Buscar

Simulado de Fisioterapia cardiovascular

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408275254)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Abaixo são citados possíveis critérios a serem analisados para o diagnóstico da síndrome metabólica, qual não está relacionado a esta hipótese diagnóstica?
		
	 
	e) Glicemia < 100
	 
	d) HDL baixo
	
	C) Triglicerídeos >150
	
	b) Circunferência abdominal elevada, justificando deposição de gordura abdominal/visceral;
	
	a) Pressão sistólica > 130
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408499509)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Jogadores de futebol que vivem em altitudes próximas à do nível do mar sofrem adaptações quando jogam em cidades de grande altitude. Algumas adaptações são imediatas, outras só ocorrem após uma permanência de pelo menos 3 semanas. Qual alternativa inclui as reações imediatas e as que ocorrem a longo prazo?
		
	
	Imediatas: diminuem a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; aumenta a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. Longo prazo: diminui o número de hemácias
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
	 
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A longo prazo: aumenta o número de hemácias
	
	Imediatas: aumentam a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial. A longo prazo: diminui o número de hemácias
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407694664)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente homem, 57 anos, vem apresentando níveis tensionais da pressão arterial, sistematicamente elevados em medidas casuais. Procurou auxílio de um cardiologista em que, no momento da consulta se apresentou elevada novamente. O médico solicitou MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) que revelava, entretanto, medidas domiciliares normais, elevando-se somente no retorno ao consultório. Analisando o resultado da seguinte MAPA marque a alternativa correta:
		
	
	MAPA demonstrando claramente que o esquema posológico vigente não está sendo adequado para a manutenção da pressão nos níveis desejados.
	
	MAPA demonstrando que não há o descenso fisiológico esperado da pressão entre a vigília e o sono.
	 
	MAPA demonstrando elevação da pressão somente no início e término do exame, (medidas que habitualmente são realizadas na clínica), com comportamento normal da pressão, nas 24 horas. Trata-se de um caso de "Hipertensão do Jaleco Branco".
	
	MAPA demonstrando acentuada resposta hipertensiva que se observa somente no início do exame em contraposição a um comportamento tensional normal durante todo o restante do exame. Trata-se de regular medicações anti-hipertensivas em uso.
	
	MAPA demonstrando que o paciente é hipertenso e necessita iniciar uma terapêutica adequada para evitar doenças coronarianas.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407544006)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O teste de caminhada de 6 minutos é indicado para medir a capacidade funcional do paciente com doença pulmonar ou cardíaca, assim como é um preditor de morbidade e mortalidade. Em relação ao TC6M, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente. ( ) Para a realização do teste, é necessária a presença do médico. O teste é contraindicado durante a internação do paciente. ( ) As razões para interromper o teste são: dispneia intolerável, velocidade reduzida, sensação de esforço percebido maior que 13 (0-20), cãibras nas pernas, dor no peito. ( ) Um estudo multicêntrico não encontrou efeitos significantes com relação ao cumprimento do corredor reto que variam de 15 a 50 m. ( ) A distância percorrida no teste de 6 minutos inferior a 480 m é considerada preditora de mortalidade. ( ) Deve ser o primeiro teste a ser realizado pós evento isquêmico e/ou na ICC descompensada.
		
	
	V, F, V, F, V.
	 
	F, F, V, F, F.
	
	F, V, V, V, V.
	
	V, V, F, F, F.
	
	V, F, F, F, V.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408009501)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Síndrome Metabólica pode ser definida como um grupo de fatores de risco inter-relacionados, de origem metabólica, que diretamente contribuem para o desenvolvimento de doença cardiovascular (DCV) e/ou diabetes do tipo 2. O diagnóstico precoce é essencial ao controle da aterogênese e este diagnóstico apresenta a obesidade abdominal como componente essencial. Além deste fator, algumas condições são considerados como essenciais. EXCETO:
		
	
	Cintura ≥ 102 cm para homens ou ≥ 88 cm para mulheres.
	
	Glicemia acima de 100mg/dl ou em tratamento para hiperglicemia;
	
	Pressão arterial sistêmica acima de 130/85mmHg ou em tratamento para hipertensão;
	
	Triglicérides ≥ 150 mg/dL ou em tratamento para triglicérides elevados;
	 
	HDL-colesterol: Homens: >40 mg/dL, Mulheres: > 50 mg/dL ou em tratamento para HDL baixo;
		
	
	
	 
	
	1a Questão (Ref.: 201408484783)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As doenças cardiovasculares (DCV) estão associadas às condições patológicas e comportamentais. A maioria dos indivíduos com potencial para desenvolver DCV exibe múltiplos fatores de risco, que se acumulam e tornam a probabilidade de ocorrência ainda maior. Por exemplo: um homem de 65 anos de idade com colesterol total acima de 240mg/dL e HDL abaixo de 35 mg/dL, IMC de 27,8 kg/m2, pressão arterial de 140 x 90 mmHg, história familiar de hiperglicemia e sedentário, apresentou um evento cardíaco que culminou em infarto agudo do miocárdio e hospitalização.Considerando a reabilitação desse paciente, avalie as afirmações a seguir. I. A fase II da reabilitação estabelece o treinamento aeróbico com intensidade constante por um período de treino de até 20 minutos, e caso ocorra queda da frequência cardíaca de 5 bpm, o exercício deve ser suspenso. II. A prescrição de atividade física faz parte dos programas de reabilitação nas fases II e III, por contribuir para a redução dos fatores de risco apresentados. III. Na fase de internação hospitalar a fisioterapia é fundamental, com ênfase na prescrição de exercícios de membros superiores. IV. As condições patológicas e comportamentais apontadas demandam uma atuação multiprofissional que pode ser desenvolvida nas fases I, II e III da reabilitação cardíaca. É correto o que se afirma em:
		
	
	e) I, II, III e IV.
	
	b) I e III, apenas.
	
	a) I e II, apenas.
	 
	c) II e IV, apenas.
	
	d) III e IV, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408460194)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As estrategias precoce de rastreamento de alterações significativas para o sistema vascular são importantes estão baseados em marcadores associados a questões metabólicas. Baseado nisto assinale a alternativa incorreta.
		
	
	temperatura e hemograma
	 
	HDL e LDL
	
	Saturação venosa mista e sumário de urina
	 
	lactato e gasometria arterial
	
	pressão arterial e frequência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408484775)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A relação comprimento-tensão no músculo cardíaco é semelhante à que se verifica no músculo esquelético. A força de contração do músculo cardíaco depende da pré-carga e da pós-carga. O débito cardíaco é regulado pela atividade muscular e pela atividade simpática. Com o auxílio dessas informações, julgue os itens que se seguem. I Durante o exercício físico, ocorre aumento da pós-carga, o que resulta em maior estiramento muscular e melhora do bombeamento cardíaco. II No coração, o comprimento das fibras musculares é proporcional ao volume diastólico final. III O aumento da rigidez ventricular produzido por necrose do tecido miocárdico aumenta a complacência ventricular e a tensão muscular. IV Pacientes com coraçãotransplantado são capazes de aumentar o débito cardíaco durante exercício físico. V Durante exercício muscular, há aumento do débito cardíaco devido à elevação dos níveis de norepinefrina. Estão certos apenas os itens
		
	
	c) I, III e IV.
	
	b) I, II e IV.
	
	e) III, IV e V.
	 
	d) II, IV e V.
	
	a) I, II e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408484789)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Sobre os vasos sanguíneos é incorreto afirmar:
		
	 
	a) As artérias possuem pouco tecido elástico.
	
	c) Os capilares possuem maior área de secção transversa.
	
	b) As veias possuem maior complacência.
	
	d) As veias possuem válvulas.
	
	e) A velocidade do fluxo de sangue é menor nos capilares.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408464055)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A doença arterial obstrutiva periférica (DAOP) constitui uma forma de aterosclerose em outros territórios vasculares, principalmente MMII. Está muito associada ao diabetes ou ao fumo. Um sintoma comum da DAOP é a presença de claudicação intermitente. ( ) A DAOP tem como sintoma necessário para o diagnóstico a presença de edema em MMII, principalmente nos pés. ( ) O índice tornozelo-braquial (ITB) é uma forma de avaliação da presença de DAOP utilizando o doppler na verificação da pressão arterial do tornozelo (artéria tibial posterior ou dorsal do pé) e da artéria braquial. ( ) O exercício aeróbio é indicado para os pacientes com DAOP, sendo que a intensidade deve ser dosada de acordo com o surgimento da dor nos MMII. ( ) O paciente com DAOP deve ser orientado a evitar manter os pés para cima por muito tempo, devido à dificuldade de perfusão periférica. Julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e depois assinale a alternativa correta que corresponda, respectivamente, ao julgamento dos itens.
		
	 
	V - F - F - V
	
	F - V - F - V
	 
	F - V - V - V
	
	F - F - V - F
	
	V - V - F - F
		
	
	
	1a Questão (Ref.: 201408208204)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Levando em conta os fatores de risco para as doenças cardiovasculares, assinale a única alternativa INCORRETA
		
	 
	Dentre os fatores de risco para a doença arterial coronariana (DAC), a dislipidemia representa menor preocupação uma vez que os estudos recentes têm demonstrado não haver relação direta entre as alterações dos valores de normalidade do HDL e LDL com a ocorrência da DAC.
	
	O Diabetes está diretamente relacionado com a obesidade, configurando assim um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Portanto, em razão dos efeitos da obesidade na resistência à insulina, a perda de peso é um importante objetivo terapêutico em indivíduos com risco de desenvolver Diabetes Melitus.
	
	A Hipertensão Arterial é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença cerebrovascular, doença renal crônica e fibrilação atrial. O aumento da pressão está diretamente correlacionado com o aumento da mortalidade.
	 
	A prevalência da obesidade vem crescendo progressivamente com o passar dos anos, acometendo mais homens do que mulheres. De acordo com as diretrizes cardiovasculares de 2013, é recomendado com grau de evidência A (classe I) a prática da atividade física regular por pelo menos 30 minutos, aumentando o tempo de atividade para aqueles indivíduos com maior tendência para a obesidade.
	
	A exposição passiva ao tabaco aumenta os riscos de doenças cardiovasculares e deve ser evitada.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407581835)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os ajustes cardiovasculares durante o exercício físico, especificamente o aumento da frequencia cardíaca e volume sistólico são necessários para suprir as necessidades metabólicas, entretanto, os pacientes com estenose mitral (sintomáticos) pioram os sintomas quando realizam atividade física. Assinale a opção correta.
		
	
	O exercício aumenta a frequência cardíaca e assim o tempo diastólico é maior aumentando a congestão pulmonar
	
	A congestão aumenta porque aumenta a pós carga durante o exercício
	
	Nenhuma resposta é verdadeira
	
	O tempo para passagem do sangue do átrio para o ventrículo é maior
	 
	O exercício aumenta a frequência cardíaca e assim o tempo diastólico é diminuui aumentando a congestão pulmonar
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408040164)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia com atenção o trecho do artigo "Mortalidade por doenças cardiovasculares no Brasil na Região Metropolitana de São Paulo: Atualização 2011 de Mansur & Favarato. ... "O processo da urbanização observada na população brasileira teve, provavelmente, um impacto importante na incidência das doenças cardiovasculares. Sabe-se que a urbanização está associada com um perfil inadequado dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O maior acesso da população à atenção primária e ao tratamento das DCV deve ser prioridade do governo brasileiro, pois as DCV são as principais causas de morte na população com mais de 60 anos, em especial, nas classes socioeconômicas menos favorecidas. O acesso dessa faixa etária à imunização para o vírus da influenza reduziu a carga total das infecções respiratórias e a mortalidade por DCV. A campanha de vacinação dessa faixa etária no Brasil associou-se significativamente à redução da mortalidade por DCV. Portanto, apesar de estudos futuros serem necessários para avaliar a eficácia desta intervenção na mortalidade por DCV, a vacina para a gripe deve ser encorajada principalmente nos indivíduos mais idosos". Escreva V ou F para as opções verdadeiras ou falsas respectivamente.
		
	
	A influenza é um dos principais fatores de risco para DAC
	
	A doença cardiovascular somente afeta os indivíduos com mais de 60 anos e por isso deve-se concentrar esforços na população com mais de sessenta anos
	
	Somente os itens a e b estão corretos
	 
	Fatores ambientais tem grande importância na incidência das doenças cardiovasculares
	
	O brasileiro com mais de 60 anos tem amplo acesso a atenção primária e tratamento das doenças cardiovasculares
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408011143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Há cerca de dois anos a paciente apresentou isquemia miocárdica em região de parede superior de átrio direito, próximo à entrada das veias cavas, comprometendo as fibras do sistema excito-condutor do nodo sinusal. Paciente evoluiu com bloqueio total do nodo sinusal. Em relação ao caso, marque a única alternativa correta;
		
	
	As fibras do nodo sinusal são as mais lentas tanto na condução, quanto na geração de estímulos para o miocárdio, dessa forma o paciente manterá o ritmo cardíaco normal.
	
	As fibras do nodo sinusal em comparação com as fibras de Purkinje são mais lentas e por isso o paciente apresentará bradicardia.
	
	As fibras do nodo sinusal fazem primeiramente a estimulação das paredes dos ventrículos, dessa forma a manutenção da vida ficará inviável.
	
	O ritmo cardíaco normal será imposto pelas fibras de Purkinje e o coração cursará com taquicardia.
	 
	Se o bloqueio do nodo sinusal for total, o coração vai passar a ter o ritmo implementado pelo nodo atrioventricular e cursará com bradicardia.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407576069)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São cardiopatias congênitas de hiperfluxo pulmonar?
		
	
	Estenose Aórtica
	 
	Comunicação interventricular
	
	Coarctação da aorta
	
	Insuficiência Mitral
	
	Tetralogia de Fallot
		
	
	
	1a Questão (Ref.: 201408484777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A coronariopatia é o transtorno da função cardíaca devido ao desequilíbrio entre a função miocárdica e a capacidade dos vasos coronarianos em suprir o fluxo suficiente para a função normal. Com base nessa informação, analiseas afirmações a seguir. Na coronariopatia, a indicação da reabilitação para coronariopatas torna-se inquestionável diante das evidências científicas que têm recomendação grau A e evidência de nível 1. PORQUE Na reabilitação hospitalar ¿ fase 1 ¿ a equipe de profissionais é composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, o que possibilita a melhor reabilitação para o coronariopata. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
		
	
	(E) as duas afirmações são falsas.
	
	(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
	(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	 
	(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408303229)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em caso de perda da função atrial, como o que ocorre na fibrilação atrial, espera-se um déficit importante, porém o sistema cardiovascular apresenta mecanismos compensatórios que suprem na grande maioria das vezes as demandas do corpo humano. Desta fora espera-se:
		
	
	Retenção de Na e água
	
	Descarga adrenérgica
	 
	Cronotopismo cardíaco positivo
	 
	Embolia pulmonar
	
	Inotropismo miocárdico
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408300968)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre o edema agudo de pulmão, é correto afirmar que:
		
	 
	(D) Manter o paciente sentado com os membros pendentes diminui a pré-carga por diminuição do retorno venoso.
	
	(B) No edema agudo de pulmão não cardiogênico observamos o aumento da pressão hidrostática capilar.
	 
	(E) Ocorre edema alveolar quando a pressão capilar pulmonar ultrapassa 15 mmHg
	
	(A) A equação de Starling não contribui para o entendimento desta síndrome.
	
	(C) O edema agudo de pulmão cardiogênico é raramente acompanhado por derrame pleural.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408013707)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Condição clínica comum a pacientes em programas de reabilitação cardiovascular, o diabetes exige cuidados específicos a esta população a ser tratada. Qual das citações abaixo representa um destes cuidados específicos?
		
	
	Se a atividade for superior ao normal, recomenda-se o controle da glicemia durante a noite, porque pode ser necessário aumentar a dose de insulina ou de hipoglicemiante noturno.
	 
	Mesmo se a glicemia estiver dentro dos limites normais, pode ser necessário a ingestão de carboidratos extras antes do exercício. Este consumo dependerá da intensidade e da duração do exercício
	
	A glicemia acima de 300 mg/dl e/ou a presença de corpos cetônicos sugere a incapacidade metabólica de gerar ATP através de carboidratos, indicando neste caso a ingestão de proteínas antes da prática de exercícios;
	
	O risco de hipoglicemia deve ser evitado através da monitorização dos níveis de glicose pré e pós-tratamento, retardando o início do tratamento caso a glicemia medida seja superior a 140mg/dl;
	
	Para iniciar o tratamento envolvendo exercícios físicos deve-se administrar a insulina ou o antidiabético oral de 30 minutos a uma hora antes do exercício;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407542565)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as alternativas abaixo e responda: I - A miocardiopatia hipertrófica caracteriza-se por ↑ da complacência ventricular. II - Na insuficiência cardíaca ocorre disfunção endotelial devido redução da produção de óxido nítrico, com aumento do tônus vasomotor. III - Na estenose mitral ocorre abertura completa da valva mitral na diástole, oferecendo resistência ao esvaziamento do átrio para o VE.
		
	
	I e II estão incorretas
	
	Todas alternativas estão incorretas
	
	Todas alternativas estão corretas
	
	II e III estão corretas
	 
	Somente a alternativa II está correta

Continue navegando