Buscar

829094_lista_01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PUC Minas Redes – 1a Lista - Individual - Valor: 5 pontos para 15/09/2014
Descreva os principais meios de transmissão e equipamentos de redes cabeadas. 
Os meios de transmissão de redes cabeadas são: pares trançados, cabo coaxial e fibra ótica.
Cabo de pares trançados: O tipo mais usado de cabo trançado é o chamado UTP ou cabo sem blindagem e há um segundo tipo, o STP, que possui uma malha de revestimento para proteger os condutores contra interferências eletromagnéticas vindas do exterior.
O STP é bem mais caro e só se justifica se existirem motores, cabos de alta tensão, alto-falantes ou outras fontes de ruído nas proximidades. O cabo de pares comumente utilizado contém 4 pares de fio (8 fios) sendo que as redes de até 100Mbps utilizam apenas dois dos pares e outros dois pares ficam sobrando. Para chegar a 1Gbps todos os pares são utilizados.
Um par trançado pode transportar a comunicação até 100 metros de distância e distâncias maiores exigem repetidores. Redes com mais de dois computadores, usando par UTP, necessitam de um Hub para fazer as interligações.
Cabo coaxial: Uma rede via cabo coaxial dispensa Hub mas fica mais vulnerável pois se uma das ligações cair, toda a rede para de funcionar. A resistência característica do cabo mais utilizado é de 50 ohms e a linha precisa estar corretamente casada ou as reflexões destruirão os sinais.
Equipamentos localizados nas extremidades dos cabos utilizam um conector em forma de “T” no qual deve ser utilizado o terminador para garantir o casamento mesmo se desconectado o equipamento. O cabo coaxial pode transportar os sinais por até 300 metros.
Fibra Ótica: É uma estrutura de vidro cilíndrica, transparente e flexível, com dimensões microscópicas, similares às de um fio de cabelo. A Fibra Ótica é um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com velocidades muito próximas à velocidade da luz. O sinal na Fibra é transmitido através de reflexões de raios laser ao longo de todo o cabo, atingindo uma capacidade de transmissão única, que pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial, o que torna a Fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.
 Os equipamentos são: Roteador, hub e switch, placas de redes, bridge e tranceiver.
Roteador: Sem roteador não se tem conexão de longa distância ele é responsável por fazer um pacote sair de uma origem e chegar a um destino.
Hub: colocados em redes locais, barramento para repetir sinal interliga uma série de dispositivos.
Switch: Ganhando mais importância no mundo das redes. Segmentam um barramento, faz filtragem dos pacotes para endereços MAC.
Placas de redes: Também chamadas de interface de rede adaptam os dados daquele computador através da rede. Há placas ethernet de 10 Mbps/100mbps. Para cada rede precisa de uma placa.
Bridge: São conectores de rede que permite interligar 2 segmentos de rede.
Transceiver: Conecta duas interfaces diferentes.
Qual a diferença entre redes do tipo difusão e do tipo ponto-a-ponto?
Numa transmissão por difusão (broadcast), um dispositivo emite para um conjunto de dispositivos receptores, seja através do espaço (como acontece na radiodifusão), seja através de um cabo (como acontece em grande parte das redes locais de computadores).
ponto a ponto:Todas as estações possuem no sistema operacional de redes os dois módulos: 
SORC (Sistema Operacional de rede – Cliente) e 
SORS (Sistema Operacional de Redes Servidor).
Se um sinal binário for enviado sobre um canal de 3MHz cujo ruído é de 30 dB, qual será a taxa máxima de dados que poderá ser alcançada?
Entregue manuscrito em aula.
Dados devem ser transmitidos por um canal usando um esquema de transmissão com 8 níveis por sinalização. Se a largura de banda é 3000 Hz, qual é a máxima taxa de transferência de dados?
Entregue manuscrito em aula.
Qual é a freqüência necessária para suportar uma taxa de dados de 30.000 bps usando apenas um bit por sinalização? E usando três bits por sinalização?
Entregue manuscrito em aula.
 Descreva o que é enquadramento.
Enquadramento, isto é, montagem e delimitação dos quadros de informações (frames) a partir de pacotes de informações vindos da camada de rede e reconhecimento de quadros a partir da cadeia de bits vinda da camada física.
A codificação de caracteres a seguir é usada em um protocolo de enlace de dados:
X: 01011000 Y: 01011001 FLAG: 01111110 ESC: 11100000
Mostre a seqüência de caracteres e de bits transmitida(quando necessário), para o quadro de caracteres: ESC FLAG X Y ESC FLAG para cada um dos métodos de enquadramento a seguir:
Contagem de caracteres:
	 5
	 X
	 Y
	 ESC
	 FLAG
Bytes de flag no início e no fim, com inserção de bytes:
	 FLAG
	 X
	 Y
	 ESC
	 ESC
	 ESC
	FLAG
	FLAG
Bytes de flag no início e no fim, com inserção de bits:
01111110 01011000 01011001 11100000 11100000 011111010 01111110
 FLAG X Y ESC ESC FLAG FLAG
Descreva o principio das arquiteturas e compare os modelos OSI e TCP/IP.
O Modelo OSI possuí 7 camadas enquanto o Modelo TCP/IP possui apenas 4. A
Camada 4 do Modelo TCP/IP (Aplicação), engloba as camadas 7, 6 e 5 (Aplicação, Apresentação e Sessão) do
Modelo OSI. A camada 3 do Modelo TCP/IP (Transporte) engloba a camada 4 do Modelo OSI (Transporte). A
camada 2 do Modelo TCP/IP (Internet), engloba a camada 3 (Rede) do Modelo TCP/IP. A camada 1 do Modelo
TCP/IP (Rede) engloba as camadas 1 e 2 (Física e Enlace) do Modelo OSI. O Modelo OSI é mais vantajoso em
relação à quantidade de "tratamentos" que as informações recebem, desde a camada de aplicação, até o envio
desses dados através da Camada Física. Isso torna a transmissão, de certa forma, mais confiável. Quanto ao
Modelo TCP/IP, por conter parte das Camadas do Modelo OSI, faz um "resumo" das funções para enviar as mesmas
informações. Aplicação OSI: Banco e Transações Financeiras. Aplicação TCP/IP: Internet.
Um fluxo de bits 11100010 é transmitido com a utilização do método de CRC padrão descrito no texto. O polinômio gerador é x4+1. Mostre o string de bit real transmitido. Suponha que o quarto bit a partir da esquerda seja invertido durante a transmissão. Mostre que esse erro é detectado na extremidade receptora.
Descreva PPP e seus subprotocolos, com todos os detalhes possíveis. 
É um conjunto de protocolos padrão que permite a interoperação de programas de software de acesso remoto de diferentes fornecedores. Uma conexão ativada por PPP pode discar para redes remotas através de qualquer servidor PPP padrão da indústria. O PPP também permite que um servidor de acesso remoto receba chamadas e forneça acesso de rede a programas de software de acesso remoto de outros fornecedores compatíveis com os padrões PPP.
LCP- Link Control Protocol
O sub-protocolo LCP é utilizado pelo PPP para testar e negociar as opções de controle do enlace e concordar automaticamente opções de formato de encapsulamento como, autenticação, compreensão, detecção de erros, multilink, callback (Retorno de Chamada).
NCP – Network Control Protocol
O sub-protocolo NCP é utilizado para configurar os diversos protocolos da camada de rede, como IP e IPX ,a serem utilizados pelo PPP. Quando configurados, esses protocolos podem ser enviados pelo link PPP. O mapeamento desses protocolos é realizado automaticamente e o NCP utiliza campos adicionais para identificação dos protocolos da camada de rede a serem utilizados na interface configurada com PPP. Os quadros PPP são compostos pelos campos Flag, Endereço, Controle, Identificador do protocolo, FCS
Explique o funcionamento dos protocolos de controle de acesso ao meio (MAC) e compare os diversos tipos de CSMA.
Access Control ou MAC : Controle de Acesso ao Meio é um termo utilizado em redes de computadores para designar parte da camada de enlace, camada número 2 segundoo modelo OSI. É provedora de acesso a um canal de comunicação e o endereçamento neste canal possibilitando a conexão de diversos computadores numa rede.
O endereçamento é realizado pelo endereço MAC ou também chamado endereço físico que consiste em um número único a cada dispositivo de rede possibilitando o envio de pacotes para um destino especificado mesmo que esteja em outra sub-rede. Atua como interface entre a LLC e a camada física provendo uma emulação de comunicação full duplex.
CSMA (Carrier sense multiple access, ou Acesso múltiplo com sensoriamento da portadora), é um protocolo de controle de acesso ao meio que busca ao máximo evitar a colisão de quadros (pacotes da camada de enlace) em redes com múltiplo acesso ao meio.
O CSMA não evita as colisões por completo. Elas ocorrem quando há simultaneidade no sensoriamento do canal, fazendo com que dois ou mais hosts suponham não haver transmissão e as iniciam concomitantemente.
Muitas variações são usadas para aumentar a eficiência do método, como:
CS (Carrier Sense): Capacidade de identificar se está ocorrendo transmissão, ou seja, o primeiro passo na transmissão de dados em um rede Ethernet é verificar se o cabo está livre.
MA (Multiple Access): Capacidade de múltiplos nós concorrerem pelo utilização da mídia, ou seja o protocolo CSMA/CD não gera nenhum tipo de prioridade (daí o nome de Multiple Access, acesso múltiplo). Como o CSMA/CD não gera prioridade pode ocorrer de duas placas tentarem transmitir dados ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, há uma colisão e nenhuma das placas consegue transmitir dados.
CD (Collision Detection): É responsável por identificar colisões na rede.
Como funcionam as rede LAN Ethernet IEEE802.3?
O Padrão IEEE 802.3 é utilizado em Redes Locais (LAN) ele emprega o método de acesso compartilhado aos meios de transmissão tipo CSMA/CD . O IEEE 802.3 abrange diversostipos de meios e técnicas para uma variedade de taxas de sinais. As famílias de sistemas suportados são a Ethernet (10 Mibit/s), Fast Ethernet (100 Mbit/s) e Gigabit Ethernet (1 Gbit/s).
O IEEE 802.3 é uma coleção de Standards que especificam as camadas físicas e a sub-camadaMAC da camada de ligação de dados do Modelo OSI para o protocolo Ethernet, tipicamente uma tecnologia LAN com algumas aplicações WAN. As ligações físicas são estabelecidas entre modos e/oudispositivos da infra-estrutura (concentradores, comutadores, routers) por vários tipos de cablagem de cobre e fibra.
Página � PAGE �1� de � NUMPAGES �1�
�PAGE �
�PAGE �4�

Outros materiais

Outros materiais