrias e até zonas rurais.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
Fonte:< https://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/internet-pela-rede-eletrica-o-que-falta-para-essa-ideia-decolar/52495>
Plc/bpl
Atualmente a velocidade do PLC brasileiro é muito baixa, ela atinge apenas 4,5Mbps no transformador da rua. Porém, essa tecnologia pode transportar dados a uma velocidade de até 40Mbps. O transformador se encarrega de distribuir o sinal entre as residências, o que totaliza mais ou menos 50 casas. 
Se levarmos em consideração que 50 casas estejam conectadas ao mesmo tempo, a velocidade compartilhada vai ser de 90kbps. Uma velocidade baixa quando comparada às atuais conexões de banda-larga, mas ainda melhor do que a de internet discada, e rede GPRS (tecnologia que tem o objetivo de aumentar as taxas de transferência de dados entre celulares, facilitando a comunicação e o acesso a redes), e com a vantagem de que não é necessário discar para se conectar, pois a rede fica conectada constantemente.
funcionamento
Uma vez instalada, todas as tomadas da casa viram pontos de conexão, basta apenas ligar o modem externo para que ele se alimente de energia elétrica, e separe o sinal de internet para uma saída Ethernet. Então, é só plugar o fio na placa de rede do computador, ou então a um roteador wifi para que ele distribua o sinal pela casa.
A energia elétrica é transmitida na frequência dos 50 a 60 Hz, enquanto que o sinal da comunicação via rede elétrica fica entre 1,7 a 30 Mhz. E é por isso que os dois sinais podem passar pelo mesmo fio, sem que um interfira no funcionamento do outro. Outra vantagem, é que eles são independentes.
Poderá ser necessário a instalação de um amplificador de sinal, com a finalidade de minimizar a interferência causada por alguns eletrodomésticos como o secador de cabelo, chuveiro e a furadeira.
Desvantagens do uso desta tecnologia
Segundo Monqueiro (2007) o uso dessa tecnologia tem algumas desvantagens, a maior desvantagem é que o sinal acaba se corrompendo em distâncias que sejam muito longas, que segue de acordo com os seguintes problemas: 
Manter a alta velocidade com longas distancias, pois o encapamento plástico “rouba” os sinais de alta frequência.
Os fios de cobre com determinada frequência podem interferir em alguns equipamentos eletroeletrônicos, pois fazem com que os dados acabem gerando ruído no espectro magnético, e há também a possibilidade de corromper os dados pela captura do sinal de rádios e outros.
Dessa mesma forma, alguns dos aparelhos podem interferir na transmissão.
Emendas, filtros de linha, transformadores, e o ligamento e desligamento de eletrônicos na rede elétrica causam ecos do sinal, pelo fato de criar pontos de reflexão, podendo assim haver corrupção dos dados.
E por último, a necessidade de instalação de “repetidores”, por filtrarem sinais de alta frequência. 
O QUE AINDA ESTÁ FALTANDO PARA que ESTÁ TECNOLOGIA DECOLE?
CUSTO: Segundo Ito, o preço dos adaptadores HomePlug flutuam conforme o dólar. E, se o dólar continuar a subir, o preço dos produtos podem subir junto. A solução já é mais cara do que o uso de repetidores WiFi e, por mais que seja mais confiável, um aumento no preço poderia dificultar ainda mais a sua inserção.
TOMADAS: As tomadas brasileiras também podem ser um empecilho para a penetração dos adaptadores HomePlug no mercado brasileiro. De acordo com Ito, os dispositivos da TP-Link precisam ser adaptados para as tomadas e para a rede elétrica multifaces brasileira, isso acaba gerando custo também. 
INFRAESTRUTURA: O HomePlug é uma tecnologia de rede voltada para a otimização da rede do usuário final. Porém, se a rede não chega ao usuário com força suficiente, os adaptadores de rede elétrica não poderão ser vistos como um investimento justificável. Se os provedores ainda sofrem para cumprir as metas de qualidade de conectividade estabelecidas pela Anatel, os adaptadores podem não fazer muito sentido. Extensores de rede que oferecem de 200Mbps a 1Gbps de largura de banda não fazem sentido se os usuários têm planos de 20Mbps, e recebem apenas cerca de 10Mbps.
VARIEDADE: Por ser uma tecnologia relativamente nova, ainda existem poucos adaptadores HomePlug certificados no mercado brasileiro. A TP-Link, ainda segundo Ito, tem dois adaptadores no mercado, e a D-Link tem um. No entanto, esse número ainda é muito menor do que o número de roteadores e repetidores WiFi disponíveis no mercado.
RUÍDO: Segundo o diretor de comunicações da Broadcom, John Gloekler, as casas brasileiras são um pouco semelhantes às casas indianas, no caso, todos os dispositivos eletrônicos costumam ficar na mesma região do domicílio. Para os adaptadores HomePlug, isso é um desafio, pois a distância e fases de energia não afetam a performance dos adaptadores, mas interferência eletrônica afeta, e muito. Ter todos os dispositivos eletrônicos em uma mesma região faz com que haja muita interferência, o que prejudica a performance dos adaptadores e pode tornar preferível o uso de repetidores WiFi.
conclusão
A tecnologia de uso da internet via rede elétrica tem suas vantagens e desvantagens, uma das vantagens é o seu baixo custo, e uma desvantagem é que é difícil manter a velocidade de transmissão para longas distâncias. 
Provavelmente, para o uso dela será necessário investir em um modem BPL, que serve para levar a conexão da tomada até o PC.
No ano de 2001 a Copel divulgou estar fazendo testes desta tecnologia e depois, a Cemig e a Eletropaulo também divulgaram a mesma coisa. Porém esse modelo de transmissão até hoje é o menos usado, pouco conhecido e é o menos viável, já que a internet sem fio (wireless) cumpriu o mesmo papel proposto pela ideia de internet via rede elétrica, sendo necessário apenas a instalação de uma antena por bairro/região que todo os PCs da determinada área passassem a ter acesso à internet, sem fio. E na época que foi lançada a ideia do uso do PLC, a tecnologia wireless se popularizou rapidamente e o custo dela foi caindo cada vez mais. 
Eu, particularmente, não aprovei o uso desse modelo de transmissão de internet via rede elétrica, por mais que tenha baixo custo, pois o modelo wireless tem um custo praticamente menor do que a via rede elétrica, já que se é necessário ter alguns custos a mais para se fazer modificações no sistema elétrico a fim de corrigir alguns problemas que foram citados.
REFERÊNCIAS
G1. Entenda como funciona a internet rápida via rede elétrica. Disponível em:< http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1103063-6174,00-ENTENDA+COMO+FUNCIONA+A+INTERNET+RAPIDA+VIA+REDE+ELETRICA.html>. Acesso em: 30/05/2017.
MOBILON, Thiago. Entenda como funciona o PLC: internet pela rede elétrica. Disponível em: <https://tecnoblog.net/1236/entenda-como-funciona-o-plc-internet-pela-rede-eletrica/>. Acesso em: 09/05/2017.
MONQUEIRO, Julio Cesar Bassa. Entendendo a Internet sob rede elétrica. Disponível em: <http://www.hardware.com.br/artigos/internet-rede-eletrica/>. Acesso em: 23/05/2017.
SUMARES, Gustavo. Internet pela rede elétrica: o que falta para essa ideiadecolar? Disponível em: https://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/internet-pela-rede-eletrica-o-que-falta-para-essa-ideia-decolar/52495>. Acesso em: 09/05/2017.
TORRES, Gabriel. Que Fim Levou a Internet Via Rede Elétrica? Disponível em:< http://www.clubedohardware.com.br/artigos/redes/que-fim-levou-a-internet-via-rede-el%C3%A9trica-r34341/>. Acesso em: 02/06/2017.

Continue navegando