Buscar

Trabalho G2 Tecnologia da Construção 1 - Profº Décio Collato

Prévia do material em texto

Questão 1. (Vale 1,0 ponto) Consultar item 4.5 “Transporte”, da NBR
7212:2012 - Execução de concreto dosado em central, e responder:
Qual o tipo de veículo indicado para o transporte do concreto?
Resposta: O transporte deve ser feito por veículo, dotado ou não de dispositivo de agitação, desde que apresente estanqueidade necessária, fundo e paredes revestidos de material não absorvente, a fim de que não haja perda de qualquer componente. Via de regra, o transporte até a obra deve ser feito por caminhão betoneira. Admite-se o transporte por caminhão basculante com carroceria de aço, desde que, devido ás características da mistura e as condições de transporte, fique garantida a não separação das partes componentes do concreto e o abatimento seja igual o inferior à 40 mm.
 b. Qual o período de tempo indicado pela norma para o transporte do
concreto?	
Resposta: O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir do momento da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser:
Fixado para que o fim do adensamento não ocorra após o início da pega do concreto lançado e das camadas ou partes contíguas a essa remessa (evitando-se a formação de “junta-fria”);
Inferior à 90 min, no caso do emprego de caminhão betoneira, observando o disposto no item “4.5.1”;
Inferior à 40 min, no caso de veiculo não dotado de equipamento de agitação, observando o disposto no item “4.5.1”;
Escolha uma das condições especiais que podem interferir no tempo de transporte e descarga do concreto. Explique esta condição através de um exemplo prático:
Resposta: Uso de aditivos.
Suponhamos que está sendo construída uma ponte, em um determinado local, que logisticamente é inviável o transporte por meios convencionais, e que haverá a concretagem de uma etapa importante da obra, e será utilizado concreto dosado em central. Seguindo os requisitos da norma, não será possível que o caminhão betoneira saia da concreteira e chegue ao local indicado dentro do período máximo de 90 min. Então a solução nesse caso de condição especial é a utilização de aditivos retardadores de pega, que farão com que o concreto mantenha seu estado fresco até o momento de seu lançamento, sem perder suas características necessárias para sua correta execução.
Questão 2. (Vale 1,0 ponto) Consultar os itens 9.3.1, 9.6.1 e 9.6.2
“Adensamento”, da NBR 14931:2004 - Execução de estruturas de concreto - Procedimento, e responder:
a. Quais os limites de temperatura indicados para uma concretagem em temperatura muito fria e muito quente?
Resposta: Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser suspensa sempre que estiver prevista queda na temperatura ambiente para abaixo de 0°C nas 48 h seguintes.
Salvo disposições em contrário, estabelecidas no projeto ou definidas pelo responsável técnico pela obra, a concretagem deve ser suspensa se as condições ambientais forem adversas, com temperatura ambiente superior a 40°C ou vento acima de 60 m/s.
b. Em que momento ou etapa de execução da concretagem o concreto
deve ser adensado?
Resposta: Durante e imediatamente após o lançamento, o concreto deve ser vibrado ou apiloado contínua e energicamente com equipamento adequado à sua consistência.
O adensamento é executado vibrando diretamente as armaduras? Por quê?
Resposta: Não, porque se deve evitar a vibração da armadura para que não se formem vazios ao seu redor, com prejuízos da aderência.
Quais as recomendações em relação à utilização do vibrador de imersão?
Resposta: A espessura da camada deve ser aproximadamente igual a
3/4 do comprimento da agulha. Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior. São as seguintes recomendações:
preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical;
vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural;
retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;
não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma, para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios; e
mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.
Questão 3. (Vale 1,0 ponto) Consultar item 10.1 “Cura e cuidados especiais”,
da NBR 14931:2004 - Execução de estruturas de concreto – Procedimento,
e responder:
Qual o objetivo da realização da etapa de cura?
Resposta: A etapa de cura é importante porque evita a perda de água pela superfície exposta; assegura uma superfície com resistência adequada; assegura a formação de uma capa superficial durável.
a. Quais são os agentes deletérios mais comuns prejudiciais ao concreto no seu início de vida?
Resposta: Os agentes deletérios mais comuns ao concreto em seu início de vida são: mudanças bruscas de temperatura, secagem, chuva forte, água torrencial, congelamento, agentes químicos, bem como choques e vibrações de intensidade tal que possam produzir fissuras na massa de concreto ou prejudicar a sua aderência à armadura.
Qual o período de cura de um elemento estrutural?
Resposta: Elementos estruturais de superfície devem ser curados até que atinjam resistência característica à compressão (fck), igual ou maior que 15 MPa.
Questão 4. (Vale 1,0 ponto) Quais são as principais funções das formas? Cite
e explique cada uma das funções, utilizando exemplos práticos.
Resposta: São funções das formas:
Moldagem: Dar forma a estrutura, a vigas e pilares.
Estrutural: Suportar carregamentos da estrutura ate o concreto atingir a
resistência especificada e os esforços originados durante a produção da estrutura.
Operacional: Apoio as operações de produção da estrutura; e 
Estética: Textura da superfície e detalhes.
Questão 5. (Vale 1,5 pontos) Apresentar uma foto de obra de uma forma para
viga, ou para laje ou para pilar que corresponda à supraestrutura de uma edificação, e:
a. Indicar na figura através de setas indicativas, ou legenda, qual a nomenclatura de cada elemento constituinte do sistema de formas escolhido. Devem ser indicados no mínimo quatro elementos constituintes da forma elegida.
Resposta: 
b. Para os elementos constituintes indicados, descrever a função de cada um deles.
Forma: utilizada para moldar o concreto e garantir que o mesmo alcance seu preparo final, até a cura e hidratação. Garantindo que o concreto se mantenha em sua posição;
Estribo: serve para garantir o correto posicionamento da armadura principal, também tem a função de reforçar a estrutura, garantindo resistência a esforços cortantes presentes em vigas;
Vergalhão de aço: utilizado para reforçar as estruturas de concreto;
Concreto: para garantir a sustentabilidade da estrutura e garantir a sua resistência aos esforços previstos para a estrutura.
Questão 6. (Vale 1,5 pontos) Realize uma pesquisa entre os fornecedores de
formas industrializadas e apresente um exemplo de sistema modular para
elementos verticais (pilares e paredes) ou horizontais (lajes, vigas e
escadas). Indicar:
a. Qual o nome do sistema e qual o fabricante do sistema escolhido.
b. Inserção de foto ou desenho para ilustração.
c. Descrição completa do sistema (forme de transporte, tipo de material,
tipo de mão de obra, como funciona a montagem e fixação, ...).
d. Vantagens e desvantagens do sistema.
e. Indicações de aplicação e de uso do sistema escolhido.
Resposta:
a. Forma modular ORMA, fabricante ULMA.
b.
c. Descrição:
O sistema de forma modular ORMA, é uma forma vertical para concreto, adequada para construir qualquer tipo de elemento de concreto vertical, tanto para construção pesada, em edificações (paredes, pilares, encontros, sapatas).
Características:
De grande produtividade e com mínimos custos de mão de obra e tempo de montagem. Compostapor painéis que se unem mediante grapas para formar os conjuntos que compõem a forma. Dispõe de elementos que solucionam qualquer tipo de geometria de maneira eficaz e segura. Para altura de concretagem < 3,3 m são necessárias somente duas linhas de ancoragens em altura, para altura > 3,3 m são necessárias 3 linhas de ancoragem em altura. Possui ampla gama de painéis com alturas de 3,3 m, 2,7 m, 1,2 m e até 3,3 x 2,4 m (7,92 m²). Ampla gama para painéis de pilares para pilares de 30 x 30 cm até 120 x 120 cm (regulagem a cada 5 cm). Alturas dos painéis: 2,7 m; 1,2 m; 0,6 m. Largura do painel do pilar: 0,72 m; 0,92 m e 1,32 m. Até 80 kN/m² de pressão de concreto admissível.
d. Vantagens:
Muito versátil: furos laterais para montagem rápida de soluções típicas (fechamentos de paredes, cantos e pilares); mínimo trabalho de arremates e compensações; grapa ORMA; união de painéis com grapas com um só golpe de martelo. Três funções básicas: unir, alinhar e enrijecer. Regulagem de grapa: compensações de até 10 cm. Painel galvanizado com quadro metálico nos cantos; elemento de união entre painéis e em cantos; excelentes acabamentos; ampla gama de painéis (com alturas de 3,3 m, 2,7 m, 1,2 m e até 3,3 m x 2,4 m (7,92 m²)); e elementos de proteção com fácil incorporação aos painéis, aumentando a segurança.
Desvantagens: elevado custo, quando relacionados a obras de pequeno e médio porte, inviabilizando sua utilização. Conhecimento técnico muito específico, detido pela empresa fabricante.
e. Indicação de aplicação:
Em pontes, projetos de expansão de metrô, obras relacionadas a mobilidade urbana em grandes centros. Obras de grande porte em geral.
Questão 7. (Vale 1,0 ponto) Em relação ao cobrimento das armaduras de uma
estrutura de concreto armado, responda:
Qual a função do cobrimento de concreto sobre as armaduras?
Resposta: o concreto além de sua capacidade de suporte de cargas verticais, também tem o importante papel de proteger armaduras, cobrindo o aço de modo a evitar o contato direto com agentes agressivos, como atmosferas poluídas e a água.
Qual a importância de se garantir adequada proteção das armaduras?
Resposta: quando não estão bem protegidas pelo concreto, as barras de aço ficam sujeitas às agressões do meio ambiente que podem corroê-las e, em casos mais severos comprometer a estabilidade da construção. Daí a importância de e garantir a adequada proteção as armaduras.
Os espaçadores, também conhecidos como distanciadores, auxiliam a garantir o cobrimento das armaduras? Explique como. 
Resposta: os espaçadores posicionam e mantém a armadura durante a concretagem, garantindo o cobrimento pelo concreto, evitando exposição e corrosão do aço. São pequenos dispositivos usados durante a concretagem de peças de concreto armado ou protendido, são posicionados na parte mais externa da futura peça de concreto para garantir o devido distanciamento entre as formas e o aço das armaduras. O objetivo é garantir o cobrimento mínimo das armaduras, previsto pela NBR 6118:2007.
Questão 8. (Vale 1,0 ponto) Em relação ao concreto protendido, responda:
Qual o conceito (definição) do concreto protendido?
Resposta: na construção civil, chama-se de protensão a técnica utilizada para aumentar a resistência do concreto, que consiste basicamente em dar tensão aos cabos de aço, antes da cura do concreto. A idéia é melhorar a resistência do material, minimizando os impactos das ações externas.
 b. Quais as vantagens e desvantagens da utilização do concreto protendido frente ao concreto armado convencional?
Resposta: 
Vantagens: 
Eliminação de fissuras do concreto pré-esforçado em todas as fases de carregamento;
Devido à não fissuração, redução da possibilidade de corrosão do aço e deterioração do concreto é reduzido ao mínimo;
Maior capacidade da estrutura para suportar cargas móveis, choque e vibração;
Em vigas de concreto protendido, as cargas permanentes são praticamente neutralizadas. As reações requerem, portanto, menor esforço do que o requerido em concreto armado. O peso permanente morto da carga reduzida da estrutura dá resultados em economia e nos custos das fundações. A neutralização da carga permanente é da maior importância em grandes pontes;
A quantidade de aço necessário para pré-esforço é cerca de 1/3 do que o requerido para concreto armado, mas o aço pré-esforçado deve ser de alta resistência; e 
Vigas de concreto protendido tem alturas geralmente mais baixas em relação ao concreto armado.
Desvantagens:
Concreto protendido de alta qualidade é necessário um denso concreto de alta resistência, é necessário uma boa qualidade do concreto na produção e colocação. O que tem um peso importante em relação ao concreto armado;
Requer aço de alta resistência, que é de 2,5 a 3,5 vezes mais dispendioso do que o aço utilizado em concreto armado;
Equipamento de tensão se faz necessário, juntamente com dispositivos de ancoragem, que no caso do concreto armado não se faz necessário; e 
A construção requer uma supervisão mais criteriosa e perfeita em todas as fases da construção.
Questão 9. (Vale 1,0 ponto) Para a cobertura indicada na planta abaixo,
analise qual a opção mais econômica de telha a ser empregada. Durante a resolução do problema, indique:
a. A altura da cumeeira;
Resposta: A altura da cumeeira utilizando a telha portuguesa é de 1,62 m; e utilizando a telha americana é de 1,58 m.
b. A área total a ser considerada para o cálculo de telhas;
Resposta: Área total utilizando a telha portuguesa é de 143,5 m²; e a área total utilizando a telha americana é de 142,96 m²
c. A quantidade de telhas e custo total considerando a telha cerâmica americana;
Resposta: Quantidade de telhas: 1951,5 telhas. E o custo total de: R$ 3863,97.
d. A quantidade de telhas e custo total considerando a telha cerâmica portuguesa;
Resposta: Quantidade de telhas: 2486,2 telhas. E o custo total de: R$ 4450,30.
e. A opção mais econômica entre as duas alternativas fornecidas.
Resposta: A opção mais econômica é a telha americana que é R$ 586,33 mais barata que a telha portuguesa.

Continue navegando